quarta-feira, 19 de julho de 2017

O CONTINENTE AFRICANO - CONTEÚDO


O CONTINENTE AFRICANO
PERCURSO 25 – O MEIO NATURAL
Extensão: 30.216.362 km² - Terceiro maior continente em extensão territorial, superado apenas pela Ásia e pela a América.
            A maior parte do seu território encontra-se na zona intertropical, ou seja, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, o que explica o fato de o território africano apresentar elevadas temperaturas durante o ano todo.

LIMITES
Ao norte, o mar Mediterrâneo; ao sul, o encontro dos oceanos Atlântico e Índico; a leste, o mar Vermelho e a oeste, o oceano Atlântico.

O canal de Suez liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho. Foi construído pelos franceses e é considerado um ponto estratégico. O estreito de Gibraltar liga o oceano Atlântico ao mar Mediterrâneo. Também é considerado um ponto estratégico, da mesma forma que o Chifre da África, localizado no encontro do oceano Índico com o mar Vermelho, na costa leste da África, a Nordeste.

O relevo africano se caracteriza por apresentar-se bastante diversificado: montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
Dentre as montanhas, destacam-se a cadeia do Atlas, ao Noroeste do continente e Drakensberg, ao Sul do mesmo. Além deles, temos outras unidades, como monte Quilimanjaro, ponto culminante do continente africano, o Quênia e outros.
Os planaltos demos o dos Grandes Lagos e da Etiópia. As planícies classificam-se em litorâneas: Atlântico, Índico e Mediterrâneo. Fluviais (às margens dos rios): Nilo, Níger, Congo, Zambeze, Limpopo e outros. As depressões destaca-se as do Hit Filly.

Desertos: Saara e Kalahari.

Clima: Em virtude de sua grande extensão no sentido Norte-Sul, o continente africano é “atravessado” por três paralelos, o implica dizer que o continente apresenta clima tropical e extratropical.
Equatorial: na parte central do continente, é quente e úmido, chuvoso durante o ano todo.
Tropical úmido: ao norte e ao sul do Equador. Tropical semi-úmido. Ao norte do Equador, localiza-se antes do Tropical úmido. Ao sul do Equador, após o Tropical úmido. Tropical semiárido e tropical árido (desértico). Temperado: Acima do Trópico de Câncer, ao Norte, e abaixo do Trópico de Capricórnio, ao Sul. Clima frio de montanhas, no topo das montanhas.

Vegetação: A vegetação é um reflexo do clima, portanto, quanto maior a umidade, maior a biodiversidade: formação vegetal, animal e solo. Classificação quanto o tipo de clima:
Floresta equatorial – clima equatorial. Floresta tropical – clima tropical úmido. Savana – clima tropical semiúmido. Estepes – clima tropical semiárido. Vegetação desértica – desertos. Vegetação mediterrânea – clima mediterrâneo. Vegetação de altitude – localizada no topo das elevadas
montanhas.
Hidrografia – A hidrografia é constituída pelo volume de água encontrado no continente, os quais são os rios, os lagos e o lençol freático (subsolo).
Principais rios: Nilo, Zambeze, Limpopo, Orange, Congo, Níger, Senegal, Gâmbia, Volta e outros.
Principais lagos: Vitória (nascente do Rio Nilo), ?Albert, Rodolfo, Tanganica, Niassa, Chade e outros.
Represa de Assuã – Lago artificial.
PERCURSO 26 – ÁFRICA EO IMPERIALISMO
O início da apropriação de territórios pelos europeus.
            A África já era conhecida pelos europeus desde a Antiguidade e Idade Média, porém só foi incorporada à economia-mundo a partir do século XV, através das Grandes Navegações. Um dos fatores que contribuiu para essa incorporação, foi o comércio de escravos para o Novo Mundo, a América, em especial para a América do Sul, onde estava sendo implantado o sistema de colonização de exploração, utilizando-se da mão de obra escrava negra para a agropecuária e a mineração. Tal sistema durou aproximadamente quatro séculos, havendo um tráfico negreiro de aproximadamente 10 milhões de escravos, sem levar em consideração os mortos no ato da capitura no continente e os mortos durante a viagem da África até a América, pois muitos não resistiam os maus tratos, a fome, a temperatura e outras mazelas.

A apropriação do território africano pelos colonizadores europeu ocorreu a partir do século XIX, com o desenvolvimento do Capitalismo Industrial, consequência da Revolução Industrial e a crescente necessidade de matérias-primas para sustentar o processo de industrialização.
Para efetivar a partilha do continente, oficializar, evitar brigas, disputas constantes por territórios pertencentes a outros colonizadores, realizaram a Conferência de Berlim, em 1884, onde ficou decido que o direito de posse dos países europeus sobre o território conquistado na África serias respeitado e reconhecido pelos demais e cada território ocupado teria uma autoridade representando o país conquistador. Tal conferência estabeleceu princípios ou regras para evitar conflitos entre as potencias colonialistas europeias na partilha do continente. Tudo isso aconteceu dentro de um contexto histórico do sistema econômico, o Capitalismo Comercial, pois a necessidade de uma maior produção de mercadorias, para atender uma demanda maior de consumo levou a uma nova fase do capitalismo comercial, o capitalismo industrial.
            A maior produção de produtos, a invenção de novas máquinas, novas fontes de energia e um novo estilo de vida, uma produção em grande escala e em série, ficou conhecida como Revolução Industrial.
Havia duas formas de apropriação do espaço colonizado, através do controle formal ou indireto – as feitorias, e através do controle formal ou direto – a colonização. Qual a diferença básica entre as duas formas? Nas feitorias não há domínio nem posse. O nativo produz e os comerciantes compram o que foi feito.Já no sistema de colonização a metrópole domina os nativos, toma posse do território, torna os nativos escravos ou colaboradores. A metrópole passa ater o domínio e a posse sobre o território e a população.
O sistema de colonização implantado na África foi denominado de neocolonialismo, pois procuraram evitar os erros cometidos na América. Tal sistema trouxe um grande impacto no espaço geográfico africano, proporcionando consequências consideradas positivas e outras negativas. Dentre as positivas podemos citar a implantação de ferrovias, experiência administrativa e serviços de saúde. Quanto as negativas temos o enfrentamento militar, o que causou um saldo de muitas mortes de africanos. A destruição do sistema produtivo artesanal, em consequência da entrada dos produtos industrializados europeus. As fronteiras agrícolas artificiais, fato marcante na causador da miséria alimentar no continente, mesmo estando entre os maiores produtores agropecuários.
O sistema agrícola africano tinha como tradição a produção familiar, ou seja, atender às necessidades internas do país, da população, da família. Os colonizadores se apropriaram das melhores terras, dos melhores solos, e implantaram o sistema de plantations, o qual tinha e ainda tem como objetivo principal da produção, a exportação. Esse sistema agrícola abrange grandes áreas, (latifúndios), utilizam os melhores solos, técnicas avançadas, modernas, mecanizadas, uma grande produtividade, porém voltada para o mercado externo, para as antigas metrópoles.
Dentre as demais consequências, podemos citar a África como grande produtora e exportadora de alimentos, mas possuidora dos piores índices de fome, desnutrição, pobreza, miséria social, doenças generalizadas.
            Além das consequências negativas citadas acima, temos a questão das fronteiras políticas artificiais, consequência da Conferência de Berlim, pois os colonizadores na hora da partilha do continente em seus escritórios, ignoraram os direitos dos nativos. Povos de mesmo idioma, mesma tribo, mesma família, ficaram separados. Povos com línguas, tradições e costumes diferentes, até mesmo historicamente rivais, foram confinados em um mesmo território. Consequência: após a independência das colônias, as fronteiras foram mantidas, e conflitos étnicos e disputas pelo poder passaram a assolar a África. Inúmeras guerras civis que ainda ocorrem hoje no continente africano é consequência do passado colonial.
            Um outro legado do colonialismo foi o racismo. Das heranças deixadas pelo colonialismo o racismo foi a forma encontrada pelos europeus de justificar a dominação ou a legitimidade da conquista. Passaram a divulgar ideias ou ideologias preconceituosas: intolerância, superioridade do homem branco, inferioridade do colonizado, pois defendiam a tese da missão civilizatória. Criaram um sistema habitacional exclusivo para brancos, comunidades próprias, separadas da população negra. Na África do Sul foi adotado o sistema político do apartheid, o exemplo mais cruel e violento de racismo. Um regime oficial de segregação racial que vigorou até 1994, quando Nelson Mandela foi eleito o primeiro Presidente negro da África do Sul.
Leis do apartheid – Proibição do casamento inter-racial, obrigatoriedade do registro na certidão de nascimento, a proibição ao negro de comprar terra, a proibição de greve para a população negra, a divisão dos serviços público em locais para brancos e locais para negros, a necessidade de o negro portar um “passe”, um documento de identificação que o autorizava a ir e vir e a proibição ao negro de votar.
            A descolonização da África vai ocorrer após o término da Segunda Guerra Mundial, pois os colonizadores estavam enfraquecidos por causa dos desgastes político, econômico e social em virtude do envolvimento com a guerra. Os colonizadores voltaram seu foco para a guerra, deixando de lado as pressões nas colônias, havendo então clima favorável para reagirem e reivindicarem sua independência.

PERCURSO 27 – A POPULAÇÃO, REGIONALIZAÇÃO E ECONOMIA.

Berço da humanidade – As mais antigas evidências da presença do gênero Homo – Região dos Grandes Lagos.
É o segundo continente mais populoso – 2017 – 1.130 milhões de habitantes.
Distribuição da população – mal distribuída.
Maior concentração populacional – vale do rio Nilo: baixo curso do rio Níger.
Litoral: Mediterrâneo, Atlântico e Índico.
Duas aglomerações urbanas – Mais de 10 milhões de habitantes – Cairo, capital do Egito e Lagos, capital da Nigéria.
Regionalização com base no critério étnico ou cultural.
África do Norte – cadeia do Atlas – Norte Magreb – planícies férteis – clima mediterrâneo – densamente povoadas – cultura variadas – cereais, uva, oliveiras, exploração mineral – petróleo.
Ao sul da cadeia do Atlas – deserto do Saara – Petróleo.
É a África Branca, árabe, muçulmana, rica.
África Subsaariana – África negra – multiplicidade de crenças e religiões – islamismo, cristianismo, judaísmo, crenças tradicionais africanas – maiores índices de pobreza – menores IDH do mundo. 60% da População Economicamente Ativa se dedica à agricultura – déficit de alimento gera subnutrição e fome.
Agricultura – distorção.
Plantations – cacau, café, algodão, amendoim, chá, banana, etc – ocupam cerca de 40% da superfície agrícola – melhores terras cultiváveis.
Agricultura de subsistência – terras menos férteis – falta de crédito, assistência técnica – baixa produtividade.
Observação: A oposição entre a agricultura de exportação e a agricultura de subsistência é uma herança do colonialismo que perdura nos dias atuais.

A regionalização com base na economia –
Países com desenvolvimento industrial – África do Sul e Egito.
África do Sul – É o país mais industrializado.
Grande desafio – Enfrentar as heranças do apartheid e construir uma sociedade democrática de base
multiétnica, menos desigual e sem preconceitos, além de erradicar a pobreza.

Países cuja base da economia são os produtos primários – Divide-se em dois subconjuntos: países de economia de base agrária e países de economia de mineral.
Países de economia de base agrária – Agricultura de subsistência e agricultura comercial: Plantation
Subsistência: atender às suas necessidades – produção familiar – características: pequenas e médias propriedades. Técnicas e instrumentos rudimentares.
Plantation – Exportar – Características: introduzida na África pelo colonizador, abastecer de matérias-primas a indústria europeia.
Países exportadores de bens minerais – Inúmeras jazidas de minérios foram descobertas, e sua exploração contribuiu para o desenvolvimento industrial dos países europeus colonialistas.
Dos produtos minerais, um dos maiores destaques continua sendo o petróleo.
Garimpo: praticado em condições dramáticas – Exploração da mão de obra infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário