segunda-feira, 23 de julho de 2018

AMÉRICA - EXERCÍCIOS RESOLVIDOS


O CONTINENTE AMERICANO
01. Na regionalização segundo os níveis de desenvolvimento existem os Países Tipo Sul. alguns países são chamados, no atual cenário internacional, de países emergentes, em decorrência de certas características. Cinco desses países emergentes são conhecidos com o nome de BRICS, são eles:
A) Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
B) Brasil, Rússia, Indonésia, Chile e Somália.
C) Brasil, México, Argentina, Chile e Venezuela.
D) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Sout África).
02. Observe o mapa abaixo e assinale o item correto:
A) A linha Norte-Sul obedece à definição geográfica da Linha do Equador que divide a Terra em Hemisférios Norte e Sul.
B) A linha Norte-Sul define a América do Sul, a África e o Sul da Ásia como os grandes centros de decisões políticas e econômicas internacionais.
C) A linha Norte-Sul não obedece à definição geográfica da Linha do Equador. Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, estão no Hemisfério Sul, mas são países do Norte.
D) A linha Norte-Sul considera apenas a situação política dos países, colocando ao Norte os países capitalistas ricos e ao Sul os países socialistas de economia planificada.

03. O período após a segunda guerra mundial marca a regionalização do espaço mundial em dois sistemas opostos de poder: o capitalismo e o socialismo, neste período dois países firmaram-se como Estados mais poderosos do mundo, tanto em termos econômicos como em termos militares. As duas superpotências estenderam sua liderança a outros países, são eles:
A) Coreia e Vietnã
B) Afeganistão e Haiti
C) Alemanha e China
D) Estados Unidos e União Soviética
MUNDO: CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
ANO
POPULAÇÃO
AUMENTO MÉDIO
ANUAL POR PERÍODO                   
Inicio da Era Cristã
250 milhões
-
1900
1,6 bilhão
140 mil
1950
2,4 bilhões
16 milhões
2000
6,0 bilhões
72 milhões
2013
7,2 bilhões
92 milhões
2050*
9,6 bilhões
62 milhões

04. Analise cuidadosamente a tabela abaixo.
Fonte: Livro Melhem Adas, 8º Ano, Expedições Geográficas, 2ª Edição - São Paulo, 2015, página 24
Tomando como referência a tabela acima, podemos afirmar corretamente que:
A) o crescimento demográfico entre os anos de 2000 e 2013 foi lento.
B) o crescimento demográfico do início da Era Cristã até o ano de 1950 foi acelerado.
C) o crescimento da população mundial no final do século XXI terá taxas bem maiores do que as atuais.
D) o crescimento demográfico entre os anos de 1950 e 2013 foi acelerado e é visto como uma explosão demográfica.

05.O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e é calculado para diversos países desde 1990. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimento humano, ou seja, a qualidade de vida medida do país ou do local onde é calculado com base em indicadores.Assinale os indicadores que compõem esse índice:
A) Emprego, nutrição e saúde.
B) Moradia, desigualdade e saúde.
C) Fome zero, moradia e emprego.
D) Rendimento per capita da população, expectativa de vida e educação.

06. Conjunto de ações que interligam e tornam-se interdependentes as nações, em termos econômico, culturais e políticos. Ela acelerou a liberação do comércio internacional e a maior mobilidade de capitais do mundo. Essa frase refere-se à:
A) revolução.
B) globalização.             
C) mundialização.  
D) regionalização.             



Leia o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização.
“Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheesburguer e tomar Coca-Cola no McDonald´s. em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num Ford ou num Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um vídeo clipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Phillips.”
07. Sobre esse processo é correto afirmar que:
A) a Globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.
B) as pessoas dependem cada vez menos das mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial.
C) as pessoas podem usufruir de todos os produtos da economia globalizada porque a riqueza social é bem mais distribuída.
D) os países considerados em desenvolvimento não participam do processo de globalização da economia.

08. O crescimento da economia mundial gera um aumento no consumo de petróleo, carvão mineral e outras matérias primas elevando a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes como o CO2. A concentração desse gás na atmosfera é apontada como principal causa do problema ambiental a nível mundial. Diga como esse fenômeno é conhecido (denominado) e explique quais as consequências negativas que tal fenômeno causa ao meio ambiente em geral.
Aquecimento global, e caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências: desertificação, derretimento das gelerias dos polos e das altas montanhas do planeta, migração em massa de pessoas, problemas na agricultura, epidemos, desastres ambientais.
09. Com base no mapa, nas informações do texto e em seus conhecimentos, dê exemplos de fatores de ordem natural que continuam exercendo influência na distribuição da população no espaço mundial:
O clima, o relevo, disponibilidade de água, solos de qualidade para agricultura.
10. Os continentes são divisões do espaço terrestre criadas pelos seres humanos e correspondem a grandes porções de terras emersas separadas por oceanos, diferenciando-se das ilhas que são terras emersas de menor tamanho. De forma a evitar confusões sobre o que são ilhas e o que são continentes, ficou estabelecido por convenção que a maior ilha existente é a Groenlândia com 2175600 km². Mas, quais são os continentes existentes na superfície terrestre, segundo o critério Histórico-Cultural?

América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.



O CONTINENTE AFRICANO - EXERCÍCIOS


O CONTINENTE AFRICANO 
ÁFRICA: O MEIO NATURAL
A ÁFRICA E O IMPERIALISMO EUROPEU

01. Uma agência de viagem especializada em pacotes para a África disponibiliza em seu catálogo as seguintes opções de passeio:
A
                        TANZÃNIA E QUÊNIA

            PACOTE DE 15 DIAS

            Nos safáris, veja de perto elefantes, rinocerontes, girafas e leões. em um passeio de balão, aviste os dois montes de maior altitude do continente africano e o Lago vitória.

B
            PACOTE DE 7 DIAS

                        CRUZEIRO PELO RIO NILO

            Partindo da fronteira do Egito com o Sudão e navegando pelo Rio Nilo em direção ao seu delta, você vai conhecer os principais templos egípcios, como o Templo de Ísis, o Templo de Karnak e o Templo de Luxor.

Com base em seus conhecimentos, responda às questões.
a) Em qual pacote o turista terá a oportunidade de conhecer a savana africana?

b) Quais montes o turista que optar pelo pacote A vai avistar? Onde eles se localizam?

c) Que clima predomina na região do pacote B? Que paisagem o turista verá principalmente ao final do passeio? Explique.

02. Explique a relação entre a fome ou a subnutrição que assola milhões de habitantes na África e o colonialismo europeu.

03. Em relação à Conferência de Berlim, responda às questões.

a) Quando ocorreu e quais eram seus objetivos

b) Quais foram os impactos dessa conferência no continente africano?

04. Observe o mapa abaixo e responda às questões.


a) Cite uma etnia principal para cada grupo linguístico.

b) A delimitação das fronteiras dos Estados africanos realizada pelos europeus respeito a distribuição das etnias ou dos grupos linguísticos africanos? Dê exemplos. (Se necessário, recorra ao mapa da figura 1, na página 210.)

c) Quais foram os resultados dessa política colonialista europeia?

d) Você sabe quais são os países africanos que, juntamente com o Brasil, formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa?

05. A. Mazrui, historiador africano, assim descreveu os africanos:

            "Os africanos [...] não são forçosamente o povo mais maltratado, mas são com certeza o mais humilhado da história moderna".

BOAHEN, Albert Adu. O legado do colonialismo.
O Correio da Unesco. Rio de Janeiro. Fundação
Getúlio Vargas, ano 12, n. 7, jul. 1984m p. 37.

- Explique em quais fatos da história africana o historiador pode ter se inspirado para escrever esse texto.

06. O texto abaixo foi proferido pelo rei Machemba, chefe do yaos de Tanganica (atual Tanzânia), ao oficial alemão Hermann von Wissmann, que comandava uma investida militar na região em 1890.

            "Escutei tuas palavras, mas não vi qualquer motivo para obedecer-te - antes preferiria morrer. [...] Se o que queres é amizade, estou pronto a oferecer-te, hoje e sempre; mas, quanto a ser teu súdito [...], isso nunca! não cairei a teus pés, porque és uma criatura de Deus, assim como eu sou [...]. Sou sultão aqui na minha terra. Tu és sultão lá na tua. Então, vê bem, não digo que tens de obedecer-me, porque sei que és um homem livre. Quanto a mim, não irei ao teu encontro; se és bastante forte, vem tu ao meu."

BOAHEN, Albert Adu. O legado do colonialismo.
O Correio da Unesco. Rio de Janeiro. Fundação
Getúlio Vargas, ano 12, n. 7, jul. 1984m p. 37.

a) Qual é a postura do rei Machemba perante o oficial alemão?

b) Qual terá sido a atitude do conquistador europeu para motivar esa fala do rei Machemba?

07. Observe as fotos e faça o que se pede.

a) Identifique e descreva o tipo de clima e vegetação associado a cada uma das paisagens.

b) Redija um parágrafo explicando a diversidade de paisagens existente no continente africano.







RESPOSTAS DAS QUESTÕES REFERENTES AOS PERCURSOS 25 E 26

RESPOSTAS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS ACIMA

01.
a) No pacote A.
b) Os montes Quilimanjaro, na Tanzânia, e Quênia, no país de mesmo nome.
c) O Rio Nilo atravessa o Deserto do Saara, portanto é uma região de clima desértico. No entanto, ao final do passeio, principalmente, por causa das cheias do ri, que tornam seu delta bastante fértil, o turista poderá observar áreas com cultivos agrícolas.

02. O colonialismo europeu promoveu a substituição da agricultura africana, então organizada para atender às necessidades alimentares de seu povo, pelo sistema de plantation (grande propriedade monocultora destinada à exportação). Após a independência dos Estados africanos, a estrutura desse sistema não foi alterada e continuou sendo privilegiada em detrimento da agricultura de produtos alimentares.

03.
a) Os países colonialistas europeus convocaram a Conferência de Berlim, em 1884, para dar caráter legal e regulamentar a partilha da África. Nessa conferência, foram estabelecidos os princípio para evitar conflitos na partilha do continente africano.

b) O impacto positivo desse processo está relacionado à construção de infraestrutura no território africano, a qual, entretanto, visava apenas potencializar o sistema exportados montado. Os impactos negativos foram muitos: milhares de mortes de africanos pelo enfrentamento militar, destruição do sistema produtivo artesanal e da agricultura de subsistência e criação de fronteiras políticas artificiais, agrupando povos hostis, além de outros.
04.
a) Os árabes falam a língua semita; os tuaregues, a língua camita, os fulbes falam sudanês; os pigmeus, os bosquímanos e os hutus, entre outras etnias, falam o idioma banto; os malgaxes ou madagascarenses falam o idioma malaio-polinésio; os africâneres falam aficâner, francês, inflês, português.

b) Não. A arbitrariedade e a artificialidade são claramente observadas na sobreposição entre as fronteiras territoriais atuais dos Estados e a distribuição espacial das etnias. Na Namíbia, por exemplo, existem três etnias diferentes: ovambo, herero e hotentote.

c) A união entre um mesmo território de um Estado de grupos distintos e, por vezes, rivais, resultou na deflagração de conflitos de poder entre etnias. As guerras civis, ainda hoje, ocorrem na África em virtude das disputas e rivalidades entre etnias agrupadas ou separadas pelo colonialismo europeu,.

d) Angola, cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

05. Apoiou-se, principalmente, na questão da escravidão a que foram submetidas as populações africanas, tanto em seu continente como fora dele, fato ultrajante e humilhante para a humanidade.

06.
a) Uma postura de não submissão ao colonizador alemão, pois para o rei Machemba ambos são homens livres e criaturas de Deus. Contudo, o rei é categórico ao afirmar que irá responder da mesma maneira, caso o oficial queira subjugá-lo à força.

b) Para justificar a colonização, o europeu criou um conjunto de ideias que colocava o homem branco como superior e os povos africanos como inferiores, sendo assim dever do europeu levar a civilização à África. Essa postura de superioridade deve ter sido adotada pelo oficial alemão para que o rei Machemba fosse submisso a ele. O rei, por sua vez, negou ser súdito do oficial alemão, já que ambos são homens livres e devem ter direitos iguais.

07.
a) Foto A: A foto representa a savana africana. A vegetação predominante é a herbácea, com alguns arbustos e espécies arbóreas, e o clima é tropical. Foto B: A foto retrata a floresta equatorial africana. Apresenta vegetação densa, com predomínio de espécies arbóreas de grande porte e variedade de espécies vegetais. Há predominância do clima equatorial.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem que a diversidade de paisagens no continente africano é decorrente de sua grande extensão territorial, das diferentes condições climáticas, influenciadas por fatores como correntes marítimas e latitude, como também dos diferentes tipos de relevo e formações vegetais.




ÁFRICA - EXERCÍCIOS


O CONTINENTE AFRICANO - EXERCÍCIOS
ÁFRICA - POPULAÇÃO, REGIONALIZAÇÃO E ECONOMIA. - A ÁFRICA NO INÍCIO DE SÉCULO XXI.


01. Em relação à regionalização do continente africano em África do Norte e África Subsaariana, responda às questões.
a) Explique as diferenças étnicas e culturais existentes entre as duas regiões.

b) O Magreb é uma sub-região de qual dessas grandes regiões? Quais países o compõem e por que recebe essa denominação?

c) Que paisagem natural "separa" a África do Norte da África Subsaariana?

02. Explique por que, apesar de a maior parte da população da África Subsaariana se dedicar à agricultura, a região sobre de déficit de alimento.

03. O fato de ser o país mis industrializado do continente faz com que a África do Sul esteja isenta dos problemas econômicos e sociais comuns aos demais países africanos? Explique.

04. Aponte as principais causas dos atuais conflitos no continente africano.

05. Diferencie fome crônica de fome aguda.

06. Quais fatores estão relacionados diretamente à dificuldade de inserção dos países africanos no processo de globalização?

07. Explique com suas palavras:
a) O que são investimentos diretos estrangeiros (IDEs).

b) A situação da África em relação aos investimentos diretos estrangeiros e o que isso significa para a economia do continente.

08. Aponte as participações do continente africano no comércio, e no PIB, em 2013, em relação ao mundo. Que conclusão podemos tirar desses dados?

09. Observe o mapa - se necessário consulte o mapa político da África na página 210 - e analise as proposições, apontando a correta, e justifique.

a) O título do mapa corresponde a uma região do continente africano que se inicia na altura da linha equatorial e se prolonga até o extremo sul.
b) Uma das características da África Subsaariana é a implantação de uma rede ferroviária não integradora de todo seu espaço geográfico.
c) Entre os espaços onde se concentram investimentos na produção de petróleo destacam-se, principalmente, o Chade e o Senegal.
d) Entre os espaços onde se encontram investimentos na produção de minérios destacam-se, principalmente, o Quênia e a Etiópia.

10. Observe a figura 31 do Percurso 27, na página 232, e responda às questões.
a) Por que a atividade econômica egípcia não se desenvolveu nas porções central, leste e sul do país?

b) Onde se encontra a principal reserva petrolífera do Egito?

11. Observe as pirâmides etárias abaixo e faça o que se pede.



a) Compara as pirâmides etárias do Zimbábue e do Marrocos e interprete-as.

b) De modo geral, as estruturas dessas pirâmides retratam quais regiões do continente africano? Explique.

12. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

            "Doenças infecciosas, em sua maior parte, vitimam principalmente crianças e idosos. ?A epidemia de Aids na África tem efeitos similares aos da guerra, vitimando principalmente os adultos. Mas, diferentemente da guerra, a Aids atinge homens e mulheres em proporção semelhante. Do ponto de vista demográfico, ela tende a produzir sociedades de adolescentes órgãos. Essas massas de jovens formam a base de recrutamento das milícias armadas que assolam o continente."
MAGNOLI, Demétrio. Árvores da Aids. Folha de S. Paulo, Opinião, São
Paulo, 25 de nov. 2004, p. A3. Disponível em: . Acesso e: 22 abr. 2015.

a) Qual é a principal diferença entre os efeitos da Aids e da guerra na África?

b) Quais são as implicações dessa diferença?

c) Em sua opinião, se essa situação for mantida sem alteração, quais serão as consequências para o continente africano:






RESPOSTAS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS ACIMA



01. a) Sete unidades políticas compõem a África do Norte, das quais seis Estados independentes (Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e a Mauritânia) e um território que busca sua independência (o Saara Ocidental, ocupado pelo Marrocos desde o ano de 1975). São características comuns a esses países: a língua árabe e a prática do islamismo, decorrentes da ocupação árabe nos séculos VII e VIII. Os demais países do continente compõem a África Subsaariana, em que a população é predominantemente negra, com minorias brancas descendentes dos colonizadores europeus e asiáticos. Essa região é caracterizada pela multiplicidade de crenças e religiões.

b) O Magreb é uma sub-região da África do Norte. Compreende Marrocos, Argélia e Tunísia. Essa denominação deriva do árabe "Marhribou" ou "Maghrib", que significa "o Poente". Poente em relação ao centro do islamismo, situado na Península Arábica. O Magreb tradicional abrange os países citados; no entanto, essa denominação foi estendida ao Saara Ocidental, à Líbia e à Mauritânia, cujo conjunto formou a União do Magreb Árabe (UMA) em 1989.

c) O Deserto do Saara.

02. Vários fatores explicam: a valorização da agricultura comercial de exportação que ocupa as terras mais férteis, em detrimento da agricultura de produtos alimentares; a fraca utilização de técnicas agrícolas modernas na agricultura familiar, a falta de créditos e a assistência técnica, implicando baixa produtividade; as secas prolongadas principalmente no Sahel; as guerras civis que dizimam plantações e dificultam a ajuda humanitária na distribuição de alimentos..

03. Não. A África do Sul enfrenta sérios problemas em relação à pobreza, que atinge principalmente a população negra. Embora esta represente 79% da população nacional, é a minoria branca (cerca de 9% da população total) que concentra 60% da renda nacional. Essa situação é uma herança do colonialismo europeu e da política do apartheid. Assim, a África do Sul tem um grande desafio pela frente, ou seja, criar uma sociedade política e economicamente democrática, de base multiétnica, sem preconceitos e capaz de erradicar a pobreza.

04. Rivalidade étnica; luta pela libertação de territórios subjugados a um poder central; luta pelo domínio político-econômico do Estado; disputas por recursos minerais; e rivalidades religiosas.

05. A fome crônica decorre da insuficiente ingestão diária de calorias e nutrientes para a manutenção da saúde. A fome aguda, por sua vez, caracteriza-se pela falta quase absoluta de alimentos e pode ser causada por adversidades naturais (seca, enchentes etc.) ou por problemas sociais (guerras etc.); esta é a forma mais cruel de fome coletiva, pois resulta na morte do indivíduo por inanição, extrema debilidade ou fraqueza.

06. A carência na produção de energia elétrica e na infraestrutura de transportes e de comunicação (vale ressaltar que a infraestrutura instalada visa, de modo geral, ao escoamento da produção das áreas mineradoras e agrícolas); o baixo nível de industrialização; e o baixo investimento em educação para ampliar a pesquisa científica e a formação de mão de obra especializada.

07. a) Investimentos diretos estrangeiros (IDEs) são operações financeiras realizadas por empresas transnacionais para a implantação e mesmo aquisição de empresas em diversos países do mundo.

b) Os IDEs na África são modestos se comparados aos demais continentes, refletindo na posição africana na economia global. De modo geral, os IDEs na África são dirigidos prioritariamente para o setor extrativo e para os países com maior industrialização, como é o caso da África do Sul, ou onde as reservas de petróleo são significativas, como no Egito, no sudão, na Líbia, na Guiné Equatorial e em Angola. O investimento direto estrangeiro nos demais países africanos é praticamente insignificante.

08. Em 2013, as exportações da África representaram 3,2% do total mundial, e as importações, 3,3%. Quanto à participação do PIB africano em relação ao PIB mundial em 2013, representou 3%. Podemos chegar à seguinte conclusão: a África ainda ocupa posição periférica na economia ou limitada inserção na economia mundial.

09. A proposição correta é a "b", pois, no mapa, as ferrovias aí implantadas não integram o espaço geográfico africano, seja nas direções norte-sul ou leste-oeste. Foram construídas para ligar espaços de produção aos portos de exportação, considerando que a economia africana é fundamentalmente apoiada em produtos primários. A proposição "a" está incorreta, porque a África Subsaariana abrange os países do continente africano situados ao sul do Deserto do Saara até o extremo sul desse continente. A proposição "c" também está incorreta, pois o Chade e o Senegal não fazem parte dos espaços onde se concentram investimentos na produção de petróleo; suas economias têm por base a agricultura. A proposição "d" também está incorreta, pois Quênia e a Etiópia não fazem parte dos espaços onde se concentram investimentos na produção de minérios; suas economias têm por base a agropecuária.

10. a) A principal região industrial abrange as cidades de Alexandria, do Cairo e de Suez, na porção nordeste do território epípcio. Na porção sul, destaca-se a cidade de Assuã. Nas porções central e oeste de seu território, a presença do deserto dificulta as atividades econômicas.

b) Encontra-se na região do Mar Vermelho.

11. a) A pirâmide etária do Zimbábue apresenta base larga e topo estreito, decorrente, respectivamente, da existência de altas taxas de fecundidade e natalidade e da baixa esperança de vida média da população, que resultam do baixo nível de vida (ocasionado pela precariedade dos serviços de saúde, educação e baixa renda). A pirâmide etária marroquina apresenta a base mais estreita e grande número de adultos e de idosos, refletindo as melhores condições de vida no Marrocos.

b) A pirâmide do Marrocos retrata, de modo geral, a África do Norte e o Magreb, regiões onde a qualidade de vida é superior à da Africa Subsaariana, representada pela pirâmide etária do Zimbábue.

12. a) O fato de que a Aids atinge homens e mulheres em proporções semelhantes, enquanto as guerras vitimam em sua maioria os homens.

b) O surgimento de uma massa de filhos órgãos que acabam por formar a base das milícias armadas que assolam o continente.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos observem que essa situação, caso mantida, comprometerá o futuro de todo o continente, pois atinge diretamente a formação de novos profissionais, as atividades produtivas, artísticas, culturais, formação de mercado consumidor etc.