LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
01.
Dê a localização geográfica do Brasil:
a)
Quanto aos hemisférios.
R
- O Brasil está localizado parcialmente no Hemisfério
Norte, predominantemente no Hemisfério Sul e totalmente no Hemisfério Oeste ou
Ocidental.
b)
No continente americano:
R
- O Brasil está localizado na América do Sul.
c)
Quanto às línguas oficiais:
R
- Quantos às línguas oficiais o Brasil está localizado
na América Latina.
02.
Explique por que o Brasil é considerado um país equidistante.
R
- Porque sua distância do ponto extremo norte até o
ponto extremo sul é quase a mesma distância do ponto extremo leste ao ponto extremo
oeste.
03.
Cite os climas do Brasil.
•
Clima equatorial
•
Clima Tropical:
•
Úmido
•
Semi-úmido
•
Semi-árido
•
De altitude
•
Clima subtropical
04.
Responda o que se pede a seguir sobre os fusos horários do Brasil.
Sendo
10 horas no Estado do Ceará, que horas serão:
1)
Em Fernando de Noronha?
R
– 11 horas.
2.
No Rio Grande do Sul?
R
– 10 horas.
3.
Nos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima?
R
– 9 horas.
4.
No Estado do Acre?
R
– 8 horas.
05.
Os atuais limites e a extensão do território brasileiro resultaram de quê?
R
– Resultaram de uma história que se iniciou nos anos de
1500, com a chegada dos colonizadores portugueses, que passaram a se apropriar
de territórios indígenas.
06.
No início da colonização, os portugueses estabeleceram-se na faixa litorânea,
explorando o pau-brasil da Mata Atlântica. O que eles plantaram no lugar do
pau-brasil?
R
– Introduziram a cultura da cana-de-açúcar e a produção
do açúcar, a cultura do tabaco e a criação de gado, iniciando a apropriação das
terras indígenas.
07.
Ainda no século XVI, os colonizadores organizaram expedições oficiais,
conhecidas como entradas. Explique quais eram os propósitos de tais entradas.
R
– Descobrir ouro e pedras preciosas e escravizar
indígenas.
08.
No século XVII, os portugueses e seus descendentes nascidos aqui ultrapassaram
os limites do Tratado de Tordesilhas.
a)
Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas.
R
– Foi o tratado que dividiu as terras americanas entre
Portugal e Espanha.
b)
Explique como se deu o avanço para o interior do continente.
R
– O avanço para o interior do continente se de pelo Rio
Amazonas, na busca por drogas do sertão, coletadas por indígenas escravizados.
09.
Explique o que eram as drogas do sertão.
R
– “Drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos
da Floresta Amazônica: castanha, canela, cacau e cipós, cujas raízes têm
propriedades medicinais.
10.
Ao mesmo tempo que ocorria a implantação das atividades econômicas, expedições
armadas de colonos e indígenas já integrados aos conquistadores, conhecidos
como bandeiras. As bandeiras também são conhecidas na nossa história como
bandeirismo. Explique os tipos de bandeirismos a seguir, dizendo de onde elas
partiam e com qual objetivo.
a)
Bandeirismo apresador:
R
– Partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior
do território. O objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas e vendê-los
como escravos.
b)
Bandeirismo minerador:
R
– Partiam também da Vila de São Paulo e tinham o
objetivo de procurar ouro e pedras preciosas.
c)
Bandeirismo contratado:
R
– Partiam de Salvador, Olinda e Recife para combater e
submeter à escravidão os indígenas que se opunham à conquista do interior, além
de ter a missão de capturar negros escravizados que tinham fugido das plantações
e destruir quilombos.
11.
No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motoras” da
construção do espaço. Que outras culturas são essas?
R
– A cultura do cacau no sul da Bahia, a cafeicultura no
Rio de Janeiro e em São Paulo e a extração do látex na Amazônia para a
fabricação de borracha.
12.
Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri Qual a finalidade
desse tratado?
R
– Acertar as fronteiras entre as terras portuguesas e
espanholas na América do Sul.
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