quarta-feira, 14 de julho de 2010

ASPECTOS DA POPULAÇÃO DO CEARÁ

Aspectos étnicos culturas da população cearense

A forma mais expressiva da população cearense é o elemento indígena. A grande mercadoria era o rebanho e para esse tipo de exploração econômica o nativo se preparava adequadamente, sem a necessidade do braço negro. O fazendeiro tinha o homem nos labores do curral e a mulher índia nos da casa e na procriação bastarda. O elemento caboclo, fruto da fusão entre o europeu e as filhas da "terra", ainda hoje predomina naquela áreas em que se instalaram as missões e os aldeamentos jesuíticos, onde o branco se aglomerava. Somente aí é que a miscigenação se processou mais larga e niveladamente, pois os cruzamentos legais esbarravam no preconceito da branquidade.
No Ceará, a organização sócio-econômica que veio caracterizar a civilização do ouro, os canaviais que mal alimentaram os modestos engenhos banguês de fabricação de rapadura e as fracassadas cartas auríferas determinaram a insignificante contribuição da mão-de-obra afro, que restrigiu-se aos misteres da criadagem, gerando os "negros velhos" e as "babás", que não sofriam, via de negra, o peso e os castigos da elite, como nas zonas dos engenhos de açúcar e nas da mineração. Daí porque a porcentagem do sangue africano é pequeno dentro das veias do cearense.
População
Segundo a contagem populacional realizada pelo IBGE, em 1996, a população residente no Ceará era de 6.809.794 habitantes.
Analizando-se a evolução populacional do Estado do Ceará nas últimas décadas, observa-se um declínio no incremento populacional. Enquanto na década de 1960/1970 a taxa geométrica de crescimento anual foi de 2,8%, entre os anos de 1980 e 1991 foi de 1,37%, supondo-se que referido declínio tenha sido ocasionado pela queda da natalidade.
A participação da população cearense na população do país, em 1996, era de 4,3%. A população da Região Metropolitana de Fortaleza, em 1996, era de 2.582.820 habitantes, sendo a população de Fortaleza de 1.967.365 habitantes, correspondente a 76,2%
Pirâmide Etária
Com uma base larga e um topo estreito, a pirâmide etária cearense mostra que o predomínio da faixa de crianças e jovens, e uma diminuição gradativa à medida em que aumentam as idades.
Distribuição da População
Devido as diferenciações regionais dentro do próprio Estado, a população se distribui irregularmente, apresentando um predomínio de baixas densidades.Essas desigualdades populacionais são observadas entre litoral, serras e sertão.
O Sertão, a mais extensa região cearense, apresenta baixa densidade demográfica, explicado pelas condições físicas desfavoráveis à ocupação e ao desenvolvimento. Nas áreas de serras e do litoral ocorre um adensamento mais expressivos devido as condições naturais serem mais favoráveis.
Migrações
O Ceará é caracterizado pela extrema mobilidade de sua população, observando-se que estes deslocamentos são constituídos tanto pelas migrações internas como pelos movimentos para fora do Estado.
Nas migrações internas, Fortaleza funciona como núcleo, exercendo sua atração perante a população do interior, de tal forma que teve afetado o seu processo de urbanização, nos últimos tempos. Essa atração é explicada pela maior oferta de serviços, bem como pela expectativa de emprego e outras oportunidades.
No entanto, o que vem sendo observado, é que a capital não tem conseguido responder ao contínuo acréscimo populacional, em termo de melhoria de qualidade de vida da maioria de seus habitantes.
Os movimentos migratórios, tanto internos como externos, tem nos fenômenos climáticos, que ocasionalmente afetam o Estado (secas - enchentes), fatores expulsivos, responsáveis em grande parte pelo êxodo rural, o qual tem ocorrido para os decréscimos observados no população do campo, nas últimas décadas.
Fontes de Pesquisa:

"Apostila de Geografia do Ceará"
CEFET-CE - Curso de Turismo
Prof. Reginaldo S. Lopes

"Anuário do Ceará 96/97"
Coordenação Dorian Sampaio

"Ceará e Turismo"
SETUR/CE - março de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário