OS CONTINENTES E OS OCEANOS
01. Explique o que são continentes? Página 14, 1º
parágrafo.
R – São as grandes extensões de terras emersas da
crosta terrestre, limitadas pelas águas dos oceanos e mares.
02. Existem dois tipos de critério para determinar o
número de continentes da Terra, quais são eles?
03. Segundo o critério geográfico-geológico, que
leva em conta a distribuição das massas continentais a Terra, existem quatro continentes.
Cite-os.
R – O Euro-Afro-Asiático, o Americano e o Antártico.
04. Qual o critério utilizado para diferenciar ilha
de continente?
R – O critério é o tamanho. Todas as terras emersas
maiores que a Austrália são consideradas continentes, e todas as terras emersas
menores que a Groenlândia, ilhas.
05. É difícil ou mesmo impossível, fixar com
exatidão a área dos oceanos, já que eles se interconectam. Há, na verdade,
apenas um oceano; entretanto, historicamente, considera-se a existência de
quatro, quais são eles?
R – Atlântico, Pacífico, Índico e Glacial Ártico.
R – Os mares e oceanos são importantes para o
equilíbrio ambiental global porque regulam a temperatura e a umidade do ar,
promovem a absorção de CO2 e são locais de reprodução de espécies
marinhas.
07. Que argumento você utilizaria para convencer a
população da necessidade de preservar mares e oceanos?
R – Os oceanos e mares são fontes de vida, ou seja,
fornecem alimentos. Além disso, vale destacar que possuem recursos energéticos
e matérias-primas, são reguladores do clima e formam locais ideais para a
reprodução das espécies marinhas, como é o caso dos mangues.
08. Explique por que o deslocamento u a migração de
povos no passado longínquo foi facilitado no Hemisfério Norte.
R – Porque no Hemisfério Norte há maior concentração
de terras emersas, e elas se apresentam próximas umas das outras, separadas
somente por estreitos e mares interiores, fato que tornou possível o
deslocamento dos povos e também a dispersão de espécies animais e vegetais. O
mesmo não ocorreu no Hemisfério Sul em razão das grandes distâncias entre as
terras emersas.
ESTADOS E POPULAÇÃO DO MUNDO
01. No decorrer do tempo histórico, as sociedades
humanas espalharam-se pelo mundo, ocuparam espaços geográficos. Nesse processo,
demarcaram territórios e fronteiras, criando governos para administrá-los, e
organizaram-se em Estados, criando governos para administrá-los, e
organizaram-se em Estados. Cite os conceitos de:
a) Estado: Corresponde à organização política,
administrativa e jurídica de uma sociedade.
b) Nação: Consiste em um agrupamento social unido
por um passado histórico comum que deu origem a uma identidade cultural.
c) Território: É a porção da superfície terrestre
sobre a qual o Estado exerce soberania.
02. Apesar da existência de 197 países, há povos que
vivem em territórios que lhes pertencem historicamente, mas que foram
apropriados por outros povos, que lhes negam a independência. Cite exemplos
desses povos.
R – Chechenos, na Rússia, os bascos, na Espanha, os
tibetanos, na China, os palestinos, no Oriente Médio, o povo curso, espalhado
pelos territórios da Turquia, Irã, Iraque, Armênia e Síria, entre outros.
03. Explique por que é importante reconhecer as
identidades nacionais e permitir que povos fundem seu Estado ou País.
R – O reconhecimento da identidade nacional ou de
uma nação, ou seja, de um agrupamento social unido por um passado histórico e
cultural e por uma língua comuns, é de fundamental importância para a
preservação dessa nação, livrando-a, muitas vezes, da opressão do poder central
de um território em que ela está inserida.
04. Em meados de 2013, a população do planeta chegou
a 7,2 bilhões. Segundo estimativas, em 2050, seremos cerca de 9,6 bilhões de
habitantes. Observe a tabela a seguir:
MUNDO
– CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
|
||
ANO
|
POPULAÇÃO
|
AUMENTO
MÉDIO ANUAL POR PERÍODO
|
Início
da era Cristã
|
250
milhões
|
─
|
1900
|
1,6
bilhão
|
140
mil
|
1950
|
2,4
bilhões
|
16
milhões
|
2000
|
6,0
bilhões
|
72
milhões
|
2013
|
7,2
bilhões
|
92
milhões
|
2050
|
9,6
bilhões
|
62
milhões
|
De acordo com a tabela, podemos dizer que o
crescimento da população mundial passou por três fases: a lenta, a acelerada e
a estagnada.
a) Até 1900 podemos dizer que o crescimento
populacional foi LENTO.
b) De 1900 a 2000 podemos dizer que o crescimento
populacional foi ACELERADO.
c) De 1900 a 2050 podemos dizer que o crescimento
populacional será ESTAGNADO.
05. Preencha corretamente os espaços em branco a
seguir, sobre a população mundial.
a) O continente mais populoso do mundo é a ÁSIA.
b) Os dois países mais populosos do planeta são a CHINA e a ÍNDIA.
06. Explique por que a população humana do nosso
planeta é irregularmente distribuída.
R –Porque existem áreas muito povoadas ou de elevada
densidade demográfica (mais de 100 habitantes por km²) e outras de média
densidade demográfica (com menos de 50 a 100 hab./km²) e outras de baixa
densidade demográfica (com menos de 50 hab./km². Há, ainda, áreas com menos de
1 hab./km² em várias localidades do planeta.
07. Cite os fatores que influenciam o povoamento.
R – Pelo menos existem dois fatores que explicam a
desigualdade na distribuição da população: os de ordem natural, como o clima, o
relevo, a disponibilidade de água e a qualidade do solo para fins de
agricultura; e os de ordem histórico-econômica, relacionados aos povoamentos
antigos, crescimento de cidades, implantação de sistemas de transportes,
dinamização das economias locais e sua continuidade no tempo.
08. Observe a tabela e responda às questões que se
seguem sobre o mesmo.
PAÍSES:
ÁREA E POPULAÇÃO - 2013
|
||
PAÍS
|
ÁREA
(km²)
|
POPULAÇÃO
|
Turcomenistão
|
488.100
|
5.240.000
|
Gana
|
239.460
|
25.905.000
|
Honduras
|
112.090
|
8.098.000
|
Polônia
|
312.685
|
38.217.000
|
Nova
Zelândia
|
268.680
|
4.506.000
|
a) Calcule a densidade demográfica de cada país da
tabela.
R – Turcomenistão – 10,7 hab./km²; Gana – 108
hab./km²; Honduras: 72,2 hab./km²; Polônia: 122,2 hab./km²; Nova Zelândia: 16,8
hab./km².
b) Por que a densidade demográfica não reflete
exatamente a distribuição populacional desses países? Explique.
R – A densidade demográfica é uma média da ocupação
populacional nos territórios, podendo haver regiões mais ou menos povoadas.
DIFERENTES MODOS DE VER O MUNDO
01. Pode-se observar, estudar e regionalizar o mundo de diferentes maneiras. Mas, o que é
regionalizar?
R – É dividir ou delimitar um território ou espaço
em regiões ou partes, sendo que cada uma delas deve possuir características
comuns ou semelhantes.
02. Há diversas paisagens
naturais na Terra que resultam da combinação e interação dos elementos
naturais ou físicos nas diversas regiões do planeta. Com base nessa combinação
e interação, pode-se regionalizar a Terra em cinco grandes paisagens naturais.
Cite-as.
R – Polares, temperadas, tropicais, desérticas e de
altas montanhas.
03. Os elementos naturais se relacionam entre si,
definindo as paisagens naturais da Terra. Esses elementos são interdependentes,
ou seja, dependem uns dos outros. Dessa forma, qualquer alteração de um pode
provocar mudanças no conjunto. Explique de que forma isso acontece.
R – Quando ocorre desmatamento, por exemplo, o
processo de evapotranspiração é interrompido, alteando o ciclo da água e, em
consequência, o clima.
05. Ao observar o planeta sob o ponto de vista das
sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades
existentes entre os muitos Estados ou países do mundo. Explique de que forma
isso acontece.
R – Há Estados que exercem grande poder político e
militar sobre outros Estados, influenciando suas decisões, como é o caso dos
Estados Unidos, de alguns países da União Europeia, da China e outros. Além
desse tipo de desigualdade, os Estados apresentam entre si grandes diferenças
no desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico.
06. Os Estados Unidos, os países mais desenvolvidos
da Europa Ocidental e o Japão formam as principais áreas de inovação científica
e tecnológica. Isso é resultado de quê
R – É resultado dos grandes investimentos que
realizam na educação e em seus centros de pesquisa, tanto de universidades como
de grandes empresas, o que lhes permite ter a liderança científica e tecnológica
entre os Estados e. consequentemente, maior poder nas relações internacionais.
07. Alguns países são classificados como
desenvolvidos. Que fatores contribuem para que eles sejam assim classificados?
R – Porque esses países, além de utilizarem as
inovações tecnológicas nos processos de produção e criação de novos produtos,
exportam tecnologia, o que lhes possibilita alto retorno financeiro.
08. Explique o que é:
a) P I B – É a soma do valor total de bens e
serviços produzidos oor um país em certo período, em geral durante um ano.
b) P I B per
capita – É a relação entre o PIB e a população total de um país. Ele é
calculado dividindo-se o valor do PIB de um país pelo total de sua população, e
expressa, portanto, a relação entre a produção de riqueza por habitantes de um
país.
09. Outro modo de observar o mundo e regionalizá-lo
é segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado pelo Programa das
Nações Unidas pra o Desenvolvimento (PNUD) a fim de avaliar as condições de
vida de um país. Segundo o Relatório do Desenvolvimento Humano 2014, o IDH de
2013 foi calculado considerando quais índices? Página 34, 2º parágafo.
R – O índice de esperança de vida ao nascer, a média
dos anos de estudo da população acima de 25 anos, a expectativa de anos de
escolaridade e o Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita.
Embora
o Brasil esteja entre os países de IDH elevado, em 2013, não se pode ignorar
que vários indicadores socioeconômicos brasileiros estão muito defasados em
relação a paíse europeus, como a Sérvia, a Ucrânia e outros que estão no mesmo
grupode IDH em que se situa o Brasil.” Explique o porquê dessa afirmativa.
R – Porque o IDH do Brasil esconde diversas
desigualdades sociais: o saneamento básico é ainda muito deficiente; em 2012, a
mortalidade infantil era elevada (15,7%o) e a taxa de analfabetismo
de adultos era de 8,7%. Além disso, há grande desigualdade de renda entre a
população, e muitos brasileiros vivem na condição de pobreza extrema. Em 2013,
cerca de 20% das famílias brasileira tinham rendimento per capita de até meio salário mínimo.
OUTRAS REGIONALIZAÇÕES DO ESPAÇO
MUNDIAL
01. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, ficou
evidente a grande desigualdade econômica, social, científica e tecnológica
existente entre os países. Isso ocorreu principalmente porque, durante a
guerra, as principais potências mostraram ao mundo seu poderio bélico por meio
de diversos armamentos, bombas e aeronaves sofisticadas. Quais eram as
principais potências na época da Segunda Guerra Mundial?
R – Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido,
Alemanha, Itália e Japão.
02. A partir de 1950, as expressões países
desenvolvidos e países subdesenvolvidos começaram a ser amplamente utilizadas,
referindo-se a quê?
R – Referindo-se, respectivamente, aos países com
elevado desenvolvimento econômico e àqueles que não apresentavam tal desenvolvimento.
03. Outra maneira de regionalizar o mundo foi
introduzida no período pós-guerra. Em 1952, o demógrafo francês Alfred Sauvy,
ao estudar a economia mundial, usou pela primeira vez a expressão Terceiro
Mundo. O demógrafo usou essa expressão referindo-se a quê?
R – Referindo-se aos países que não tinham
participação nas decisões políticas mundiais e que apresentavam atraso
significativo quanto ao desenvolvimento científico, tecnológico e social em
relação aos países desenvolvidos.
04. Após ter sido usada por Sauvy, as expressões
Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro popularizou-se nos meios
jornalísticos, diplomáticos e acadêmicos entre 1952 e 1991. Explique o
significado dos termos a seguir:
a) Primeiro Mundo: Refere-se aos países capitalistas
desenvolvidos.
b) Segundo Mundo: Refere-se aos países socialistas
de economia planificada.
c) Terceiro Mundo: Refere-se aos países capitalistas
subdesenvolvidos.
05. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo
ficou dividido entre os blocos socialista, liderado pela URSS, e capitalista,
comandado pelos Estados Unidos. A representação física dessa divisão foi
construída em 1961, em Berlim. O muro dividiu a cidade até 1989, quando foi
derrubado. Qual o significado geopolítico da queda do muro de Berlim?
R – Simboliza a reunificação da Alemanha e o fim do
bloco socialista.
06. Com a desagregação do bloco socialista no final
da década de 1980 e início da década de 1990, a expressão “Segundo Mundo”
perdeu o sentido. Qual a nova regionalização do espaço mundial?
R – A imprensa e os meios diplomáticos passaram a
utilizar as expressões “Norte” para referir-se aos países desenvolvidos e “Sul”
para referir-se aos países subdesenvolvidos.
07. Na atual regionalização existem grupos de países
que recebem nomes específicos. Explique o significam esses termos e quais os
países que o compõem.
a) Tigres Asiáticos: É usado para designar os países
da Ásia que, em curto período, apresentaram intenso e contínuo desenvolvimento
econômico e social. São eles: Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
b) Emergentes: São países subdesenvolvidos que
apresentam certas características: considerável industrialização, crescimento
econômico, domínio de alguns setores avançados de ciência e tecnologia e
atração de investimentos estrangeiros. São eles: México, Brasil, Chile,
Argentina, África do Sul, Índia, China e outros.
08. Cinco países do grupo emergentessão conhecidos como BRICS. Quem são eles?
R – Brasil, Rússia, China, Índia e África do sul.
09. O BRICS foi constituído oficialmente em 2009 com
quais objetivos?
R – Com os objetivos de cooperação para o
crescimento e o desenvolvimento socioeconômico, de cooperação científica, entre
outros.
10. Sob o ponto de vista geopolítico, o que o BRICS
deverá representar?
R – Deverá representar um contraponto ao poder
mundial exercido pelos Estados Unidos e pela Europa Ocidental.
ORIGENS E BASES DO MUNDO
GLOBAL
01. Explique o significado dos termos mundo global e globalização.
R – Ambos transmitem a ideia de que vivemos um
momento marcado pela intensificação das relações sociais mundiais, em função de
diversos fatores tecnológicos que afetam a política e a sociedade.
02. Até o século XV. A Terra abrigava cinco economias-mundo, ou seja, cinco grandes regiões do planeta
economicamente autônomos, capazes de garantir o abastecimento das próprias
populações. Quais eram essas cinco regiões?
R – Europa, China, Índia, África-Árabe e
América.
03. O processo de globalização, que teve início no século XV, passou
por diferentes fases de desenvolvimento até chegar à atualidade. É possível
distinguir quatro delas, cite-as.
Resposta:
1) Primeira Fase – Os primeiros movimentos da globalização se iniciaram com a
expansão geográfica da economia-mundo europeia, por meio das Grandes
Navegações.
2) Segunda Fase – Entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda
Guerra Mundial, em 1945.
a) Que fatores contribuíram para intensificar, agilizar e ampliar a
difusão de relações econômicas capitalistas para outros territórios?
R – As invenções tecnológicas aplicadas à
indústria, aos transportes e às comunicações.
3) Terceira Fase – Entre 1945 e 1989, o processo de globalização esteve
condicionado à Guerra Fria.
a) Explique o que foi a Guerra Fria.
R – Conflito caracterizado pela presença de
dois blocos de poder político caracterizado pela presença de dois blocos de
poder político e econômico rivais: o capitalismo
e o socialismo.
b) Que fatores contribuíram para que na Terceira Fase da Globalização
esta continuasse a expandir-se?
R – Os avanços tecnológicos na informática, nas
telecomunicações e nos transportes.
4) Quarta Fase – Desde a última década do século XX até a atualidade e em
curso.
a) Que fatores contribuem para a permanência do avanço da globalização?
R – Os avanços tecnológicos, com predomínio da
informática e a maior eficiência das telecomunicações.
04. Nas últimas décadas, os meios de transportes se modernizaram,
tornando-se mais rápidos e mais baratos. Explique de que forma isso contribuiu
para o avanço da globalização.
R – Com isso, aumentou a capacidade de
transporte de carga e de passageiros, e intensificaram-se os deslocamentos de
pessoas e mercadorias em intervalos de temo cada vez menores, possibilitando a
integração de diferentes regiões do mundo.
05. Os avanços tecnológicos na informática permitiram que os fluxos de
informação se tornassem cada vez mais intensos e velozes, seja em escala local
e regional, seja em âmbito nacional ou global. Nos dias atuais, pessoas,
empresas, governos e organizações de mais variados tipos comunicam-se por meio
de antenas, estações de satélites, cabos de fibra óptica, telefones fixos e móveis,
e por computadores conectados a diversas redes sociais. Tais informações nos
levam a concluir o quê, em relação à globalização?
R – Que vivemos em um mundo ligado por redes de
fluxos de informações, conectando pessoas, capitais e negócios.
06. Na atualidade da globalização, tem-se observado um extraordinário
crescimento do comércio internacional. De acordo com dados da Organização
Mundial do Comércio (OMC), em 1950, o intercâmbio comercial mundial era de 64
bilhões de dólares. Em 2013, atingiu a marca do 18,8 trilhões de dólares.
Alguns fatores foram decisivos para que isso ocorresse. Que fatores foram
esses?
R – A melhoria dos meios de transporte e de
comunicação; a diminuição dos custos e dos fretes; o rápido crescimento da
população mundial nos últimos 50 anos; o aumento do rendimento de muitas
famílias; e a entrada de novos países no comércio internacional mundial.
07. Explique o que caracteriza a sociedade
de consumo.
R – Caracteriza-se por uma intensa procura por
todo tipo de produto e pela liberalização das regras comerciais.
08. O comércio internacional continua apresentando desigualdades
marcantes. Explique quais são essas desigualdades.
R – Enquanto Europa Ocidental, América do Norte
e parte da Ásia apresentam grande participação no comércio mundial, muitos
países da América Latina e da África, por exemplo, ocupam posições marginais,
com reduzidos fluxos de importação e exportação.
09. Em todo o mundo, parte expressiva da produção, do comércio e do
consumo é impulsionada e controlada pelas chamadas transnacionais. Explique o
que são transnacionais.
R – São empresas com alto nível de organização
que atuam dentro e fora do território de seu país de origem, por meio de
filiais espalhadas pelo mundo.
10. Analise atentamente os itens a seguir que relatam sobre o poder das
transnacionais e escreva (V) para o que for verdadeiro e (F) para o que for
falso em relação ao mesmo.
a) ( V ) Por causa de sua importância
econômica, algumas transnacionais têm um enorme poder de influenciar a economia
global de acordo com os próprios interesses.
b) ( V) As transnacionais atuam também
nas esferas do poder político, a ponto de interferir em ações governamentais a
fim de estabelecer normas, que facilitem seu desempenho.
c) ( V) As multinacionais realizam
maciços investimentos tanto no país de origem como nos países Tipo sul.
d) ( V ) As multinacionais são atraídas
por diversas vantagens, como a disponibilidade de matérias-primas e mão de obra
baratas, mercado consumidores promissores para a expansão de seus negócios.
11. Diga qual a finalidade das transnacionais se apoiarem em uma forma
descentralizada de produção, em que cada etapa pode ser desenvolvida em um país
diferente, de acordo com as vantagens que esse país oferece quanto aos custos
de produção, a margem de lucro e a possibilidade de aumentar sua
competitividade no mercado global.
R – Com o objetivo de aumentar os lucros.
12. O que caracteriza o fato dessa cadeia produtiva, em que uma empresa
transnacional pode, por exemplo, fabricar um componente de seu produto em um
país, produzir outro em um segundo pais, e fazer a montagem do produto final em
um terceiro, mando, normalmente, o centro administrativo da empresa no país de
origem?
R – Caracteriza a fábrica global e a nova
divisão internacional do trabalho.
13. Explique de que forma na fábrica floal, a cadeia produtiva
descentralizada e as inovações tecnológicas intensificaram os fluxos comerciais
e modificaram o mercado de trabalho.
R – Exigindo mão de obra qualificada e criando
novas formas de desemprego.
14. Diga qual a característica marcante do período mais recente da
globalização, a qual leva as empresas a buscar a contínua renovação das
estratégias de produção e comercialização de seus produtos.
R – A forte concorrência.
15. Existem muitas causas para o desemprego, mas, na atual fase da
globalização, a inserção das inovações tecnológicas nos processos produtivos
tem contribuído para aumentar o problema, gerando dois tipos básicos de
desemprego, o tecnológico ou estrutural e o conjuntural ou cíclico. Explique a
diferença entre os mesmos.
R – Desemprego Estrutural – Corresponde, em grande parte, da substituição da mão de obra
pela mecanização, pela automação e pela informatização do processo produtivo.
Desemprego conjuntural – Diz respeito à dispensa de mão de obra durante uma crise
econômica – período em que as demissões são temporárias e os empregos são
retomados quando a crise é superada.
16. A preocupação com o meio ambiente não é recente. Há pelo menos dois
séculos, estudiosos alertam sobre os danos provocados à natureza devido à ação
humana. No entanto, em função de que, após a Segunda Guerra Mundial (1939 –
1945), os problemas ambientais tornaram-se mais visíveis?
R – Em função do crescimento da população
global, da difusão de padrões de consumo exacerbados e da rápida
industrialização e urbanização das sociedades.
17. Explique o significado do termo desenvolvimento sustentável.
R – É o desenvolvimento econômico aliado à
conservação do meio ambiente, ou seja, desenvolver sem destruir.
18. Entre os principais problemas ambientais do século XXO. Destacam-se
a degradação do solo, as queimadas, a escassez de recursos hídricos e a ameaça
à biodiversidade. Explique o significado do termo
biodiversidade.
R – Variedade de espécies de organismo vivos
existentes em um ecossistema, seja ele terrestre ou aquático.
19. Cite os principais efeitos do aquecimento global.
R – O degelo nos polos e em outras regiões
geladas da Terra; a alteração regime das chuvas em várias partes do mundo e as
inundações em cidades e nos campos; entre outras consequências.
20. Quase 82% da matriz de energia global, ou seja, da fonte geradora
de energia, têm origem em combustíveis fósseis. Explique o que são combustíveis
fósseis e cite exemplos dos mesmos.
R – No que se dá aos combustíveis originários
da transformação lenta de fósseis animais e vegetais soterrados no fundo de
mares no passado geológico, como petróleo, carvão e gás natural.
21. Dê o significado dos termos a seguir:
a) Biomassa:Qualquer matéria de origem vegetal ou animal destinada à
produção de energia.
b) Energia geotérmica: Energia obtida do aproveitamento do calor proveniente do
interior do planeta.
c) Hidrelétrica: Energia obtida do aproveitamento das águas dos rios, através
de quedas d’água.
d) Energia eólica: Energia obtida do aproveitamento dos ventos.
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