segunda-feira, 23 de julho de 2018

O CONTINENTE AFRICANO - EXERCÍCIOS


O CONTINENTE AFRICANO 
ÁFRICA: O MEIO NATURAL
A ÁFRICA E O IMPERIALISMO EUROPEU

01. Uma agência de viagem especializada em pacotes para a África disponibiliza em seu catálogo as seguintes opções de passeio:
A
                        TANZÃNIA E QUÊNIA

            PACOTE DE 15 DIAS

            Nos safáris, veja de perto elefantes, rinocerontes, girafas e leões. em um passeio de balão, aviste os dois montes de maior altitude do continente africano e o Lago vitória.

B
            PACOTE DE 7 DIAS

                        CRUZEIRO PELO RIO NILO

            Partindo da fronteira do Egito com o Sudão e navegando pelo Rio Nilo em direção ao seu delta, você vai conhecer os principais templos egípcios, como o Templo de Ísis, o Templo de Karnak e o Templo de Luxor.

Com base em seus conhecimentos, responda às questões.
a) Em qual pacote o turista terá a oportunidade de conhecer a savana africana?

b) Quais montes o turista que optar pelo pacote A vai avistar? Onde eles se localizam?

c) Que clima predomina na região do pacote B? Que paisagem o turista verá principalmente ao final do passeio? Explique.

02. Explique a relação entre a fome ou a subnutrição que assola milhões de habitantes na África e o colonialismo europeu.

03. Em relação à Conferência de Berlim, responda às questões.

a) Quando ocorreu e quais eram seus objetivos

b) Quais foram os impactos dessa conferência no continente africano?

04. Observe o mapa abaixo e responda às questões.


a) Cite uma etnia principal para cada grupo linguístico.

b) A delimitação das fronteiras dos Estados africanos realizada pelos europeus respeito a distribuição das etnias ou dos grupos linguísticos africanos? Dê exemplos. (Se necessário, recorra ao mapa da figura 1, na página 210.)

c) Quais foram os resultados dessa política colonialista europeia?

d) Você sabe quais são os países africanos que, juntamente com o Brasil, formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa?

05. A. Mazrui, historiador africano, assim descreveu os africanos:

            "Os africanos [...] não são forçosamente o povo mais maltratado, mas são com certeza o mais humilhado da história moderna".

BOAHEN, Albert Adu. O legado do colonialismo.
O Correio da Unesco. Rio de Janeiro. Fundação
Getúlio Vargas, ano 12, n. 7, jul. 1984m p. 37.

- Explique em quais fatos da história africana o historiador pode ter se inspirado para escrever esse texto.

06. O texto abaixo foi proferido pelo rei Machemba, chefe do yaos de Tanganica (atual Tanzânia), ao oficial alemão Hermann von Wissmann, que comandava uma investida militar na região em 1890.

            "Escutei tuas palavras, mas não vi qualquer motivo para obedecer-te - antes preferiria morrer. [...] Se o que queres é amizade, estou pronto a oferecer-te, hoje e sempre; mas, quanto a ser teu súdito [...], isso nunca! não cairei a teus pés, porque és uma criatura de Deus, assim como eu sou [...]. Sou sultão aqui na minha terra. Tu és sultão lá na tua. Então, vê bem, não digo que tens de obedecer-me, porque sei que és um homem livre. Quanto a mim, não irei ao teu encontro; se és bastante forte, vem tu ao meu."

BOAHEN, Albert Adu. O legado do colonialismo.
O Correio da Unesco. Rio de Janeiro. Fundação
Getúlio Vargas, ano 12, n. 7, jul. 1984m p. 37.

a) Qual é a postura do rei Machemba perante o oficial alemão?

b) Qual terá sido a atitude do conquistador europeu para motivar esa fala do rei Machemba?

07. Observe as fotos e faça o que se pede.

a) Identifique e descreva o tipo de clima e vegetação associado a cada uma das paisagens.

b) Redija um parágrafo explicando a diversidade de paisagens existente no continente africano.







RESPOSTAS DAS QUESTÕES REFERENTES AOS PERCURSOS 25 E 26

RESPOSTAS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS ACIMA

01.
a) No pacote A.
b) Os montes Quilimanjaro, na Tanzânia, e Quênia, no país de mesmo nome.
c) O Rio Nilo atravessa o Deserto do Saara, portanto é uma região de clima desértico. No entanto, ao final do passeio, principalmente, por causa das cheias do ri, que tornam seu delta bastante fértil, o turista poderá observar áreas com cultivos agrícolas.

02. O colonialismo europeu promoveu a substituição da agricultura africana, então organizada para atender às necessidades alimentares de seu povo, pelo sistema de plantation (grande propriedade monocultora destinada à exportação). Após a independência dos Estados africanos, a estrutura desse sistema não foi alterada e continuou sendo privilegiada em detrimento da agricultura de produtos alimentares.

03.
a) Os países colonialistas europeus convocaram a Conferência de Berlim, em 1884, para dar caráter legal e regulamentar a partilha da África. Nessa conferência, foram estabelecidos os princípio para evitar conflitos na partilha do continente africano.

b) O impacto positivo desse processo está relacionado à construção de infraestrutura no território africano, a qual, entretanto, visava apenas potencializar o sistema exportados montado. Os impactos negativos foram muitos: milhares de mortes de africanos pelo enfrentamento militar, destruição do sistema produtivo artesanal e da agricultura de subsistência e criação de fronteiras políticas artificiais, agrupando povos hostis, além de outros.
04.
a) Os árabes falam a língua semita; os tuaregues, a língua camita, os fulbes falam sudanês; os pigmeus, os bosquímanos e os hutus, entre outras etnias, falam o idioma banto; os malgaxes ou madagascarenses falam o idioma malaio-polinésio; os africâneres falam aficâner, francês, inflês, português.

b) Não. A arbitrariedade e a artificialidade são claramente observadas na sobreposição entre as fronteiras territoriais atuais dos Estados e a distribuição espacial das etnias. Na Namíbia, por exemplo, existem três etnias diferentes: ovambo, herero e hotentote.

c) A união entre um mesmo território de um Estado de grupos distintos e, por vezes, rivais, resultou na deflagração de conflitos de poder entre etnias. As guerras civis, ainda hoje, ocorrem na África em virtude das disputas e rivalidades entre etnias agrupadas ou separadas pelo colonialismo europeu,.

d) Angola, cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

05. Apoiou-se, principalmente, na questão da escravidão a que foram submetidas as populações africanas, tanto em seu continente como fora dele, fato ultrajante e humilhante para a humanidade.

06.
a) Uma postura de não submissão ao colonizador alemão, pois para o rei Machemba ambos são homens livres e criaturas de Deus. Contudo, o rei é categórico ao afirmar que irá responder da mesma maneira, caso o oficial queira subjugá-lo à força.

b) Para justificar a colonização, o europeu criou um conjunto de ideias que colocava o homem branco como superior e os povos africanos como inferiores, sendo assim dever do europeu levar a civilização à África. Essa postura de superioridade deve ter sido adotada pelo oficial alemão para que o rei Machemba fosse submisso a ele. O rei, por sua vez, negou ser súdito do oficial alemão, já que ambos são homens livres e devem ter direitos iguais.

07.
a) Foto A: A foto representa a savana africana. A vegetação predominante é a herbácea, com alguns arbustos e espécies arbóreas, e o clima é tropical. Foto B: A foto retrata a floresta equatorial africana. Apresenta vegetação densa, com predomínio de espécies arbóreas de grande porte e variedade de espécies vegetais. Há predominância do clima equatorial.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem que a diversidade de paisagens no continente africano é decorrente de sua grande extensão territorial, das diferentes condições climáticas, influenciadas por fatores como correntes marítimas e latitude, como também dos diferentes tipos de relevo e formações vegetais.




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