EXERCÍCIOS
DE GEOGRAFIA – 8º ANO
01. Explique
por que o nosso continente é chamado de América.
Esse
nome foi proposto pelo geógrafo alemão Martim Waldsemüller em homenagem a
Américo Vespúcio, navegador que relatou em cartas que as terras da América
correspondiam a um novo continente.
Resposta:
As Antilhas, ou Caribe, constituem a porção insular da América Central. Segundo
a dimensão das ilhas elas são reconhecidas como Grandes Antilhas ou Pequenas
Antilhas.
03. Descreva
as características do relevo americano em cada porção do continente apontada
nos itens a seguir:
a) Porção
oeste.
Resposta:
A porção oeste é caracterizada pela presença de grandes cadeias de montanhas de
origem geológica recente (Cenozoico), planaltos com altitudes elevadas e
planícies litorâneas. Aí se destacam o conjunto montanhoso formado pelas
Montanhas Rochosas e a Serra Madre (Ocidental e Oriental), na América do Norte;
e a Cordilheira dos Andes, na América do sul. Quanto aos planaltos, merecem
destaque o Planalto do Rio Colorado, onde há o Grand Canyon, escavado por esse
rio, e os altiplanos andinos.
b) Porção
leste.
Resposta:
A porção leste também é caracterizada pela presença de montanhas, no entanto de
formação geológica antiga, como ocorre com os Montes apalaches, com a serra do
Mar e com a Serra da Mantiqueira, desgastados pelos agentes do relevo. É formada
ainda por planícies litorâneas de maior e de menor extensão.
c) Porção
central.
Resposta:
A porção central caracteriza-se por vastas planícies sedimentares de baixas
altitudes, podendo-se destacar: a Planície Central, que se estende do Canadá ao
Golfo do México, e as planícies situadas na América do Sul (do Orinoco,
Amazônica, Platina, do Chaco, do Pantanal e do Pampa).
04. Imagine
que quatro exploradores estão viajando pelo continente americano. Leia a
localização de cada um deles e responda às questões.
·O explorador 1 está no pico culminante da América.
·O explorar 2 está no ponto extremo leste do continente
americano.
·O explorar 3 acaba de sair da cidade de São Paulo em direção
à cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo.
·O explorador 4 está em um lugar pouco povoado, por onde
avançam as massas de ar polar do norte da América.
a) Qual é a
posição ou localização de cada um dos exploradores?
Resposta:
1: encontra-se no Aconcágua, a 6.959 metros de altitude, na Cordilheira dos
Andes (América do Sul). Explorar 2: está na Ponta do Seixas, no Cabo Branco, no
estado da Paraíba, na longitude 34° O. Explorador 3: encontra-se no Planalto
Atlântico (formação geológica antiga) e descerá a escarpa da Serra do Mar em
direção à Planície Litorânea, no estado de São Paulo. Explorador 4: está no
norte do Canadá, em alta latitude, onde tem início a Planície Central da
América do Norte (esta se estende até o Golfo do México).
b) Imagine
que o único explorador que está na América do Norte resolveu visitar as áreas
desérticas dos Estados Unidos. Em que direção ele deverá seguir?
Resposta:
Deverá seguir em direção ao sudoeste da América do Norte para alcançar, por
exemplo, o Planalto do Colorado, onde se situa o Grande Canyon.
c) Para o
explorador 1 chegar até o litoral do Rio Grande do Sul, qual direção ele deverá
seguir?
Resposta:
Para a direção leste.
05. Aponte a
consequência climática decorrente do fato de o continente americano se estender
desde o paralelo 71° N até o paralelo 56° S.
Resposta:
Em razão de sua grande extensão latitudinal, de norte a sul, desde o paralelo
71° Norte até o paralelo 56° Sul, o continente americano apresenta terras nas
três zonas climáticas do planeta: glacial, temperada e tropical.
06. Leia o
texto e responda às questões.
“Os Andes constituem a grande
montanha argentina, pela magnitude e variedade de formas.
Em conjunto, sua estrutura dobrada
em sedimentos mesozoicos é essencialmente terciária, envolvida por erupções que
formaram os grandes vulcões andinos [...].”
CAPITANELLI, Ricardo G. Los amietesnaturalesdel
Território argentino. In: ROCCATAGLIATA, Juan A.
a) Os Andes constituem apenas uma cordilheira argentina?
Explique.
Resposta:
Não, trata-se de uma cordilheira que se estende de sul a norte da América do
Sul, desde o Chile e a Argentina até a Colômbia.
b) De acordo com as características geológicas apresentadas
no texto, a formação dessas cadeias de montanhas no tempo geológico é antiga ou
recente?
Resposta:
Recente.
07. Compare os climogramas das cidades de Ottawa (Canadá) e
Buenos Aires (Argentina) e responda às questões a seguir.
a) Quais são os meses de verão em cada cidade?
Resposta:
Em Buenos Aires, dezembro, janeiro e fevereiro; em Ottawa, junho, julho e
agosto.
b) Explique por que os meses mais quentes são diferentes nas
duas cidades.
Resposta:
Porque elas estão localizadas em hemisférios distintos, Ottawa no Hemisfério e
Buenos Aires no Hemisfério Sul.
08. Imagine que você vai realizar uma viagem com um colega
para a capital da Colômbia, Bogotá. Observe o climograma da cidade e responda
às questões.
a) Quais seriam os meses mais favoráveis para vocês
conhecerem Bogotá? Justifique sua resposta.
Resposta:
Janeiro, fevereiro, março, junho, julho, agosto e setembro, pois estes são os
meses menos chuvosos em Bogotá.
b) Aponte os tipos de roupa que você deveriam levar em suas
malas, de acordo com os meses escolhidos para a viagem.
Resposta:
Em razão da média de temperatura ser de aproximadamente 14 °C durante o ano,
será importante levar agasalhos e roupas para o frio. Vale considerar que as
médias de precipitação são superiores a 95 mm, mesmo nos meses com menor
precipitação. Assim,é bom se prevenir levando capa de chuva.
PESQUISE
09. Durante os torneios de futebol realizados na América
Latina, é comum ouvir reclamações de representantes de times brasileiros,
argentinos, uruguaios e paraguaios ao jogar nas elevadas altitudes dos Andes ou
nos altos planaltos da cidade do México. A cidade de Potosí, por exemplo, sede
do Real Potosí, na Bolívia, localiza-se a mais de 4.000 m de altitude. Pesquise
a respeito dos efeitos da altitude sobre o corpo humano e as dificuldades que
eles impõem à realização de práticas esportivas por atletas que não estão
ambientados às elevadas altitudes. Revistas e jornais esportivos impressos e
eletrônicos possuem amplo material sobre o tema.
Resposta:
Os efeitos da altitude, como a falta de oxigênio para os jogadores (limitando a
quantidade desse gás no sangue) e a maior velocidade da bola ao ser lançada,
relacionam-se ao fato de o ar ser mais rarefeito. Uma solução, no caso da
adaptação dos atletas, é aumentar o período da sua estadia nos locais dos jogos
antes das partidas. No entanto, ainda assim é difícil acompanhar o desempenho
de jogadores normalmente aclimatados à região.
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