O CONTINENTE AFRICANO
ÁFRICA: O MEIO NATURAL
A ÁFRICA E O IMPERIALISMO EUROPEU
01. Uma agência de viagem especializada
em pacotes para a África disponibiliza em seu catálogo as seguintes opções de
passeio:
A
TANZÃNIA
E QUÊNIA
PACOTE
DE 15 DIAS
Nos
safáris, veja de perto elefantes, rinocerontes, girafas e leões. em um passeio
de balão, aviste os dois montes de maior altitude do continente africano e o
Lago vitória.
B
PACOTE
DE 7 DIAS
CRUZEIRO
PELO RIO NILO
Partindo
da fronteira do Egito com o Sudão e navegando pelo Rio Nilo em direção ao seu
delta, você vai conhecer os principais templos egípcios, como o Templo de Ísis,
o Templo de Karnak e o Templo de Luxor.
Com base em seus conhecimentos, responda
às questões.
a) Em qual pacote o turista terá a
oportunidade de conhecer a savana africana?
b) Quais montes o turista que optar pelo
pacote A vai avistar? Onde eles se localizam?
c) Que clima predomina na região do
pacote B? Que paisagem o turista verá principalmente ao final do passeio?
Explique.
02. Explique a relação entre a fome ou a
subnutrição que assola milhões de habitantes na África e o colonialismo europeu.
03. Em relação à Conferência de Berlim,
responda às questões.
a) Quando ocorreu e quais eram seus
objetivos
b) Quais foram os impactos dessa
conferência no continente africano?
04. Observe o mapa abaixo e responda às
questões.
a) Cite uma etnia principal para cada
grupo linguístico.
b) A delimitação das fronteiras dos
Estados africanos realizada pelos europeus respeito a distribuição das etnias
ou dos grupos linguísticos africanos? Dê exemplos. (Se necessário, recorra ao
mapa da figura 1, na página 210.)
c) Quais foram os resultados dessa
política colonialista europeia?
d) Você sabe quais são os países
africanos que, juntamente com o Brasil, formam a Comunidade dos Países de
Língua Portuguesa?
05. A. Mazrui, historiador africano,
assim descreveu os africanos:
"Os
africanos [...] não são forçosamente o povo mais maltratado, mas são com
certeza o mais humilhado da história moderna".
BOAHEN, Albert Adu. O legado do
colonialismo.
O Correio da Unesco. Rio de Janeiro.
Fundação
Getúlio Vargas, ano 12, n. 7, jul. 1984m
p. 37.
- Explique em quais fatos da história
africana o historiador pode ter se inspirado para escrever esse texto.
06. O texto abaixo foi proferido pelo
rei Machemba, chefe do yaos de Tanganica (atual Tanzânia), ao oficial alemão
Hermann von Wissmann, que comandava uma investida militar na região em 1890.
"Escutei
tuas palavras, mas não vi qualquer motivo para obedecer-te - antes preferiria
morrer. [...] Se o que queres é amizade, estou pronto a oferecer-te, hoje e
sempre; mas, quanto a ser teu súdito [...], isso nunca! não cairei a teus pés,
porque és uma criatura de Deus, assim como eu sou [...]. Sou sultão aqui na
minha terra. Tu és sultão lá na tua. Então, vê bem, não digo que tens de obedecer-me,
porque sei que és um homem livre. Quanto a mim, não irei ao teu encontro; se és
bastante forte, vem tu ao meu."
BOAHEN, Albert Adu. O legado do
colonialismo.
O Correio da Unesco. Rio de Janeiro.
Fundação
Getúlio Vargas, ano 12, n. 7, jul. 1984m
p. 37.
a) Qual é a postura do rei Machemba
perante o oficial alemão?
b) Qual terá sido a atitude do conquistador
europeu para motivar esa fala do rei Machemba?
07. Observe as fotos e faça o que se
pede.
a) Identifique e descreva o tipo de
clima e vegetação associado a cada uma das paisagens.
b) Redija um parágrafo explicando a
diversidade de paisagens existente no continente africano.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES REFERENTES AOS
PERCURSOS 25 E 26
RESPOSTAS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS ACIMA
01.
a) No pacote A.
b) Os montes Quilimanjaro, na Tanzânia,
e Quênia, no país de mesmo nome.
c) O Rio Nilo atravessa o Deserto do
Saara, portanto é uma região de clima desértico. No entanto, ao final do
passeio, principalmente, por causa das cheias do ri, que tornam seu delta
bastante fértil, o turista poderá observar áreas com cultivos agrícolas.
02. O colonialismo europeu promoveu a
substituição da agricultura africana, então organizada para atender às
necessidades alimentares de seu povo, pelo sistema de plantation (grande propriedade monocultora destinada à exportação).
Após a independência dos Estados africanos, a estrutura desse sistema não foi
alterada e continuou sendo privilegiada em detrimento da agricultura de
produtos alimentares.
03.
a) Os países colonialistas europeus
convocaram a Conferência de Berlim, em 1884, para dar caráter legal e
regulamentar a partilha da África. Nessa conferência, foram estabelecidos os
princípio para evitar conflitos na partilha do continente africano.
b) O impacto positivo desse processo
está relacionado à construção de infraestrutura no território africano, a qual,
entretanto, visava apenas potencializar o sistema exportados montado. Os
impactos negativos foram muitos: milhares de mortes de africanos pelo
enfrentamento militar, destruição do sistema produtivo artesanal e da
agricultura de subsistência e criação de fronteiras políticas artificiais,
agrupando povos hostis, além de outros.
04.
a) Os árabes falam a língua semita; os
tuaregues, a língua camita, os fulbes falam sudanês; os pigmeus, os
bosquímanos e os hutus, entre outras etnias, falam o idioma banto; os malgaxes
ou madagascarenses falam o idioma malaio-polinésio; os africâneres falam
aficâner, francês, inflês, português.
b) Não. A arbitrariedade e a artificialidade
são claramente observadas na sobreposição entre as fronteiras territoriais
atuais dos Estados e a distribuição espacial das etnias. Na Namíbia, por
exemplo, existem três etnias diferentes: ovambo, herero e hotentote.
c) A união entre um mesmo território de
um Estado de grupos distintos e, por vezes, rivais, resultou na deflagração de
conflitos de poder entre etnias. As guerras civis, ainda hoje, ocorrem na
África em virtude das disputas e rivalidades entre etnias agrupadas ou
separadas pelo colonialismo europeu,.
d) Angola, cabo Verde, Guiné Bissau,
Moçambique e São Tomé e Príncipe.
05. Apoiou-se, principalmente, na
questão da escravidão a que foram submetidas as populações africanas, tanto em
seu continente como fora dele, fato ultrajante e humilhante para a humanidade.
06.
a) Uma postura de não submissão ao colonizador
alemão, pois para o rei Machemba ambos são homens livres e criaturas de Deus.
Contudo, o rei é categórico ao afirmar que irá responder da mesma maneira, caso
o oficial queira subjugá-lo à força.
b) Para justificar a colonização, o
europeu criou um conjunto de ideias que colocava o homem branco como superior e
os povos africanos como inferiores, sendo assim dever do europeu levar a
civilização à África. Essa postura de superioridade deve ter sido adotada pelo
oficial alemão para que o rei Machemba fosse submisso a ele. O rei, por sua
vez, negou ser súdito do oficial alemão, já que ambos são homens livres e devem
ter direitos iguais.
07.
a) Foto A: A foto representa a savana
africana. A vegetação predominante é a herbácea, com alguns arbustos e espécies
arbóreas, e o clima é tropical. Foto B: A foto retrata a floresta equatorial
africana. Apresenta vegetação densa, com predomínio de espécies arbóreas de
grande porte e variedade de espécies vegetais. Há predominância do clima
equatorial.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os
alunos citem que a diversidade de paisagens no continente africano é decorrente
de sua grande extensão territorial, das diferentes condições climáticas,
influenciadas por fatores como correntes marítimas e latitude, como também dos
diferentes tipos de relevo e formações vegetais.
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