AMÉRICA ANDINA E GUIANAS;
AMÉRICA CENTRAL;
AMÉRICA - EXERCÍCIOS DIVERSOS;
PERCURSO 15 - ARGENTINA
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
AMÉRICA: EXERCÍCIOS
PRINCÍPIOS DA GEOGRAFIA
ESCALAS
GLOBALIZAÇÃO
EXERCÍCIOS DIVERSOS
Este blog tem a finalidade de facilitar a comunicação, o relacionamento entre educadores e educandos, bem como interessados em aprender, desenvolver o seu intelecto. Para tanto este blog exibirá as formas mais dinâmicas e agradáveis para adquirir o conhecimento, desenvolver o saber e crescer em sabedoria.
quarta-feira, 8 de maio de 2019
domingo, 21 de abril de 2019
terça-feira, 26 de março de 2019
GEOGRAFIA GERAL - EXERCÍCIOS
GEOGRAFIA GERAL - EXERCÍCIOS
NOME:
_______________________________________________ Nº _______ TURMA: ______
01. Na
regionalização segundo os níveis de desenvolvimento existem os Países Tipo Sul.
Alguns países são chamados, no atual cenário internacional, de países
emergentes, em decorrência de certas características. Cinco desses países
emergentes são conhecidos com o nome de BRICS, são eles:
A) Brasil,
Argentina, Uruguai e Paraguai.
B) Brasil,
Rússia, Indonésia, Chile e Somália.
C) Brasil,
México, Argentina, Chile e Venezuela.
D) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
(Sout África).
02. Analise cuidadosamente a tabela abaixo.
MUNDO:
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
|
||
ANO
|
POPULAÇÃO
|
AUMENTO MÉDIO
ANUAL POR PERÍODO
|
Inicio da Era
Cristã
|
250 milhões
|
|
1900
|
1,6 bilhão
|
140 mil
|
1950
|
2,4 bilhões
|
16 milhões
|
2000
|
6,0 bilhões
|
72 milhões
|
2013
|
7,2 bilhões
|
92 milhões
|
2050*
|
9,6 bilhões
|
62 milhões
|
Fonte: Livro Melhem Adas, 8º Ano,
Expedições Geográficas, 2ª Edição - São Paulo, 2015, página 24
Tomando como
referência a tabela acima, podemos afirmar corretamente que:
A) o crescimento
demográfico entre os anos de 2000 e 2013 foi lento.
B) o crescimento
demográfico do início da Era Cristã até o ano de 1950 foi acelerado.
C) o crescimento
da população mundial no final do século XXI terá taxas bem maiores do que as
atuais.
D) o crescimento
demográfico entre os anos de 1950 e 2013 foi acelerado e é visto como uma
explosão demográfica.
03. Sobre os
aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F)
para as falsas.
( ) O continente africano possui elevadas taxas
de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em
razão das baixas taxas de expectativa de vida.
(
) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um
determinado local.
(
) A população da Europa tem aumentado a
cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de
natalidade.
( ) Quanto maior o nível de desenvolvimento de
um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.
Marque a alternativa que corresponde a sequência correta:
A) V, F, F, V B) V, V,
F, V C) V, V, F, F D) F, V, V, F
04. O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria
(1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições
socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das
superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:
A) Norte (desenvolvido) e Sul
(subdesenvolvido)
B)
Metrópoles e Colônias
C)
Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
D)
Países Centrais e Países Periféricos
05. De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População
das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de
pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes.
Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais
populoso.
A)
África. B) América. C) Ásia. D) Europa.
06. O
IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, foi criado pelo Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento e é calculado para diversos países desde 1990. O
índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 1, maior é o
desenvolvimento humano, ou seja, a qualidade de vida medida do país ou do local
onde é calculado com base em indicadores.Assinale os indicadores que
compõem esse índice:
A) Emprego, nutrição e saúde.
B) Moradia,
desigualdade e saúde.
C)
Fome zero, moradia e emprego.
D)
Rendimento per capita da população, expectativa de vida e educação.
07. Conjunto de ações que interligam e tornam-se
interdependentes as nações, em termos econômico, culturais e políticos. Ela
acelerou a liberação do comércio internacional e a maior mobilidade de capitais
do mundo. Essa frase refere-se à:
A) revolução. B) globalização. C) mundialização. D) regionalização.
A) revolução. B) globalização. C) mundialização. D) regionalização.
08. Observe o
mapa abaixo assinale o item
correto:
A) A linha
Norte-Sul obedece à definição geográfica da Linha do Equador que divide a Terra
em Hemisférios Norte e Sul.
B)
A linha Norte-Sul define a América do Sul, a África e o Sul da Ásia como os grandes
centros de decisões políticas e econômicas internacionais.
C) A linha Norte-Sul não obedece à definição geográfica da Linha do Equador. Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, estão no Hemisfério Sul, mas são países do Norte.
C) A linha Norte-Sul não obedece à definição geográfica da Linha do Equador. Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, estão no Hemisfério Sul, mas são países do Norte.
D)
A linha Norte-Sul considera apenas a situação política dos países, colocando ao
Norte os países capitalistas ricos e ao Sul os países socialistas de economia
planificada.
09. O crescimento da economia mundial gera um aumento no consumo de petróleo, carvão mineral e outras matérias primas elevando a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes como o CO2. A concentração desse gás na atmosfera é apontada como principal causa do problema ambiental a nível mundial conhecido por
A) desertificação. B)
desmatamento. C) ilhas de calor. D) aquecimento global
10. O
período após a segunda guerra mundial marca a regionalização do espaço mundial
em dois sistemas opostos de poder: o capitalismo e o socialismo, neste período
dois países firmaram-se como Estados mais poderosos do mundo, tanto em termos
econômicos como em termos militares. As duas superpotências estenderam sua
liderança a outros países, são eles:
A) Coreia e Vietnã C)
Alemanha e China
B) Afeganistão e Haiti D) Estados
Unidos e União Soviética
11. “Regionalizar
é dividir ou delimitar um território em regiões ou partes, sendo que cada uma
delas deve possuir características comuns ou semelhantes.” Sobre regionalização
marque a alternativa correta:
A) As formas de
regionalizar o mundo são limitadas.
B) Na regionalização
não se reflete a diferenciação de áreas.
C) Nem toda
regionalização é feita sobre uma base territorial.
D) O principal objetivo
da regionalização é facilitar a análise geográfica de cada espaço.
Leia o fragmento
a seguir sobre as características do processo de globalização.
“Suponhamos que
você vá com seus amigos comer um cheesburguer e tomar Coca-Cola no McDonald´s.
em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num Ford
ou num Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado
pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um vídeo clipe que começou há
instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e
liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do
grupo Simplyred gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em
seu equipamento Phillips.”
12.
Sobre esse processo é correto afirmar que:
A)
a Globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da
uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.
B)
as pessoas dependem cada vez menos das mercadorias produzidas pelo capitalismo
mundial.
C)
as pessoas podem usufruir de todos os produtos da economia globalizada porque a
riqueza social é bem mais distribuída.
D)
os países considerados em desenvolvimento não participam do processo de
globalização da economia.
13.
A figura do tigre representa, no imaginário oriental, astúcia e força. Por
isso, a expressão ‘’Tigres Asiáticos” é usada para designar os países da Ásia
que, em curto período, apresentaram intenso e contínuo desenvolvimento
econômico e social. De acordo com seus conhecimentos adquiridos, marque a alternativa
que indica os países que fazem parte dos Tigres Asiáticos.
A)
Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.
B)
Inglaterra, Rússia, Polônia e Hungria.
C)
Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
D)
França, Estados Unidos, Egito e Índia
14. Analise os itens a seguir sobre os
continentes e ilhas, Estado, Nação e Território e escreva ( V ) para o que for verdadeiro e ( F )
para o que for falso.
As grandes extensões de terras emersas
da crosta terrestre limitadas pelas águas dos oceanos e mares, recebem o nome
de continentes. Existem dois tipos de critérios para determinar o número de
continentes da Terra: o critério Geográfico-Geológico e o critério
Histórico-Cultural.
Após ter lido o texto que ressalta sobre
os continentes e os oceanos, analise cuidadosamente os itens a seguir sobre os
mesmos e escreva ( V ) para o que for verdadeiro e ( F ) para o que for falso
sobre tal assunto:
A) (
) Segundo o critério Geográfico-Geológico, o continente
Euro-Afro-Asiático subdivide-se em três continentes: Europa, África e Ásia.
B) (
) O critério Histórico-Cultural é o mais utilizado, pois a importância
desses fatores na formação de povos e países é maior do que a dos fatores
naturais.
C) (
) Os continentes e os oceanos distribuem-se de forma desigual na superfície
da Terra: há maior concentração de terras emersas no Hemisfério Sul, por isso é
chamado de Hemisfério das Terras.
D) (
) A concentração das terras no Hemisfério Norte e a maior proximidade
entre elas exerceram e ainda exercem, influência sobre alguns fenômenos, tanto
de ordem física como de ordem cultural.
15. Para obter a densidade demográfica
de determinada região, dividimos o total de sua população por sua área
territorial. Ao realizarmos esse cálculo para as diversas áreas de cada país, percebemos
que existem áreas mais densamente povoadas que outras. As razões para essas
diferenças podem ser encontradas analisando-se diversos fatores, que podem
favorecer ou limitar o povoamento.
Com base nas informações acima, analise
os itens a seguir e assinale a única alternativa totalmente correta.
A) Todo país densamente povoado é também
populoso.
B) O Brasil é um país populoso e
densamente povoado, pois tem mais de 200 milhões de habitantes.
C) Pelo menos dois fatores explicam a
desigualdade na distribuição da
população: os de ordem natural e os de ordem histórico-econômico.
D) Os fatores de ordem natural não
exercem mais influência na distribuição da população mundial, em virtude do
constante avanço científico e tecnológico.
16. Pode-se observar, estudar e
regionalizar o mundo de diferentes maneiras: do ponto de visa físico ou do
ponto de vista das sociedades humanas.
De acordo com os diferentes modos de ver
o mundo, analise as informações a seguir e marque a única alternativa
totalmente correta.
A) Os elementos naturais se relacionam
entre si, definindo as paisagens humanizadas ou culturais.
B) Com o fim da Segunda Guerra Mundial
(1939 - 1945), ficou evidente a grande igualdade e equilíbrio econômico,
social, científico e tecnológico existente entre os países.
C) Ao observar o planeta sob o ponto de
vista das sociedades humanas, é possível perceber as igualdades e harmonias
existentes entre os muitos Estados ou países do mundo.
D) A partir do nível de desenvolvimento
econômico e da organização socioeconômica dos países, costumou-se também
regionalizar o mundo em Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo.
17. Há um século, meios de comunicação
como o rádio e o telefone tinham acabado de ser inventados e um número reduzido
de pessoas podia obtê-los. Além disso, o acesso à informações era mais
restrito. Hoje, o acesso aos meios de comunicação se ampliou e é possível
obter, em "tempo real", informações sobre fatos, pessoas e países de
diferentes pontos do planeta. Com isso, hábitos de consumo, como a preferência
por determinadas formas de se vestir, filmes e músicas, podem ser
compartilhadas diariamente, a todo instante, por pessoas de diversas culturas e
países. Esses exemplos ajudam a entender as expressões
A) capitalismo e Socialismo. C) Primeiro,
Segundo e Terceiro Mundo.
B) mundo global e globalização. D) Países do Norte e
Países do Sul Econômico
18. As grandes extensões de terras
emersas da crosta terrestre limitadas pelas águas dos oceanos e mares, recebem
o nome de continentes. Existem dois tipos de critérios para determinar o número
de continentes da Terra: o critério Geográfico-Geológico e o critério
Histórico-Cultural.
Analise cuidadosamente os itens a seguir
sobre os mesmos e escreva ( V ) para o que for verdadeiro e ( F ) para o que
for falso sobre tal assunto:
1) (
) Segundo o critério Geográfico-Geológico, o continente
Euro-Afro-Asiático subdivide-se em três continentes: Europa, África e Ásia.
2) (
) O critério Histórico-Cultural é o mais utilizado, pois a importância
desses fatores na formação de povos e países é maior do que a dos fatores
naturais.
3) (
) Os continentes e os oceanos distribuem-se de forma desigual na
superfície da Terra: há maior concentração de terras emersas no Hemisfério Sul,
por isso é chamado de Hemisfério das Terras.
4) (
) A concentração das terras no Hemisfério Norte e a maior proximidade
entre elas exerceram e ainda exercem, influência sobre alguns fenômenos, tanto
de ordem física como de ordem cultural.
19. No decorrer do tempo histórico, as sociedades
humanas espalharam-se pelo mundo, ocupando continentes e ilhas, e construíram
espaços geográficos. Nesse processo demarcaram territórios e fronteiras,
criando governos para administrá-los, e organizaram-se em Estados.
A seguir você vai associar corretamente
os termos da coluna I aos conceitos contidos na coluna II.
COLUNA I COLUNA
II
1) Estado ( ) São grupos de
pessoas que falam a mesma língua e possuem as mesmas tradições.
2) Nação ( ) É a porção da superfície terrestre sobre a
qual o Estado exerce soberania.
3) Território ( ) Corresponde à
organização política, administrativa e jurídica de uma sociedade.
4) Povos ( ) Consiste em um
agrupamento social unido por um passado histórico comum que deu origem a uma identidade cultural.
20. Algumas minorias nacionais
reivindicam sua independência e a formação de seu Estado Nacional.
Leia o texto a seguir e indique a
alternativacorreta.
"[...]
na Síria qualquer tipo de participação política curda énegada,éproibido o uso
da língua curda e de materiais que a contenham,alémdehavera recusaderegistrar
crianças com nomes curdos,enfim,o governo utiliza-se deváriosmétodos para
suprimir a identidade curda.
[...]
Estes (os curdos) desejam a criação do Curdistão, para reconhecimento de
sua cultura e de seu
povo.[...]"
RODRIGUES Rúbia.
Cusrdistão: Um problema de ontem
e hoje. In: PUC
Minas. Conjuntura Internacional.
Texto
Informativo,17 jun. 2010.p.6-7.
Para que o território ocupado pelos curdos
se constitua em um Estado Nacional, torna-se necessário, além da identidade
cultural, outro aspecto fundamental como
A) a legitimação da soberania sobre o
território onde vivem.
B) a negação de sua identidade
histórico-cultural.
C) uma relação de domínio sobre outras
nações.
D) o emprego da força pela sociedade
civil.
21. Há um século, meios de comunicação
como o rádio e o telefone tinham acabado de ser inventados e um número reduzido
de pessoas podia obtê-los. Além disso, o acesso a informações era mais restrito.
Hoje, o acesso aos meios de comunicação se ampliou e é possível obter, em
"tempo real", informações sobre fatos, pessoas e países de diferentes
pontos do planeta. Com isso, hábitos de consumo, como a preferência por
determinadas formas de se vestir, filmes e músicas, podem ser compartilhadas
diariamente, a todo instante, por pessoas de diversas culturas e países. Esses
exemplos ajudam a entender as expressões
A) Países do Norte e Países do Sul
Econômico C) mundo global e
globalização.
B) Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. D) capitalismo e Socialismo.
22. Durante a década de 1980, a imprensa
e os meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões "Norte"
para referir-se aos países desenvolvidos e "Sul" aos
subdesenvolvidos.
Com base no texto acima, observe
atentamente os itens a seguir e assinale aquele que contém somente países
pertencentes ao Norte Econômico.
A) França, México, Canadá e Espanha. C) Reino Unido, China, Austrália e Nova
Zelândia.
B) Turquia, México, Rússia e Espanha. D) Estados Unidos, Canadá, Austrália e
Nova Zelândia.
23. Atualmente, a água é considerada por muitos o "ouro"
do século XXI. Entre os principais fatores que causam o aumento na demanda de
água no mundo, três se destacam: o crescimento demográfico, o desenvolvimento
industrial e a expansão da agricultura irrigada. A questão se agrava diante de
outro número: sabe-se que mais de 50% dos rios da superfície terrestre
estão poluídos ou em vias de se
esgotarem em razão do desperdício e da má gestão dos recursos hídricos. Para
evitar o fim dos recursos hídricos e garantir que as próximas gerações possam
usufruí-los é preciso
A) adotar novas ações para o uso da água
- da economia cotidiana, nos domicílios, na escola e em outros lugares
públicos, ao estímulo de políticas que garantam o uso sustentável desse
recurso.
B) controlar o consumo, estabelecer
cotas mínimas de consumo diário, multar quem desperdiçar água.
C) Construir mais reservatórios, mais
poços profundos e limpar os rios e lagoas.
D) retirar água do mar e fazer a
dessalinização e abastecer a população.
24. A preocupação com o meio ambiente
não é recente. Há pelo menos dois séculos, estudiosos alertam sobre os danos
provocados à natureza devido à ação humana. No entanto, após a Segunda Guerra
Mundial (1939 - 1945), os problemas ambientais tornaram-se mais visíveis em
função do crescimento da população global, da difusão de padrões de consumo
exacerbados e da rápida industrialização e urbanização das cidades. Em 1972,
foi realizada a
Conferência sobre Meio Ambiente Humano
em Estocolmo, capital da Suécia. Vinte anos depois, os países-membros da ONU se
reuniram no Rio de Janeiro, em 1992, na Conferência das Nações Unidas para o
Meio Ambiente e o Desenvolvimento, para debater novamente os problemas ambientais.
Esse evento ficou conhecido como Rio-92 ou
Eco-92 e contou com a participação de 178 países e 114 chefes de Estado,
que, com base na noção de _____________, lançaram as principais iniciativas
para conciliar desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente.
Após a leitura do texto acima, leia
atentamente os itens a seguir e assinale aquele que completa corretamente o
espaço em branco do mesmo.
A) desenvolvimento sustentável;
B) globalização ecológica;
C) ecodesenvolvimento;
D) Estocolmo + 20.
25. A população
mundial da Terra supera os 7 bilhões de habitantes, que se distribuem de forma
desigual pela superfície do planeta. Em 2030, estima-se que serão mais de 8
bilhões de pessoas. As medidas para planejar o crescimento sustentável da
população devem ser tomadas desde já.
As ciências geográficas tem as suas
especificidades de estudo, por exemplo: A Geologia estuda os tipos de rochas, a
Geomorfologia as formas de relevo e a hidrografia estuda as águas continentais.
E a Demografia é a parte da Geografia que estuda o quê?
a) A democracia, forma de governo do povo
para o povo.
b) Os demônios e a sua influência no
comportamento social.
c) O planeta Terra e todos os seus
elementos, sejam físicos, sociais , políticos ou econômicos.
d) A população, levando em consideração
os seus mais variados aspectos: origem, evolução, distribuição na superfície
terrestre, crescimento populacional, etc.
26. A população
mundial cresceu aceleradamente no século XX. O primeiro bilhão de habitantes do
planeta foi registrado em 1800. O segundo bilhão, em 1925, oi terceiro, em
1958, o quarto, em 1974, e o quinto em 1987 e o sexto em 1999. Estima-se que em
2050 haverá 9 bilhões de habitantes. Tomando como referência o texto acima,
podemos afirmar corretamente que o crescimento da população mundial
a) do surgimento da humanidade até o ano
de 1800 foi estagnado.
b) do surgimento da humanidade até o ano
de 1800 foi acelerado.
c) do começo do século XIX (1801) até
meados da metade do século XX (1958), foi acelerado.
d) a partir da segunda metade do século
XX até a atualidade está controlado em todos os continentes e países.
27. Analise os
itens a seguir sobre o crescimento da população mundial e assinale V
para o que for verdadeiro e F para o que for falso sob re o mesmo.
1) (
) O crescimento da população mundial se mede pela diferença entre as
taxas de natalidade e as taxas de mortalidade em um ano.
2) (
) Quanto maior for a diferença em favor do número de óbitos, maior será
o crescimento da população.
3) ( ) A taxa de natalidade, que é a relação entre os nascimento em um ano e a população absoluta, tem apresentado quedas nas últimas décadas.
4) ( ) O crescimento populacional do século XX está associado principalmente à diminuição das taxas de natalidade.
3) ( ) A taxa de natalidade, que é a relação entre os nascimento em um ano e a população absoluta, tem apresentado quedas nas últimas décadas.
4) ( ) O crescimento populacional do século XX está associado principalmente à diminuição das taxas de natalidade.
28. As taxas de
natalidade estão em queda no mundo todo por várias razões. As razões a seguir
estão todas corretas, menos uma. Identifique-a corretamente.
a) A crescente urbanização; c) O planejamento
familiar.
b) O modo de vida nas cidades. d) A preocupação com o meio ambiente.
GABARITO REFERENTE AOS EXERCÍCIOS ACIMA
01. D 11. D 21. C
02. D 12. A 22. D
03. B 13. C 23. A
04. C 14. A) F B) V C) F D) V 24. A
05. C 15. C 25. D
06. D 16. D 26. C
07 B 17. B 27. 1) V 2) V 3) F 4) V
08. C 18. 1) F 2) F 3) F 4) V 28. D
09. D 19. 4 3 1 2
10. D 20. A
GABARITO REFERENTE AOS EXERCÍCIOS ACIMA
01. D 11. D 21. C
02. D 12. A 22. D
03. B 13. C 23. A
04. C 14. A) F B) V C) F D) V 24. A
05. C 15. C 25. D
06. D 16. D 26. C
07 B 17. B 27. 1) V 2) V 3) F 4) V
08. C 18. 1) F 2) F 3) F 4) V 28. D
09. D 19. 4 3 1 2
10. D 20. A
BRASIL - LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO TERRITORIAL - EXERCÍCIOS
LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
01.
Dê a localização geográfica do Brasil:
a)
Quanto aos hemisférios.
R
- O Brasil está localizado parcialmente no Hemisfério
Norte, predominantemente no Hemisfério Sul e totalmente no Hemisfério Oeste ou
Ocidental.
b)
No continente americano:
R
- O Brasil está localizado na América do Sul.
c)
Quanto às línguas oficiais:
R
- Quantos às línguas oficiais o Brasil está localizado
na América Latina.
02.
Explique por que o Brasil é considerado um país equidistante.
R
- Porque sua distância do ponto extremo norte até o
ponto extremo sul é quase a mesma distância do ponto extremo leste ao ponto extremo
oeste.
03.
Cite os climas do Brasil.
•
Clima equatorial
•
Clima Tropical:
•
Úmido
•
Semi-úmido
•
Semi-árido
•
De altitude
•
Clima subtropical
04.
Responda o que se pede a seguir sobre os fusos horários do Brasil.
Sendo
10 horas no Estado do Ceará, que horas serão:
1)
Em Fernando de Noronha?
R
– 11 horas.
2.
No Rio Grande do Sul?
R
– 10 horas.
3.
Nos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima?
R
– 9 horas.
4.
No Estado do Acre?
R
– 8 horas.
05.
Os atuais limites e a extensão do território brasileiro resultaram de quê?
R
– Resultaram de uma história que se iniciou nos anos de
1500, com a chegada dos colonizadores portugueses, que passaram a se apropriar
de territórios indígenas.
06.
No início da colonização, os portugueses estabeleceram-se na faixa litorânea,
explorando o pau-brasil da Mata Atlântica. O que eles plantaram no lugar do
pau-brasil?
R
– Introduziram a cultura da cana-de-açúcar e a produção
do açúcar, a cultura do tabaco e a criação de gado, iniciando a apropriação das
terras indígenas.
07.
Ainda no século XVI, os colonizadores organizaram expedições oficiais,
conhecidas como entradas. Explique quais eram os propósitos de tais entradas.
R
– Descobrir ouro e pedras preciosas e escravizar
indígenas.
08.
No século XVII, os portugueses e seus descendentes nascidos aqui ultrapassaram
os limites do Tratado de Tordesilhas.
a)
Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas.
R
– Foi o tratado que dividiu as terras americanas entre
Portugal e Espanha.
b)
Explique como se deu o avanço para o interior do continente.
R
– O avanço para o interior do continente se de pelo Rio
Amazonas, na busca por drogas do sertão, coletadas por indígenas escravizados.
09.
Explique o que eram as drogas do sertão.
R
– “Drogas do sertão” era o nome dado aos produtos extraídos
da Floresta Amazônica: castanha, canela, cacau e cipós, cujas raízes têm
propriedades medicinais.
10.
Ao mesmo tempo que ocorria a implantação das atividades econômicas, expedições
armadas de colonos e indígenas já integrados aos conquistadores, conhecidos
como bandeiras. As bandeiras também são conhecidas na nossa história como
bandeirismo. Explique os tipos de bandeirismos a seguir, dizendo de onde elas
partiam e com qual objetivo.
a)
Bandeirismo apresador:
R
– Partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior
do território. O objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas e vendê-los
como escravos.
b)
Bandeirismo minerador:
R
– Partiam também da Vila de São Paulo e tinham o
objetivo de procurar ouro e pedras preciosas.
c)
Bandeirismo contratado:
R
– Partiam de Salvador, Olinda e Recife para combater e
submeter à escravidão os indígenas que se opunham à conquista do interior, além
de ter a missão de capturar negros escravizados que tinham fugido das plantações
e destruir quilombos.
11.
No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motoras” da
construção do espaço. Que outras culturas são essas?
R
– A cultura do cacau no sul da Bahia, a cafeicultura no
Rio de Janeiro e em São Paulo e a extração do látex na Amazônia para a
fabricação de borracha.
12.
Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri Qual a finalidade
desse tratado?
R
– Acertar as fronteiras entre as terras portuguesas e
espanholas na América do Sul.
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