terça-feira, 26 de março de 2019

BRASIL - LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO TERRITORIAL - EXERCÍCIOS


LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

01. Dê a localização geográfica do Brasil:
a) Quanto aos hemisférios.
R - O Brasil está localizado parcialmente no Hemisfério Norte, predominantemente no Hemisfério Sul e totalmente no Hemisfério Oeste ou Ocidental.

b) No continente americano:
R - O Brasil está localizado na América do Sul.

c) Quanto às línguas oficiais:
R - Quantos às línguas oficiais o Brasil está localizado na América Latina.

02. Explique por que o Brasil é considerado um país equidistante.
R - Porque sua distância do ponto extremo norte até o ponto extremo sul é quase a mesma distância do ponto extremo leste ao ponto extremo oeste.

03. Cite os climas do Brasil.
      Clima equatorial
      Clima Tropical:
      Úmido
      Semi-úmido
      Semi-árido
      De altitude
      Clima subtropical

04. Responda o que se pede a seguir sobre os fusos horários do Brasil.
Sendo 10 horas no Estado do Ceará, que horas serão:
1) Em Fernando de Noronha?
R – 11 horas.
2. No Rio Grande do Sul?
R – 10 horas.
3. Nos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima?
R – 9 horas.
4. No Estado do Acre?
R – 8 horas.

05. Os atuais limites e a extensão do território brasileiro resultaram de quê?
R – Resultaram de uma história que se iniciou nos anos de 1500, com a chegada dos colonizadores portugueses, que passaram a se apropriar de territórios indígenas.

06. No início da colonização, os portugueses estabeleceram-se na faixa litorânea, explorando o pau-brasil da Mata Atlântica. O que eles plantaram no lugar do pau-brasil?
R – Introduziram a cultura da cana-de-açúcar e a produção do açúcar, a cultura do tabaco e a criação de gado, iniciando a apropriação das terras indígenas.


07. Ainda no século XVI, os colonizadores organizaram expedições oficiais, conhecidas como entradas. Explique quais eram os propósitos de tais entradas.
R – Descobrir ouro e pedras preciosas e escravizar indígenas.

08. No século XVII, os portugueses e seus descendentes nascidos aqui ultrapassaram os limites do Tratado de Tordesilhas.
a) Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas.
R – Foi o tratado que dividiu as terras americanas entre Portugal e Espanha.
b) Explique como se deu o avanço para o interior do continente.
R – O avanço para o interior do continente se de pelo Rio Amazonas, na busca por drogas do sertão, coletadas por indígenas escravizados.

09. Explique o que eram as drogas do sertão.
R – “Drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos da Floresta Amazônica: castanha, canela, cacau e cipós, cujas raízes têm propriedades medicinais.

10. Ao mesmo tempo que ocorria a implantação das atividades econômicas, expedições armadas de colonos e indígenas já integrados aos conquistadores, conhecidos como bandeiras. As bandeiras também são conhecidas na nossa história como bandeirismo. Explique os tipos de bandeirismos a seguir, dizendo de onde elas partiam e com qual objetivo.
a) Bandeirismo apresador:
R – Partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território. O objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas e vendê-los como escravos.
b) Bandeirismo minerador:
R – Partiam também da Vila de São Paulo e tinham o objetivo de procurar ouro e pedras preciosas.
c) Bandeirismo contratado:
R – Partiam de Salvador, Olinda e Recife para combater e submeter à escravidão os indígenas que se opunham à conquista do interior, além de ter a missão de capturar negros escravizados que tinham fugido das plantações e destruir quilombos.

11. No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motoras” da construção do espaço. Que outras culturas são essas?
R – A cultura do cacau no sul da Bahia, a cafeicultura no Rio de Janeiro e em São Paulo e a extração do látex na Amazônia para a fabricação de borracha.

12. Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri Qual a finalidade desse tratado?
R – Acertar as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas na América do Sul.








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