ATIVIDADE DOMICILIAR DE GEOGRAFIA - 7º ANO
A POPULAÇÃO BRASILEIRA - LIVRO - VONTADE DE SABER - FTD - 2ª EDIÇÃO - SÃO PAULO - 2015 - PÁGINA 40
01. O Brasil é um país populoso, ou seja, possui um elevado númeo de habitantes em relação à grande parte dos países do mundo. A população brasileira está entre as maiores do mundo, ocupando a quinta posição entre os países mais populosos do planeta. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, na atualidade, a população absoluta do Brasil, ou seja, o númeto total de habitantes do país é de, aproximadamente 220 milhões de habitantes. Observe atentamente o mapa da página 42 - Países mais populosos do mundo - 2013 e responda o que se pede a seguir:
a) Cite os dez (10) países mais populosos do mundo.
b) Diga qual é o país mais populoso do mundo.
c) Diga em qual continente se encontra a maioria dos países mais populosos do mundo.
d) No continente americano, qual o país que supera o Brasil em população absoluta?
02. Fazemos parte de um povo formado pela miscigenação de diferentes nacionalidades. Essa mistura teve início entre povos indígenas, europeus e africanos, aos quais se uniram, posteriormente, outros povos imigrantes. Aproximadamente até o século XIX, a população do nosso país esteve composta, basicamente, pelos povos nativos, pelos portugueses, que vieram na condição de colonizadores, e pelos africanos, trazidos para realizarem trabalho escravo. As condições nas quais os africanos foram trazidos para o Brasil caracerizou uma migração forçada, pois eles eram capturados em diferentes regiões da África e trazidos como cativos. Entre os anos de 1870 e 1950, muitos imigrantes, provenientes de diferentes países, principalmente da Europa, vieram ao Brasil em busca de oportunidade de trabalho e de melhores condições de vida.
Tomando como referência o texto acima e o conteúdo do livro de Geografia, a partir da página 52 em diante, responda o que se pede a seguir sobre a composição da população brasileira.
a) Explique o significado do termo miscigenação.
b) A população brasileira é formada por três grupos étnicos principais, quais são eles?
c) O nativo (índios) já vivia aqui, os portugueses vieram por conta própria, mas os africanos, como vieram para cá? Explique detalhadamente.
d) Muitos imigrantes provenientes de diferentes países, principalmente da Europa, vieram ao Basil, entre os anos de 1870 e 1950, em busca de oportunidade de trabalho e de melhores condições de vida. Essa situação foi reflexo de quê?
e) Ao chegarem ao Brasil, os imigrantes desembarcavam em portos e ficavam em hospedarias, de onde seguiam para as localidades em que iriam trabalhar. Explique o que acontecia com esses imigrantes em terras brasileiras.
RESPOSTAS
01.
a) China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Paquistão, Nigéria, Bangladesh, Rússia e Japão.
b) China.
c) Ásia
d) Estados Unidos.
02.
a) Interação, também chamada mistura, entre diferentes povos, ocasionando a formação de uma nova identidade cultural.
b) O branco europeu, o negro africano e o índio - nativo.
c) As condições nas quais os africanos foram trazidos para o Brasil caracterizou uma migração forçada, pois eles eram capturados em diferentes regiões da África e tratados como cativos.
d) Essa situação foi reflexo das crises econômicas e políticas pelas quais esses países passavam.
e) Em terras brasileirass, um grande número de imigrantes foi trabalhar nas lavourass cafeeiras, em muitos casos substituindo o trabalho antes realizados pelos escravos africanos.
Este blog tem a finalidade de facilitar a comunicação, o relacionamento entre educadores e educandos, bem como interessados em aprender, desenvolver o seu intelecto. Para tanto este blog exibirá as formas mais dinâmicas e agradáveis para adquirir o conhecimento, desenvolver o saber e crescer em sabedoria.
quinta-feira, 30 de abril de 2020
ATIVIDADE DOMICILIAR - MIGRAÇÕES
ATIVIDADE DOMICILIAR - 8º ANO - ARARIBÁ
MIGRAÇÕES, REFUGIADOS E DIVERSIDADE
01. A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. Isso reforça a imortância de ações que combatam a discriminação, uma vez que a diversidade é uma característica constitutiva dos aspectos demográficos do mundo.
Explique quais são as discriminações que precisam ser combatidas.
02. A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. No fm doséculo XIX e no início do século XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte, para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades.Explique por que a partir da segunda metade do século XX e do início do XXI, ocorreram muitas muigrações.
03. A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos, como os culturais, religiosos, históricos, artísticos, políticos e econômicos, entre outros. Conhecendo esses aspectos, temos condições de compreender melhor cada sociedade e, inclusive, enxergar a relação entre tais aspectos, diferenciando cada grupo.
Explique qual o papel das religioões nesse contexto.
04. O que é necessário para avaliar o grau de influência de um idioma?
05. Um aspecto importante no que diz respeito à distribuição populacional são as migrações Essas movimentações de entrada (imigração) ou saída (emigração) de população podem ser internacionais de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país). Ao analisar a dinâmica populacional de u local, devemos levar em conta as migrações e a taxa de crescimento vegetativo.
Tomando como referência o texto acima e o coneúdo contido na página 52, do livro didático de Geografia, Araribá, 8º ano, Ed. Moderna, 1ª edição, 2015, responda: Os fluxos migratórios fazem parte de quê?
RESPOSTAS
01 - Cultural, étnica ou de qualquer natureza.
02. As religiões além da função espiritua, exercem papel cultural e político.
03 - Em consequência de conflitos e guerras civis.
04. É preciso levar em conta não apenas o número de falantes no paíes de origem, mas seu uso ao redor do planeta.
05. Fazem parte da história da humanidade desde a Pré-História.
terça-feira, 13 de agosto de 2019
A GRANDE DEPRESSÃO, O FASCISMO E O NAZISMO
A GRANDE DEPRESSÃO, O
FASCISMO E O NAZISMO
01. Qual foi a região mais atingida pela
Primeira Guerra Mundial?
R – Foi a Europa.
02. Os Estados Unidos saíram da Primeira
Guerra Mundial prestigiados e enriquecidos. Explique por quê:
a) Enriquecidos:
R – Porque forneceram armas e
alimentos a várias nações europeias.
b) Prestigiados:
R – Porque a sua participação foi decisiva
para o resultado da guerra.
03. Cite os fatores ou elementos que
favoreceram a arrancada dos Estados Unidos nos anos que seguiram a Primeira
Guerra.
R – Os capitais acumulados
durante a guerra e leis estadudinenses que aumentavam os impostos sobre os
produtos estrangeiros.
04. Explique por que os anos 1920
ficaram registrados na história econômica dos Estados Unidos da América como os
anos felizes.
R – Porque na década de 1920,
a produção industrial estadunidense aumentou 64%. Os Estados Unidos eram, de
longe, a maior economia do mundo. Para boa parte da população do país, aqueles
tempos foram de prosperidade e otimismo.
05. Cite os fatores que ajudam a
explicar o excelente desempenho industrial estadunidense.
R – Os altos investimentos em
pesquisa científica, o uso de novas fontes de energia e a produção em larga
escala.
06. O que levavam as pessoas a
consumirem, a comprarem tanto?
R – A confiança na
prosperidade e a força da propaganda que chegava aos lares através do rádio.
07. Explique o que é a Bolsa de Valores.
R – Local onde são negociados
determinados papéis de empresas e do governo. Os papéis das empresas são
chamados de ações e os papéis dos governos de títulos.
08. Explique o que foi a Grande
Depressão.
R – Nome pelo qual ficou
conhecida uma das maiores crises da história do capitalismo. (1929).
09. A maioria dos historiadores aponta
três razões principais para a Grade Depressão. Cite-as.
R – A concentração de riquezas
nas mãos de poucos.
- A crise agrícola.
- A concorrência.
10. Explique o que foi o New Deal.
R – Foi uma nova forma de
gerenciar a economia dos Estados Unidos.
11. Cie as principais medidas adotadas
para a implantação do New Deal.
R – O investimento maciço em
obras públicas;
- A destruição dos estoques de
gêneros agrícolas como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus
preços.
- O controle sobre os preços.
- A diminuição da jornada de
trabalho com o objetivo de abrir novos postos de trabalho.
12. Cite uma característica importante
do fascismo.
R – É o nacionalismo
extremado.
13. Diga o que os fascistas defendiam.
R – Os fascistas defendiam a
necessidade de uma nação forte, unida, sem luta de classes, a fim de que a
Itália revivesse as glórias do Império Romano.
14. Em 1922, Benito Mussolini liderou um
fato histórico. Ele, à frente de milhares de fascistas (os camisas negras),
vindos de várias partes da Itália, invadiu a capital italiana.
a) Como ficou conhecido esse fato
histórico?
R – A marcha sobre Roma.
b) Quais as consequências para Benito
Mussolini?
R – A reação do rei Vitorio
Emanuel III foi convidar Mussolini a compor o governo, como primeiro ministro;
ele se tornou então o chefe de governo da Itália.
15. Mussolini não usou apenas a força
para manter-se no poder, recorreu também à aliança com a Igreja Católica e à
propaganda de massas. Em 1929, Mussolini assinou um acordo com o Papa Pio XI,
pelo qual reconhecia o Vaticano como Estado independente. Como foi denominado esse tratado?
R – Tratado de Latrão.
16. Os vencedores da Primeira Guerra Mundial
responsabilizaram a Alemanha pelo conflito e a obrigaram a assinar um Tratado
em 1919. Por esse tratado, a Alemanha teve de ceder territórios e pagar aos
vencedores uma indenização de 132 milhões de marcos (33 bilhões de dólares na
época). Que tratado foi esse que a Alemanha assinou?
R – Tratado de Versalhes.
17. O aprofundamento da crise econômica
na Alemanha favoreceu, por um lado, o crescimento de socialistas e economistas
nas eleições e, por outro lado, abriu caminho para o fortalecimento de partidos
que prometiam soluções rápidas e “milagres”. Um desses partidos era o Partido Nacional
Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), fundado em 1919, ano em que
admitiu em suas fileiras o ex-cabo Adolf Hitler. Como era mais conhecido o
NSDAP?
R – Partido Nazista.
18. Em 1920, o Partido Nazista criou as
Tropas de Assalto, encarregadas da segurança do Partido e de eliminar
fisicamente seus adversários. Três anos depois, Hitler tentou tomar o poder por
meio de um golpe de Estado na cidade alemã de Munique, mas fracassou e foi
peso. Na cadeia, ele produziu boa parte de um livro contendo os princípios
básicos do nazismo. Quais são esses princípios?
R – A superioridade da raça
alemã;
- A necessidade de um espaço
vital;
- O antissemitismo.
19. Em janeiro e 1933, Hitler assumiu o
cargo de chanceler na Alemanha. Com esse cargo ele passou a ser o que
politicamente?
R – Chefe de Governo.
20. Em 1934, o general Paul von
Hindemburg é falecido. Hitler assume a presidência com o título de Führar e, no
governo, não cumpre nenhuma de suas muitas promessas. Diga quais foram as atitudes
de Hitler no poder.
R – Os salários são
congelados, a reforma agrária fica só no papel, e os trustes, como o do Grupo
Krupp, ganham maior liberdade para agir.
REGIÃO SUDESTE - EXERCÍCIOS
EXERCÍCIOS – REGIÃO SUDESTE
01. A região Sudeste é formada por
quatro estados que, juntos, ocupam uma área de aproximadamente 925 mil km²,
correspondendo a cerca de 11% do território brasileiro. Cite os estados e as capitais
da região Sudeste.
R – São Paulo,
São Paulo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Vitória e Minas
Gerais, Belo Horizonte.
02. Cite os climas da região Sudeste.
R – Clima
tropical típico; clima tropical úmido; clima tropical semiárido e clima
subtropical.
03. Cite as forrações vegetais da região
Sudeste.
R – Floresta
Tropical; Mata de Araucárias; Cerrado. Caatinga; Vegetação litorânea; Campos.
04. Sobre o relevo da região Sudeste,
cite as formações serranas dessa região.
R – Serra da
Canastra; Serra do Espinhaço; Serra do Mar, Serra da Mantiqueira.
05. Sobre a hidrografia da região
Sudeste, cite os rios que a constituem.
R – São
Francisco, Paraná; Tietê; Jequitinhonha; Paranaíba; Paraíba do Sul;
Paranapanema; Doce e Grande.
06. Em relação aos rios, o que
possibilitou a construção de eclusas, viabilizando a conexão entre trechos em
desnível?
R – Possibilitou
a formação de grandes percursos navegáveis, utilizados como hidrovias.
07. Comente sobre os rios:
a) São Francisco:
b) Paraíba do Sul:
08. O Sudeste é a região mais populosa
do Brasil. Houve um crescimento acelerado da população a partir da década de
1950. Esse aumento populacional pode ser explicado por alguns aspectos
demográficos. Cite-os.
R – O ritmo
elevado do crescimento natural da população;
A vinda de imigrantes para o
Sudeste;
A migração interna, ou seja, a
vinda de migrantes de outras partes do país para essa região.
09. Grande parte dos imigrantes europeus
veio para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Quais os países que
mais enviaram imigrantes para o Brasil?
R – Italianos,
portugueses e espanhóis.
10. A migração interna também foi
importante para o crescimento populacional do Sudeste. Entre as décadas de 1920
e 1970, um grande número de nordestinos, principalmente de quais estados?
R – Dos estados
do Ceará, Pernambuco e Bahia.
11. No final do século XX e início do
século XXI, o crescimento da população da região Sudeste passou a diminuir.
Essa diminuição se deve a dois fatores principais. Cite-os.
R – A redução do
crescimento natural da população da região, acompanhando uma tendência nacional
da queda nas taxas de natalidade.
- A diminuição da imigração.
12. A redução das migrações internas
para o Sudeste aconteceu em razão de vários fatores. Que fatores foram esses?
R – A diminuição
das ofertas de emprego e o consequente aumento do número de desempregados nas
metrópoles dessa região.
- A atração exercida pelas
novas oportunidades de trabalho nas áreas de fronteiras agrícolas nas regiões
Norte e Centro-Oeste.
13. O Sudeste é responsável por mais da
metade do PIB do Brasil e possui as mais altas taxas de industrialização e
urbanização do país. Quais podemos citar entre as razões que explicam essa
importante participação no PIB nacional?
R – Seu parque
industrial moderno e diversificado, a presença de uma significativa variedade
de atividades ligadas ao setor de serviços, como comércio, empresas de
telecomunicações, publicidade e instituições financeiras, além da elevada
produção agropecuária.
14. Na região Sudeste estão concentrados
importantes tipos de indústrias. Quais são essas indústrias?
R – Siderúrgicas,
metalúrgicas, mecânicas, alimentícias, extrativas minerais, além das indústrias
de alta tecnologia, como informática e aeroespacial.
15. Quais, entre os principais recursos
naturais explorados na região Sudeste, merecem destaque?
R – O petróleo e
o minério de ferro.
16. Como é conhecida a região localizada
na porção central do estado de Minas Gerais, e é a principal área mineradora do
Sudeste? Nela estão concentradas importantes jazidas minerais de ouro,
manganês, bauxita e, sobretudo, ferro.
R – É conhecida
como Quadrilátero Ferrífero.
17. O Sudeste destaca-se não só por seu
desenvolvimento urbano-industrial, mas também pelo êxito alcançado na produção
agropecuária. Explique por que em várias propriedades rurais do Sudeste tem
garantido elevado índice de produtividade, tanto no cultivo de diversos gêneros
agrícolas como na criação de animais.
R – Por causa da
introdução de um sistema produtivo de alto padrão tecnológico no campo.
18. Com o interesse de expandir cada vez
mais o mercado exportador de produtos agropecuários, várias regiões do Brasil
estão optando por produzir em extensas áreas agrícolas monocultoras. Na região
Sudeste, quais estão entre as principais lavouras cultivadas nessas
propriedades?
R – Estão o
café, a cana-de-açúcar e a laranja.
19. As agroindústrias localizadas na
região Sudeste participam intensamente do crescimento agropecuário regional.
Explique o que são as agroindústrias.
R – São
indústrias geralmente instaladas no espaço rural. Essas indústrias transformam
produtos de origem agrícola e pecuária.
20. O crescimento econômico do Sudeste,
gerado pelo desenvolvimento industrial e pela urbanização, foi sem dúvida muito
importante para que a região pudesse se destacas nacionalmente. Mas esse
progresso também trouxe sérias consequências ambientais. Cite exemplos dessas
sérias consequências ambientais comentas no texto.
R – A Mata
Atlântica, por exemplo, foi severamente devastada pela agropecuária e pelos processos
de urbanização e industrialização. Um problema comum nas maiores cidades da
região Sudeste são as enchentes, que provocam inundações em ruas, residências e
estabelecimentos comerciais.
quinta-feira, 9 de maio de 2019
Geografia do Ceará - Conteúdo e exercícios - PPT
Oceania - Conteúdo e exercícios - PPT
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quarta-feira, 8 de maio de 2019
Avaliação bimestral de Geografia - 7º - 8º e 9º - 1ª Etapa
NOTA
|
GEOGRAFIA – 9º Ano – 1º Bimestre
Escola
____________________________
Nome: ___________________________________Nº_____
Data:__/__/__Turma: ___ Professor:______________
01. O
envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da
população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá
chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da
medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em
função do:
A) Aumento da
natalidade e diminuição da longevidade.
B) Crescimento
vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
C) Declínio da
taxa de natalidade e aumento da longevidade. >
D) Declínio da
taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.
02.
Considerando
características de clima, vegetação e relevo, o continente europeu pode ser
regionalizado em três porções:
A) Europa do
Norte, Europa Central e Europa do Sul.
B) Europa do
Norte, Europa Mediterrânea e Europa Polar
C) Europa do
Polar, Europa Central e Europa Continental.
D) Europa do
Norte, Europa Oceânica e Continental e Europa do Sul. >
03. A Europa
apresenta rica e bem distribuída rede hidrográfica, que historicamente,
constituiu vias naturais de circulação. Três rios europeus se destacam pela
importância econômica.
A) rio Sena, rio Tigre, rio
Volga
B) rio Volga, rio Vitória e
rio Sena
C) rio Volga, rio Danúbio e rio Reno >
D) rio Danúbio, rio
Eufrates, rio Tobal
04. Leia o enunciado e
responda o que se pede
A Europa
possui o maior e mais dinâmico bloco econômico regional do planeta. Ele é
considerado uma União Econômica e Monetária, onde além da eliminação das
tarifas alfandegárias, é permitida a livre circulação de capitais, serviços e
pessoas no interior do bloco. Outra característica importante desse bloco
econômico é a adoção da moeda única entre os países integrantes.
Marque a alternativa que corresponde a esse
bloco econômico.
A) Euro
B) União Europeia >
C) Comunidade dos Estados Independentes
(CEI)
D) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e
do Pacífico.
05. A CEI é um bloco
integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
(URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI.
Marque a alternativa que indica essas três nações.
A) Letônia, Lituânia e Estônia >
B) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão
C) Armênia, Rússia e Uzbequistão
D) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia
06. Uma das principais causas
da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas
mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo
apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A) agricultura atrasada, distribuição de renda
igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
B) boa situação econômica para toda população,
falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.
C) trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam
altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação
de miséria.
D) trabalhadores rurais vivendo em extrema situação
de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas
da sociedade. >
07. Qual
das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia
após a revolução e implantação do socialismo?
A) Redistribuição de terras para os
trabalhadores do campo.
B) Redistribuição de terras para os trabalhadores do
campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários. >
C) Nacionalização de
bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação
de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos
públicos.
D) Implantação de sistema
democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados
Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da
sociedade russa.
08. Qual é o dilema
europeu que relaciona a diminuição da população jovem ao aumento da população idosa?
Resposta: A adoção de políticas de
restrição à entrada de imigrantes, apesar de necessitar dessa mão de obra para
suprir a redução da população economicamente ativa, decorrente do baixo crescimento
natural da população e do aumento da população idosa.
Observe a imagem
abaixo.
09. De acordo com
a imagem e seus conhecimentos em geografia, responda:
Explique por que chamamos a Europa de continente se,
fisicamente, ela poderia ser considerada apenas uma península da Ásia?
GABARITO:
Porque
quando leva-se em consideração os aspectos histórico, político e social, a
Europa pode ser considerada um continente, em virtude dos fatores que a
distinguem tanto do conjunto mundial como da própria Ásia, pois durante séculos
a Europa foi o centro de movimentos importantes com desdobramentos em todo o
mundo, como o direito romano, a democracia grega, o renascimento cultural e
artístico, o capitalismo, a revolução industrial, a revolução francesa, a
implantação do socialismo, entre outros.
A Rússia vive uma séria crise econômica, agravada pela
transição da economia socialista para a capitalista. A URSS era uma
superpotência enquanto a Rússia tenta se firmar no sistema capitalista e se
aproximar do mundo ocidental europeu.
Avaliação Bimestral Unificada
Geografia – 8º Ano – 1º Bimestre
Escola____________________________________________
Nome: ____________________________________Nº_____
Data:__/__/__Turma: ___ Professor:__________________
01. Na
regionalização segundo os níveis de desenvolvimento existem os Países Tipo Sul.
Alguns países são chamados, no atual cenário internacional, de países
emergentes, em decorrência de certas características. Cinco desses países
emergentes são conhecidos com o nome de BRICS, são eles:
A) Brasil,
Argentina, Uruguai e Paraguai.
B)
Brasil, Rússia, Indonésia, Chile e Somália.
C)
Brasil, México, Argentina, Chile e Venezuela.
D) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Sout
África).
02. Analise
cuidadosamente a tabela abaixo.
MUNDO: CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
|
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ANO
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POPULAÇÃO
|
AUMENTO MÉDIO ANUAL POR PERÍODO
|
Inicio da Era Cristã
|
250 milhões
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-
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1900
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1,6 bilhão
|
140 mil
|
1950
|
2,4 bilhões
|
16 milhões
|
2000
|
6,0 bilhões
|
72 milhões
|
2013
|
7,2 bilhões
|
92 milhões
|
2050*
|
9,6 bilhões
|
62 milhões
|
Fonte: Livro Melhem Adas, 8º Ano,
Expedições Geográficas, 2ª Edição - São Paulo, 2015, página 24
Tomando
como referência a tabela acima, podemos afirmar corretamente que:
A)
o crescimento demográfico entre os anos de 2000 e 2013 foi lento.
B)
o crescimento demográfico do início da Era Cristã até o ano de 1950 foi
acelerado.
C)
o crescimento da população mundial no final do século XXI terá taxas bem
maiores do que as atuais.
D) o crescimento demográfico entre os
anos de 1950 e 2013 foi acelerado e é visto como uma explosão demográfica.
03. Sobre os
aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F)
para as falsas.
( ) O continente africano possui elevadas taxas
de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em
razão das baixas taxas de expectativa de vida.
(
) O rápido crescimento populacional
intensifica os problemas ambientais de um determinado local.
( ) A
população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada
expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.
( ) Quanto maior o nível de desenvolvimento de
um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.
Marque a alternativa que corresponde a sequência correta:
A)
V, V, F, V
B) V, V, F, V
C) V, V, F, F
D) F, V,
V, F
04. O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria
(1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições
socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das
superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:
A)
Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
B) Metrópoles e Colônias
C) Primeiro Mundo, Segundo
Mundo e Terceiro Mundo
D) Países Centrais e Países Periféricos
05.O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano,
foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e é calculado
para diversos países desde 1990. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais
perto de 1, maior é o desenvolvimento humano, ou seja, a qualidade de vida
medida do país ou do local onde é calculado com base em indicadores.Assinale
os indicadores que compõem esse índice:
A) Emprego,
nutrição e saúde.
B)
Moradia, desigualdade e saúde.
C) Fome zero, moradia e emprego.
D)
Rendimento per capita da população, expectativa de vida e educação.
06. Conjunto
de ações que interligam e tornam-se interdependentes as nações, em termos
econômico, culturais e políticos. Ela acelerou a liberação do comércio internacional
e a maior mobilidade de capitais do mundo. Essa frase refere-se à:
A) revolução.
B) globalização.
C) mundialização.
D) regionalização.
Leia
o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização.
“Suponhamos
que você vá com seus amigos comer um cheesburguer e tomar Coca-Cola no
McDonald´s. em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para
casa num Ford ou num Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num
aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um vídeo clipe
que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último
lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o
clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply red gravado pela BMG Ariola Discos,
de propriedade da Warner, em seu equipamento Phillips.”
07. Sobre esse processo é correto afirmar
que:
A) a
Globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da
uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.
B) as pessoas dependem cada vez menos das
mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial.
C) as pessoas podem usufruir de todos os
produtos da economia globalizada porque a riqueza social é bem mais
distribuída.
D) os países considerados em
desenvolvimento não participam do processo de globalização da economia.
08. O crescimento da economia
mundial gera um aumento no consumo de petróleo, carvão mineral e outras
matérias primas elevando a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases
poluentes como o CO2. A concentração desse gás na atmosfera é
apontada como principal causa do problema ambiental a nível mundial. Diga como
esse fenômeno é conhecido (denominado) e explique quais as consequências
negativas que tal fenômeno causa ao meio ambiente em geral.
Aquecimento global, e
caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos,
podemos enfrentar as seguintes consequências: desertificação, derretimento das
gelerias dos polos e das altas montanhas do planeta, migração em massa de
pessoas, problemas na agricultura, epidemos, desastres ambientais.
09.
Os continentes são
divisões do espaço terrestre criadas pelos seres humanos e correspondem a
grandes porções de terras emersas separadas por oceanos, diferenciando-se das
ilhas que são terras emersas de menor tamanho. De forma a evitar confusões
sobre o que são ilhas e o que são continentes, ficou estabelecido por convenção
que a maior ilha existente é a Groenlândia com 2175600 km². Mas, quais são os
continentes existentes na superfície terrestre, segundo o critério
Histórico-Cultural?
América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.
Observe o mapa e leia o texto abaixo.
A
população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra,
quantidade essa que atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes,
conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).A
distribuição da população mundial ocorre de forma desigual, havendo grande
diferença no contingente populacional dos continentes.Pelo menos dois
fatores explicam a desigualdade na distribuição da população: os de ordem
natural e os de ordem histórico-econômica.
10. Com base no mapa, nas informações do texto e em seus
conhecimentos, dê exemplos de fatores de ordem natural que continuam
exercendo influência na distribuição da população no espaço mundial:
O clima,
o relevo, disponibilidade de água, solos de qualidade para agricultura.
Avaliação Bimestral Unificada GABARITO
Geografia – 7º Ano – 1º Bimestre
Escola _____________________________________________
Nome: ____________________________Nº_____
Data:__/__/__Turma: ___ Professor(a):_________________
01.
Analise os itens a seguir sobre a localização geográfica do território
brasileiro e assinale a única alternativa totalmente correta:
a)
O Brasil está localizado totalmente no hemisfério ocidental.>
b)
O Brasil limita-se com todos os países da America Latina, exceto com o Chile e
o Equador.
c)
O Brasil está parcialmente no hemisfério Sul e predominantemente no hemisfério
Norte.
d)
O Brasil e um país da America do Sul e possui toda sua área localizada no
hemisfério Sul.
02.
A Republica Federativa e formada por um total de 27 unidades
político-admistrativas, sendo
a)
26 Estados e 1 território federal.
b)
26 Estados e 1 Distrito Federal. >
c)
23 Estados, 3 territórios e 1 Distrito Federal.
d)
24 Estados, 2 territórios e 1 Distrito Federal.
03. Assinale a unidade de relevo que faz parte da
região Sudeste.
a)
Planalto Atlântico > c)
Planície do Pantanal
b)
Planalto Meridional d)
Planície Amazônica
04. Região do planeta, na superfície terrestre,
que apresenta a maior biodiversidade é a
a)
Floresta Amazônica c)
Taiga Siberiana
b)
Savana d) Pantanal Matogrossense
05.
De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil alcançou uma população de
190.755.799 pessoas, totalizando 22.4 habitantes por km². Diante desses
números, podemos concluir que o país é:
a) populoso> c)
homogeneamente povoado
b) densamente povoado d) proporcionalmente
adensado
06. A população
brasileira, apesar dos esforços praticados pelo governo para uma melhor
ocupação do território ao longo do século XX, ainda está presente no território
de forma bastante concentrada. Sobre essa questão, assinale a região em que é a
mais populosa do Brasil:
a) Norte c)
Centro-Oeste
b) Nordeste d)
Sudeste >
“A população brasileira cresceu 0,9%,
segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste
ano, o Brasil tem 201,03 milhões, ou seja, 1,79 milhão a mais do que no ano
passado (199,24 milhões).
O crescimento é menor do que o observado
entre 2011 e 2012, que havia sido 0,93%. Segundo o pesquisador do IBGE Gabriel
Borges, a tendência é que o ritmo de crescimento da população caia até 2042,
ano em que a população brasileira para de crescer. “A população vai crescendo,
cada vez menos, até 2042, quando começa a diminuir”, disse ele (...)”.
(ABDALA,
V. População brasileira cresce 0,9% entre 2012 e 2013. Agência Brasil, 29
7. Uma possível consequência direta da
progressiva diminuição do crescimento populacional do Brasil nos próximos anos
é:
a) a redução do número de mortes
b) o envelhecimento populacional >
c) o controle das migrações internas
d) a ampliação da população
economicamente ativa
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