terça-feira, 7 de novembro de 2023

 REGIÃO NORTE –  EXERCÍCIOS COM RESPOSTAS

01. Diga por quem a Região Norte é formada.

R – É formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

02. Explique qual é a área da Região Norte conhecida como Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia.

R – A Amazônia, a área de abrangência da Floresta Amazônica, ultrapassa os limites da Região Norte e avança por vários países da América do Sul.

03. Explique para que foi criada pelo governo brasileiro, a área conhecida como Amazônia Legal.

R – Para promover o desenvolvimento social e econômico da região correspondente à Amazônia Brasileira.

04. Até o ano de 1800, a expansão exploratória teve como motivação a busca das chamadas drogas do sertão e a captura dos indígenas para evangelização e escravização. Diga quais eram as drogas do sertão.

R – Cravo, canela, baunilha, pimenta, cacau, entre outras.

05. Do final do século XIX ao início do século XX, o extrativismo na Região Norte atraiu muitos migrantes, principalmente nordestinos, o que aumentou o índice de ocupações. Nesse período, quais eram os produtos mais exportados pelo Brasil?

R – A borracha natural, produzida do látex extraído das seringueiras, e o café, no Sudeste.

06. Na década de 1950, o governo brasileiro começou a tomar algumas medidas para integrar a Amazônia ao restante do país e, assim, intensificar sua ocupação na década de 1960 e 1970, os governos militares abriram estradas na região para ampliar as ações de ocupação. Explique quais foram as consequências negativas dessa atitude do governo.

R – A abertura dessas vias impactou fortemente o meio ambiente ao longo das rodovias. Além disso, intensificou a exploração dos recursos naturais e os conflitos por terras entre os migrantes vindos de outras regiões do país e os habitantes locais.

07. Cite exemplos de obras e projetos criados para o desenvolvimento da Região Norte.

R – Criação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), mais tarde substituída pela Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

08. Explique o que é a Floresta Amazônica.

R – É uma floresta pluvial, típica de ambientes úmidos e com temperaturas médias elevadas, que abriga grande variedade de espécies.

09. Explique como se caracteriza o extrativismo na Amazônia.

R – O extrativismo realizado pelas comunidades tradicionais influencia o modo de vida de grande parte da população, que obtém sua sobrevivência com a coleta de frutos, sementes e outros produtos da floresta, além da caça e da pesca.

10. Explique como se caracteriza o relevo da Região Norte.

R – Na Região Norte predomina um relevo de baixas altitudes, que corresponde às depressões amazônicas e às planícies ao longo dos grandes rios.

11. Explique como se caracteriza o subsolo da Região Norte.

R – O subsolo é rico em minérios e conta com grandes reservas – a reserva de ferro da região é considerada a maior do mundo.

 

12. Explique como ocorre o processo de exploração mineral na Região Norte, conforme solicitado a seguir.

a) Minério de ferro: Extraído principalmente na Serra dos Carajás, no Pará, é destinado predominantemente ao mercado internacional.

 

b) O minério de manganês: Esgotado na Serra do Navio, mas encontrado na Serra dos Carajás.

 

c) O minério de bauxita: Concentra-se na serra d Oriximiná, no Pará, e é utilizada para extração da alumínia, matéria-prima com a qual se produz o alumínio.

 

d) O minério de cassiterita: Minério cujas principais jazidas estão localizadas em Rondônia, é utilizada na produção de estanho.

 

e) O mineral ouro: Encontrado em áreas de aluvião ou em rochas mineralizadas.

 

f) O mineral gás natural: Concentra-se na reserva de Urucu, em Coari, no Amazonas.

 

13. Em 1967, foram descobertas na Região Norte jazidas de minérios, como cobre, manganês, bauxita, níquel e, principalmente ferro. Em 1980, o governo federal criou o Projeto Carajás. Além da exploração mineral na região, o que mais incluía esse projeto?

R – Incluía a construção de estradas e de uma ferrovia para escoar os minérios e a construção da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, para geração de energia.

 

14. A garimpagem se intensificou a partir da década de 1980, atraindo milhares de pessoas em busca de riqueza. Explique o oque é a atividade de garimpagem.

R – Trata-se de ima atividade que ocasiona problemas de caráter social; é precária a qualidade de vida dos garimpeiros, que vivem em povoados sem nenhuma infraestrutura.

 

15. Explique por que o garimpo também produz impactos ambientais decorrentes da utilização do mercúrio na extração dos minérios.

R – Essa substância tóxica contamina os trabalhadores, os rios, os peixes, os animais silvestres e a população que faz uso das águas da região.

 

16. O clima equatorial úmido é predominante na Região Norte, com médias de temperatura elevadas que contribuem para a alta evaporação e os maiores índices pluviométricos do país. Explique em que contribui esse clima para a região.

R – Esse é um dos fatores responsáveis pelo grande volume de águas da Bacia Amazônica.

 

17. Na Bacia Amazônica circulam cerca de 20% de toda água doce do planeta. As margens de seus rios são ocupadas por Terras Indígenas, comunidades ribeirinhas, vilas e cidades de tamanhos diversos. Explique a importância da Bacia Amazônica para as pessoas que habitam nessa área.

R – Para as pessoas que habitam essas áreas, os rios, além de serem determinantes para a realização de diversas atividades do seu cotidiano, representam fonte de subsistência, pois é deles que obtêm água e alimentos.

 

18. Explique a relação dos moradores da Amazônia com os rios e a vida na Amazônia.

R – Na Amazônia a vida e a economia acompanham os ciclos das águas. Para as comunidades tradicionais, conhecer a dinâmica dos rios é fundamental para torná-los fonte de subsistência.

 

19. Explique a importância da pesca para a população da Região Norte.

R – Os peixes são a principal fonte de proteína animal das populações ribeirinhas. Nos rios da Região Norte, são produzidas 140 mil toneladas de pescados, cerca de 56% da pesca extrativa continental brasileira.

 

20. Explique por que é praticada a agricultura de várzeas na Região Norte do Brasil.

R – Os ribeirinhos praticam a agricultura nas margens dos rios porque o solo, fertilizados pelos sedimentos trazidos nas cheias, é mais rico do que no restante da floresta.

 

21. Explique a importância da Bacia Amazônica para a rede logística da Região Norte.

R – Os rios são um meio eficiente para transportar grandes quantidades de cargas a baixo custo. Além de integrar cidades e regiões no território nacional, eles fazem a integração do Brasil com outros países, através de corredores de circulação de mercadorias.

 

22. Diga quais são as principais causas da devastação da Floresta Amazônica.

R – A extração da madeira, a expansão de áreas destinadas à agropecuária, a urbanização e a construção de rodovias e estradas.

 

 

 

23. A Floresta Amazônica destaca-se pelo número de espécies de seres vivos que abriga. Explique como se encontra a Floresta Amazônica na atualidade.

R – Essa imensa reserva de biodiversidade se encontra ameaçada pela exploração predatória, quer, além de reduzir a vegetação e destruir o habitat de diversas espécies animais, acarreta uma série de problemas sociais que atingem populações quilombolas e indígenas que sobrevivem dos recursos da floresta.

 

24. Historicamente, o desmatamento da Amazônia é considerado elevado. Diga onde se concentra os maiores índices de desmatamento da Amazônia.

R – Concentra-se nas margens sul e leste da Amazônia Legal, do Maranhão ao Acre, no chamado arco do desmatamento.

 

25. Parte da Floresta Amazônica foi devastada para abrir espaço para as atividades agropecuárias, principalmente para os pastos destinados à criação extensiva de gado. Diga onde se concentram os rebanhos bovinos na Amazônia Legal.

R – Se concentram predominantemente na mesma faixa do arco do desmatamento.

 

26. Explique em que consistem as queimadas.

R – A queimada consiste na prática rudimentar de queima da cobertura do solo, a fim de facilitar a limpeza da área para abrir um campo de cultivo ou de pastagem.

 

27. Com o objetivo de ampliar a produção energia no país e promover o desenvolvimento da Região Norte, nas últimas décadas foram construídas hidrelétricas nos rios da Bacia Amazônica. O relevo da Amazônia é formado predominantemente por terrenos de baixas altitudes, geralmente planos. Devido ao essas características, para abastecê-las, é necessário o alagamento de extensas áreas, em muitas das quais vivem comunidades ribeirinhas e grupos indígenas. Explique quais são as consequências para esses povos, a construção das hidrelétricas na região.

R – As populações residentes nesses lugares são removidas e realocadas, desrespeitando sua ligação com o espaço onde vivem, seu modo de vida e suas atividades de sustento.

 

28. Explique o oque busca o chamado desenvolvimento sustentável que representa uma alternativa para o modelo econômico vigente atualmente.

R – Busca reduzir os impactos socioambientais ao explorar recursos de modo controlado, não interferindo na reprodução das espécies nem afetando a biodiversidade.

 

29. Atualmente, muitas empresas, institutos e organizações não governamentais estão implantando projetos de desenvolvimento sustentável que envolvem o reflorestamento e a agricultura de espécies nativas como o açaí. Um exemplo desse tipo de iniciativa é o projeto Reca. Diga por quem foi idealizado esse projeto e em que consiste o mesmo.

R – Foi idealizado por pequenos agricultores, e o projeto consiste em reflorestar áreas devastadas por meio do plantio de diversas espécies vegetais nativas, recriando florestas para exploração sustentável de seus recursos.

 

30. Entre as regiões brasileiras, a Região Norte é a que possui a maior população indígena. Na Amazônia Legal, estão localizados 98,5% das Terras Indígenas do país, distribuídas em 422 reservas, que, juntas, ocupam 111.401.207 hectares – área que corresponde a aproximadamente 22% de toda a Amazônia Legal. Explique como se encontra a situação dessas terras em relação aos nativos da terra e da região.

R – Muitas terras ainda não foram demarcadas devido a interesses econômicos de fazendeiros, madeireiros e mineradores que querem explorá-las comercialmente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário