terça-feira, 26 de março de 2019

BRASIL - LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO TERRITORIAL - EXERCÍCIOS


LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

01. Dê a localização geográfica do Brasil:
a) Quanto aos hemisférios.
R - O Brasil está localizado parcialmente no Hemisfério Norte, predominantemente no Hemisfério Sul e totalmente no Hemisfério Oeste ou Ocidental.

b) No continente americano:
R - O Brasil está localizado na América do Sul.

c) Quanto às línguas oficiais:
R - Quantos às línguas oficiais o Brasil está localizado na América Latina.

02. Explique por que o Brasil é considerado um país equidistante.
R - Porque sua distância do ponto extremo norte até o ponto extremo sul é quase a mesma distância do ponto extremo leste ao ponto extremo oeste.

03. Cite os climas do Brasil.
      Clima equatorial
      Clima Tropical:
      Úmido
      Semi-úmido
      Semi-árido
      De altitude
      Clima subtropical

04. Responda o que se pede a seguir sobre os fusos horários do Brasil.
Sendo 10 horas no Estado do Ceará, que horas serão:
1) Em Fernando de Noronha?
R – 11 horas.
2. No Rio Grande do Sul?
R – 10 horas.
3. Nos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima?
R – 9 horas.
4. No Estado do Acre?
R – 8 horas.

05. Os atuais limites e a extensão do território brasileiro resultaram de quê?
R – Resultaram de uma história que se iniciou nos anos de 1500, com a chegada dos colonizadores portugueses, que passaram a se apropriar de territórios indígenas.

06. No início da colonização, os portugueses estabeleceram-se na faixa litorânea, explorando o pau-brasil da Mata Atlântica. O que eles plantaram no lugar do pau-brasil?
R – Introduziram a cultura da cana-de-açúcar e a produção do açúcar, a cultura do tabaco e a criação de gado, iniciando a apropriação das terras indígenas.


07. Ainda no século XVI, os colonizadores organizaram expedições oficiais, conhecidas como entradas. Explique quais eram os propósitos de tais entradas.
R – Descobrir ouro e pedras preciosas e escravizar indígenas.

08. No século XVII, os portugueses e seus descendentes nascidos aqui ultrapassaram os limites do Tratado de Tordesilhas.
a) Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas.
R – Foi o tratado que dividiu as terras americanas entre Portugal e Espanha.
b) Explique como se deu o avanço para o interior do continente.
R – O avanço para o interior do continente se de pelo Rio Amazonas, na busca por drogas do sertão, coletadas por indígenas escravizados.

09. Explique o que eram as drogas do sertão.
R – “Drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos da Floresta Amazônica: castanha, canela, cacau e cipós, cujas raízes têm propriedades medicinais.

10. Ao mesmo tempo que ocorria a implantação das atividades econômicas, expedições armadas de colonos e indígenas já integrados aos conquistadores, conhecidos como bandeiras. As bandeiras também são conhecidas na nossa história como bandeirismo. Explique os tipos de bandeirismos a seguir, dizendo de onde elas partiam e com qual objetivo.
a) Bandeirismo apresador:
R – Partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território. O objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas e vendê-los como escravos.
b) Bandeirismo minerador:
R – Partiam também da Vila de São Paulo e tinham o objetivo de procurar ouro e pedras preciosas.
c) Bandeirismo contratado:
R – Partiam de Salvador, Olinda e Recife para combater e submeter à escravidão os indígenas que se opunham à conquista do interior, além de ter a missão de capturar negros escravizados que tinham fugido das plantações e destruir quilombos.

11. No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motoras” da construção do espaço. Que outras culturas são essas?
R – A cultura do cacau no sul da Bahia, a cafeicultura no Rio de Janeiro e em São Paulo e a extração do látex na Amazônia para a fabricação de borracha.

12. Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri Qual a finalidade desse tratado?
R – Acertar as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas na América do Sul.








GEOGRAFIA DO BRASIL - EXERCÍCIOS



EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA DO BRASIL

1.  Assinale a unidade de relevo que faz parte da região Sudeste.
a) Planalto Atlântico              c) Planície do Pantanal          
b) Planalto Meridional           d) Planície Amazônica

02. Um dos tipos de clima abaixo é típico do Centro-Oeste, identifique-o corretamente.
a) Semiárido                           c) Tropical típico                   
b) Subtropical                         d) Tropical de Altitude

03. Uma das formações vegetais abaixo e típica da região Nordeste do Brasil, identifique-a:
a) Cerrado                              c) Mata Atlântica
b) Caatinga                             d) Mata de Araucária

04.  Região do planeta, na superfície terrestre, que apresenta a maior biodiversidade e a
a) Floresta Amazônica           c) Taiga Siberiana
b) Savana                                d) Pantanal Matogrossense

05. A maior bacia hidrográfica fluvial do Brasil e do mundo e a
a) Platina                                c) Do Mississipi                     
b) Amazônica                         d) Do São Francisco
           
06. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil alcançou uma população de 190.755.799 pessoas, totalizando 22.4 habitantes por km². Diante desses números, podemos concluir que o país é:
a) densamente povoado
b) populoso
c) homogeneamente povoado
d) proporcionalmente adensado

07. A população brasileira, apesar dos esforços praticados pelo governo para uma melhor ocupação do território ao longo do século XX, ainda está presente no território de forma
Sobre essa questão, responda ao que se pede.
I. Assinale a região em que há o maior quantitativo populacional do país:
a) Norte                                  d) Sudeste
b) Nordeste                            e) Sul
c) Centro-Oeste

II. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos motivos responsáveis pela concentração populacional no Brasil.
a) Colonização concentrada em algumas faixas do território.
b) Atividades econômicas mal distribuídas pelo espaço.
c) Industrialização realizada primordialmente nos centros econômicos e de poder.
d) Urbanização acelerada desde os tempos coloniais.

08. Analise a tabela a seguir e assinale a alternativa correta.
O fenômeno econômico relacionado com o caráter concentrador das atividades econômicas da população brasileira é a:
a) financeirização do mercado
b) terciarização econômica
c) regionalização produtiva
d) informalidade comercial
09. Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:
a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Densidade demográfica.
d) Taxa de natalidade.

10. A população brasileira está distribuída de maneira irregular no território. A Região do Brasil que apresenta o maior número de habitantes é:
a) Norte.                     c) Centro-Oeste.
b) Sudeste.                 d) Sul.

11. As características demográficas de um país são dinâmicas e alteram-se ao longo da história, segundo diferentes contextos socioeconômicos. Recentemente, o IBGE identificou algumas mudanças no perfil da população brasileira, entre as quais, a diminuição da população masculina em relação à feminina nas regiões metropolitanas e, por outro lado, o aumento da população masculina em relação à feminina em alguns estados das Regiões Norte e Centro-Oeste, além de um envelhecimento geral da população. Assinale a alternativa que melhor explique pelo menos uma dessas alterações.
a) O envelhecimento da população explica-se pela baixa qualidade de vida de que dispõe o povo brasileiro, em média.
b) Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, as más condições de vida afetam principalmente mulheres e crianças, o que explica o aumento proporcional da população masculina.
c) A violência nas regiões metropolitanas envolve mais a população masculina, o que ajuda a explicar a diminuição proporcional dessa população em relação à feminina nessas regiões.
d) O aumento da população feminina nas regiões metropolitanas explica-se pelo êxodo rural, ou seja, a busca de trabalho nas frentes agrícolas pela população masculina.

12. Sobre a distribuição da população brasileira, bastante irregular, assinale o que for correto:
01. O Sudeste é a região mais populosa e a mais povoada enquanto o Norte ou Amazônia é a região menos povoada.
02. Dos estados brasileiros, São Paulo é o mais populoso com cerca de um quinto (20%) da população brasileira e Roraima é o menos populoso e o menos povoado, com menos de um habitante por quilômetro quadrado.
04. A região Nordeste do Brasil é mais populosa do que a região Sul, mas é menos povoada na sua região litorânea e mais povoada no seu interior.
08. A Grande São Paulo, sozinha, detém 11% do total da população brasileira, concentrada em uma área de cerca de 1% da área do país.
16. A região Sul é menos povoada do que a região Centro-Oeste, uma vez que a população brasileira está mais concentrada no interior do país do que nas áreas mais próximas do mar.
Resp. ______

GABARITO
01. A                           02. C              03. B               04. A               05. B               06. B              

07. I. D  II. D             08. B               09. C               10. B               11. C               12. 01


segunda-feira, 23 de julho de 2018

Num julgamento em Lins, o Promotor de Justiça chama sua primeira testemunha, uma velhinha de idade bem avançada.


Para começar a construir uma linha de argumentação, o Promotor pergunta à velhinha:

-Dona Genoveva, a senhora me conhece, sabe quem sou eu e o que faço?

- Claro que eu o conheço, ! Eu o conheci bebê. Só chorava, e francamente, você me decepcionou.. Você mente, você trai sua mulher, você manipula as pessoas, você espalha boatos e adora fofocas.. Você acha que é influente e respeitado na Cidade, quando na realidade você é apenas um coitado. Nem sabe que a filha esta grávida, e pelo que sei, nem ela sabe quem é o pai. Ah, se eu o conheço! Claro que conheço!

OS CONTINENTES E OS OCEANOS - EXERCÍCIOS

Atividade de Geografia
Os continentes e os oceanos

01. Explique o que são continentes.
R - São grandes extensões de terras emersas da crosta terrestre, limitadas pelas águas dos oceanos e mares.

02 Existem dois tipos de critérios para determinar o número de continentes da Terra Quais são esses critérios?
R - O critério geográfico-geológico e o critério histórico-cultural.

03 Estabeleça a diferença entre os critérios geográfico-geológico e o histórico-cultural
R - O critério geográfico-geológico leva em conta a distribuição das massas continentais O critério histórico-cultural considera a história dos povos e suas culturas (línguas, religiões e costumes).

04 Tomando como referência os dois critérios para determinar o número de continentes da Terra, qual o mais utilizado e por quê?
R - O critério histórico-cultural é o mais utilizado, pois a importância desses fatores na formação de povos e países é maior do que os fatores naturais

05. Observe atentamente a figura 6 da página 18. Diga qual o hemisfério daTterra e qual o Hemisfério das águas e explique por que.
R - O Hemisfério Norte é o Hemisfério das Terras porque tem a maior quantidade de terras emersas O Hemisfério Sul é o Hemisfério das Águas, porque tem menos terras emersas.








GLOBALIZAÇÃO - CONTEÚDO


Origens e bases do mundo global.

 

1 – Nunca estivemos tão próximos

Globalização: corresponde à crescente interdependência econômica entre as diversasnações do planeta.
A globalização passa a ideia de que estamos vivendo em um mundo marcado pelaintensificação das relações sociais mundiais.

 

2 – Como tudo começou: as economias-mundo

Até o século XV, o meio natural limitava as relações econômicas e culturais entre ospovos. Dessa maneira, o isolamento e a autossuficiência econômica eram condiçõescomuns à maioria dos povos.
Até o século XV, a Terra abrigava cinco economias-mundo: Europa, China, Índia, África Árabe e América.

3 – As quatro fases da globalização e o sistema-mundo

a) Primeira Fase

Grandes navegações marítimas; Busca de metais preciosos e especiarias; Avanços técnicos de navegação.

b) Segunda Fase

Entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial.
Expansão da dominação política, econômica e militar europeia sobre a Ásia e a África(impérios coloniais).
Expansão das ferrovias, uso dos automóveis, aviões, telégrafos, telefones e rádios.

c) Terceira Fase

Entre 1945 e 1989 (Guerra Fria)
Capitalismo (EUA) x Socialismo (URSS)
Avanços tecnológicos na informática, nas telecomunicações e nos transportes.

d) Quarta Fase
Desde a última década do século XX (fim da Guerra Fria)
Avanço do capitalismo em direção aos países que adotavam o socialismo.
Os avanços tecnológicos provocaram grandes mudanças na produção e na circulação de mercadorias, nos
transportes de cargas e passageiros, na difusão de bens culturais e de artigos de consumo.

4 – Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização.
Nas últimas décadas, os transportes se modernizaram, tornando-se mais rápidos e mais baratos, intensificando
os deslocamentos de pessoas e mercadorias.
Os avanços tecnológicos na informática permitiram que os fluxos de informação se tornassem cada vez mais
intensos e velozes.


A economia global.

O que é globalização?
Podemos dizer que globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países, empresas e pessoas do mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais por todo planeta.

1 – Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual.
Na atual fase da globalização, tem-se observado um extraordinário crescimento do comércio internacional.
A melhoria e a diminuição dos custos dos transportes, o crescimento populacional e o aumento do rendimento das famílias foram fatores que estimularam o crescimento do comércio internacional.
O comércio internacional apresenta desigualdades marcantes.
Europa Ocidental, América do Norte (EUA e Canadá) e parte da Ásia representam os três principais polos da economia mundial.
Essas três áreas apresentam grande capacidade de produção e de consumo. Além disso, possuem barreiras comerciais que impedem a entrada de produtos mais baratos, vindos de países subdesenvolvidos e emergentes.

 

PROTECIONISMO

Sistema de proteção da economia de um país, caracterizado por leis que proíbem ou inibem a importação de produtos, por meio da cobrança de impostos sobre produtos estrangeiros.
Protege a economia por meio de barreiras alfandegárias.

OMC (Organização Mundial do Comércio)
É uma organização criada com o objetivo de supervisionar e liberalizar o comércio internacional.
Estabelece as regras do comércio entre as nações. 

 

TRANSNACIONAIS

São empresas com alto nível de organização que atuam dentro e fora do território de seu país de origem, por meio de filiais espalhadas pelo mundo.
As empresas transnacionais são atraídas pelos países subdesenvolvidos e emergentes em razão dos seguintes
fatores:
Disponibilidade de matéria-prima e mão de obra baratas.
Leis ambientais menos rigorosas.
Incentivos fiscais oferecidos.

2 – A fábrica global e a nova divisão internacional do trabalho.
As transnacionais são responsáveis por uma nova forma de produção, chamada de: fábrica global.
Forma descentralizada de produção.
Fortalecimento dos fluxos financeiros.

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT)

Os países ricos fornecem produtos industrializados de tecnologia de ponta e os países pobres fornecem produtos
primários e mão de obra barata.
A DIT contribui para aumentar, ainda mais, as desigualdades econômicas entre os países ricos e pobres.
Os países ricos possuem economias avançadas, vivem em pleno vapor a Terceira Revolução Industrial e estão substituindo sua força de trabalho desqualificada por máquinas, já os países pobres, só tem duas coisas a oferecer: matérias-primas e mão de obra barata, dois elementos que perdem valor a cada dia

 

DESEMPREGO

DESEMPREGO ESTRUTURAL:
Substituição da mão de obra humana pela máquina. Ocorre uma redução definitiva dos postos de trabalho em
razão da modernização da estrutura produtiva.
Umacrise econômica força o trabalhador a ser demitido. As demissões são temporárias e os empregos voltam quando a crise é superada.

 

DESEMPREGO FUNCIONAL:
O desemprego funcional é aquele gerado pela substituição do homem pela máquina. A automação da indústria e escritórios acabam alterando a quantidade de pessoas, para menos é claro, no ambiente profissional.
Uma crise econômica força o trabalhador a ser demitido. As demissões são temporárias e os empregos voltam quando a crise é superada.


Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização.
Nas últimas décadas, os transportes se modernizaram, tornando-se mais rápidos e maisbaratos, intensificando os deslocamentos de pessoas e mercadorias.
Os avanços tecnológicos na informática permitiram que os fluxos de informação setornassem cada vez mais intensos e velozes.





Globalização e Meio Ambiente
Os debates internacionais sobre meio ambiente
        Depois da II Guerra Mundial os problemas ambientais se tornam mais visíveis:
-            Aumento da população mundial;
-            Difusão dos padrões de consumo;
-            Rápida industrialização e urbanização das sociedades;
        Consequência: crescente uso dos recursos naturais.

1972: Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia)
-                 Organizado pelas Nações Unidas
-                 Participação de 2 conjuntos de países:

1. Países desenvolvidos
Defendiam a necessidade de controlar o crescimento econômico de base industrial.
Eram considerados poluidores e consumidores de recursos não renováveis.

 2. Demais países
Interpretavam a proposta como uma tentativa de impedir sua industrialização e a preocupação com o meio ambiente não poderia impedir seu crescimento econômico.
2002: Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável
-                     Johanesburgo, África do Sul.
-                     Estabelecimento de metas quanto ao uso de energia renováveis.
ü    Participaram 195 países.
ü    Fortalecimento de compromissos políticos.
ü    Balanço do Rio + 10.
ü    Foram adotados dois (2) documentos chave:
- Declaração de Joanesburgo sobre Desenvolvimento Sustentável.
- Plano de Implementação – 30 objetivos a alcançar no futuro: Água, Energia, Saúde, Agricultura e Biodiversidade.

      Rio +20


 Globalização e meio ambiente

Crises e desigualdade no mundo global

Globalização e o consumo desigual dos recursos

- Enquanto muitos países subdesenvolvidos lutam para enfrentar problemas sociais e se enquadrarem no comércio internacional, os países desenvolvidos concentram riquezas e alto nível de consumo. Por isso costuma-se dizer que a Globalização é Assimétrica
- Países da OCDE totalizam 21% da população mundial; 24% do território mundial; 75% do consumo energético mundial; 73%do comércio mundial; consomem 90% dos minérios e 75% dos minerais; além de possuírem 78% dos veículos e consumirem 76% da madeira comercializada. 

Quem consome mais os recursos?

- Enquanto isso cerca de 1 bilhão de pessoas da África consomem 20% da energia mundial. É menos que o EUA. Um europeu utiliza de 10 a 30 vezes mais energia que um africano, por exemplo. Um americano consome 24 vezes mais energia que um indiano e 102 vezes mais que um cidadão de Bangladesh.


 Globalização e o meio ambiente

- Há pelo menos 2 séculos estudiosos alertam sobre o problema.
- O processo de Globalização, principalmente em sua 2ª fase (pós 2ª Guerra Mundial) acelerou muito o consumo dos recursos naturais.
- Foram realizadas algumas conferências mundial sobre meio ambiente durante esses anos:
- Conferencia sobre Meio Ambiente Humano (1972) em Estocolmo na Suécia;
- em 1992 no Rio de Janeiro aconteceu a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92, desenvolvimento sustentável);
- 2002 aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em Johanesburgo na África do Sul (Rio+10)

Os principais problemas que ainda persistem são a degradação do solo;as queimadas; escassez de recursos hídricos;e a ameaça à biodiversidade.

Degradação do Solo
- é quando o solo se torna inviável para o uso, ocorrendo uma diminuição de seus nutrientes.

Fatores causadores:
- desmatamento, facilitando a erosão laminar ou superficial (formação de Voçorocas).
- despejo de resíduos industriais no solo.
- uso de maquinas pesadas e excesso de animais na pastagem, o que ajuda a compactar o solo.
- etc...

  
Queimadas

- podem ser voluntariasou involuntárias, porém são grande preocupação para os estudiosos.
- trata-se de um método usado por agricultores para se abrir pastagem.
- elas acabam destruindo a camada superficial do solo acelerando o processo de desgaste.
- além disso, é um dos fatores causadores do aumento do 

Efeito Estufa, e destruidor de hábitat natural de várias espécies.

Escassez de recursos hídricos
- muito desse problema se dá pelo aumento da demanda por esse recurso.
- fatores como: o crescimento demográfico; o desenvolvimento industrial; e a expansão agrícola irrigada; ajudaram em muito.
- estimativas nos mostram que até 2050 a demanda por água aumentará em 18% enquanto os recursos hídricos apenas diminuem.
- soma-se a isso a desigualdade de consumo: enquanto uma família de classe média no EUA consome 2 mil litros por dia, na África o consumo é de apenas 150 litros.
- além disso estima-se que 50% dos rios do mundo estejam poluídos, além do que 70% da água seria utilizada para a agricultura de irrigação.

Biodiversidade em Perigo
- na Rio-92foi estabelecida a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) que orienta a conservação da biodiversidade e utilização sustentável do recurso genético.
- o desmatamento; a exploração madeireira;construção de barragens, exploração mineral;e o
desenvolvimento urbano;
são fatores causadores da extinção de muitas espécies
- o Índice Planeta Vivo nos mostra que a abundância de espécies tenha diminuído 40% de 1970 a 2000.
Muitas dessas causas da de poluição e destruição do meio ambiente, acarretam numa maior intensidade doEfeito Estufano planeta.

Entre os principais efeitos são:
- Degelo dos polos, o que acarreta aumento do nível do oceano.
- Alteração no regime de chuvas, com sérios impactos agrícolas e aumento de desastres naturais.
- Inundações, tanto nas cidades como no campo.
Estima-se que os impactos dessa mudança de clima seja maior para os Países Subdesenvolvidos.
O que nos parece injusto, uma vez que a maior parte dessa poluição vem dos países desenvolvidos.
Contudo os países subdesenvolvidos, nos últimos anos tem tido níveis de emissão parecidos com os dos países desenvolvidos, devido a ida das grandes transnacionais para os países em que o custo de produção fica mais barato.
Porém, os países que mais investem em alternativas para esse quadro, são os subdesenvolvidos, caso do Brasil.