sexta-feira, 8 de maio de 2020

O urbano, o rural e a economia brasileira.- Atividade domiciliar 2

CONTEÚDO REFERENTE AO 2º BIMESTRE: O urbano, o rural e a economia brasileira.
Nome: ______________________________ Nº: _____ Turma: ______
01. Afirma-se que quando ocorre o desenvolvimento econômico, tanto nas áreas rurais quanto nas regiões urbanizadas, a interdependência entre esses dois espaços costuma intensificar. Explique como isso acontece.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________02. Explique a agropecuária.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
03. O que a pecuária proporcionou historicamente?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
04. Até meados do século XX, a agropecuária foi desenvolvida por meios tradicionais de produção. Explique como essa prática acontecia.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
05. Explique como a partir da década de 1970, a prática da agropecuária moderna passou a tomar cada vez mais espaço no campo brasileiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

O URBANO, O RURAL E A ECONOMIA BRASILEIRA - ATIVIDADE DOMICILIAR 1


EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA – 7º ANO – TURNO: TARDE – PROF.: CASTRO
CONTEÚDO REFERENTE AO 2º BIMESTRE: O urbano, o rural e a economia brasileira.
Nome: ______________________________ Nº: _____ Turma: ______
01. No espaço rural do país, existem pequenas propriedades com culturas desenvolvidas por meio de mão de obra familiar. Geralmente nessas propriedades a produção é destinada a quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. No espaço rural brasileiro existem também grandes propriedades agropecuárias equipadas com maquinários sofisticados e técnicas modernas de produção. Muitas dessas propriedades estão voltadas para qual tipo de produção de gêneros?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Explique como é formado o espaço urbano brasileiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. As atividades econômicas realizadas tanto no campo quanto na cidade estão interligadas. Explique como ocorre a interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. A interdependência entre espaço rural e urbano ocorre com relação às atividades econômicas, mas também com a força de trabalho que vivem em cada um desses espaço. Explique o porquê desse fato.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O URBANP,

sexta-feira, 1 de maio de 2020

quinta-feira, 30 de abril de 2020

A POPULAÇÃO RASILEIRA

ATIVIDADE DOMICILIAR DE GEOGRAFIA - 7º ANO 
A POPULAÇÃO BRASILEIRA - LIVRO - VONTADE DE SABER - FTD - 2ª EDIÇÃO - SÃO PAULO - 2015 - PÁGINA 40

01. O Brasil é um país populoso, ou seja, possui um elevado númeo de habitantes em relação à grande parte dos países do mundo. A população brasileira está entre as maiores do mundo, ocupando a quinta posição entre os países mais populosos do planeta. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, na atualidade, a população absoluta do Brasil, ou seja, o númeto total de habitantes do país é de, aproximadamente 220 milhões de habitantes. Observe atentamente o mapa da página 42 - Países mais populosos do mundo - 2013 e responda o que se pede a seguir:
a) Cite os dez (10) países mais populosos do mundo.
b) Diga qual é o país mais populoso do mundo.
c) Diga em qual continente se encontra a maioria dos países mais populosos do mundo.
d) No continente americano, qual o país que supera o Brasil em população absoluta?

02. Fazemos parte de um povo formado pela miscigenação de diferentes nacionalidades. Essa mistura teve início entre povos indígenas, europeus e africanos, aos quais se uniram, posteriormente, outros povos imigrantes. Aproximadamente até o século XIX, a população do nosso país esteve composta, basicamente, pelos povos nativos, pelos portugueses, que vieram na condição de colonizadores, e pelos africanos, trazidos para realizarem trabalho escravo. As condições nas quais os africanos foram trazidos para o Brasil caracerizou uma migração forçada, pois eles eram capturados em diferentes regiões da África e trazidos como cativos. Entre os anos de 1870 e 1950, muitos imigrantes, provenientes de diferentes países, principalmente da Europa, vieram ao Brasil em busca de oportunidade de trabalho e de melhores condições de vida.
Tomando como referência o texto acima e o conteúdo do livro de Geografia, a partir da página 52 em diante, responda o que se pede a seguir sobre a composição da população brasileira.
a) Explique o significado do termo miscigenação.
b) A população brasileira é formada por três grupos étnicos principais, quais são eles?
c) O nativo (índios) já vivia aqui, os portugueses vieram por conta própria, mas os africanos, como vieram para cá? Explique detalhadamente.  
d) Muitos imigrantes provenientes de diferentes países, principalmente da Europa, vieram ao Basil, entre os anos de 1870 e 1950, em busca de oportunidade de trabalho e de melhores condições de vida. Essa situação foi reflexo de quê?
e) Ao chegarem ao Brasil, os imigrantes desembarcavam em portos e ficavam em hospedarias, de onde seguiam para as localidades em que iriam trabalhar. Explique o que acontecia com esses imigrantes em terras brasileiras.

RESPOSTAS 
01.
a) China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Paquistão, Nigéria, Bangladesh, Rússia e Japão.
b) China.
c) Ásia
d) Estados Unidos.

02.
a) Interação, também chamada mistura, entre diferentes povos, ocasionando a formação de uma nova identidade cultural.
b) O branco europeu, o negro africano e o índio - nativo.
c) As condições nas quais os africanos foram trazidos para o Brasil caracterizou uma migração forçada, pois eles eram capturados em diferentes regiões da África e tratados como cativos.
d) Essa situação foi reflexo das crises econômicas e políticas pelas quais esses países passavam.
e) Em terras brasileirass, um grande número de imigrantes foi trabalhar nas lavourass cafeeiras, em muitos casos substituindo o trabalho antes realizados pelos escravos africanos.


ATIVIDADE DOMICILIAR - MIGRAÇÕES

ATIVIDADE DOMICILIAR - 8º ANO - ARARIBÁ 
MIGRAÇÕES, REFUGIADOS E DIVERSIDADE
01. A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. Isso reforça a imortância de ações que combatam a discriminação, uma vez que a diversidade é uma característica constitutiva dos aspectos demográficos do mundo. 
Explique quais são as discriminações que precisam ser combatidas.


02. A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. No fm doséculo XIX e no início do século XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte, para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades.Explique por que a partir da segunda metade do século XX e do início do XXI, ocorreram muitas muigrações.


03. A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos, como os culturais, religiosos, históricos, artísticos, políticos e econômicos, entre outros. Conhecendo esses aspectos, temos condições de compreender melhor cada sociedade e, inclusive, enxergar a relação entre tais aspectos, diferenciando cada grupo. 
Explique qual o papel das religioões nesse contexto.


04. O que é necessário para avaliar o grau de influência de um idioma?


05. Um aspecto importante no que diz respeito à distribuição populacional são as migrações Essas movimentações de entrada (imigração) ou saída (emigração) de população podem ser internacionais de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país). Ao analisar a dinâmica populacional de u local, devemos levar em conta as migrações e a taxa de crescimento vegetativo. 
Tomando como referência o texto acima e o coneúdo contido na página 52, do livro didático de Geografia, Araribá, 8º ano, Ed. Moderna, 1ª edição, 2015, responda: Os fluxos migratórios fazem parte de quê?


RESPOSTAS


01 - Cultural, étnica ou de qualquer natureza.
02. As religiões além da função espiritua, exercem papel cultural e político.
03 - Em consequência de conflitos e guerras civis.
04. É preciso levar em conta não apenas o número de falantes no paíes de origem, mas seu uso ao redor do planeta.
05. Fazem parte da história da humanidade desde a Pré-História.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

A GRANDE DEPRESSÃO, O FASCISMO E O NAZISMO


A GRANDE DEPRESSÃO, O FASCISMO E O NAZISMO

01. Qual foi a região mais atingida pela Primeira Guerra Mundial?
R – Foi a Europa.
02. Os Estados Unidos saíram da Primeira Guerra Mundial prestigiados e enriquecidos. Explique por quê:
a) Enriquecidos:
R – Porque forneceram armas e alimentos a várias nações europeias.
b) Prestigiados:
 R – Porque a sua participação foi decisiva para o resultado da guerra.
03. Cite os fatores ou elementos que favoreceram a arrancada dos Estados Unidos nos anos que seguiram a Primeira Guerra.
R – Os capitais acumulados durante a guerra e leis estadudinenses que aumentavam os impostos sobre os produtos estrangeiros.
04. Explique por que os anos 1920 ficaram registrados na história econômica dos Estados Unidos da América como os anos felizes.
R – Porque na década de 1920, a produção industrial estadunidense aumentou 64%. Os Estados Unidos eram, de longe, a maior economia do mundo. Para boa parte da população do país, aqueles tempos foram de prosperidade e otimismo.
05. Cite os fatores que ajudam a explicar o excelente desempenho industrial estadunidense.
R – Os altos investimentos em pesquisa científica, o uso de novas fontes de energia e a produção em larga escala.
06. O que levavam as pessoas a consumirem, a comprarem tanto?
R – A confiança na prosperidade e a força da propaganda que chegava aos lares através do rádio.
07. Explique o que é a Bolsa de Valores.
R – Local onde são negociados determinados papéis de empresas e do governo. Os papéis das empresas são chamados de ações e os papéis dos governos de títulos.
08. Explique o que foi a Grande Depressão.
R – Nome pelo qual ficou conhecida uma das maiores crises da história do capitalismo. (1929).
09. A maioria dos historiadores aponta três razões principais para a Grade Depressão. Cite-as.
R – A concentração de riquezas nas mãos de poucos.
- A crise agrícola.
- A concorrência.
10. Explique o que foi o New Deal.
R – Foi uma nova forma de gerenciar a economia dos Estados Unidos.
11. Cie as principais medidas adotadas para a implantação do New Deal.
R – O investimento maciço em obras públicas;
- A destruição dos estoques de gêneros agrícolas como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus preços.
- O controle sobre os preços.
- A diminuição da jornada de trabalho com o objetivo de abrir novos postos de trabalho.
12. Cite uma característica importante do fascismo.
R – É o nacionalismo extremado.
13. Diga o que os fascistas defendiam.
R – Os fascistas defendiam a necessidade de uma nação forte, unida, sem luta de classes, a fim de que a Itália revivesse as glórias do Império Romano.
14. Em 1922, Benito Mussolini liderou um fato histórico. Ele, à frente de milhares de fascistas (os camisas negras), vindos de várias partes da Itália, invadiu a capital italiana.
a) Como ficou conhecido esse fato histórico?
R – A marcha sobre Roma.
b) Quais as consequências para Benito Mussolini?
R – A reação do rei Vitorio Emanuel III foi convidar Mussolini a compor o governo, como primeiro ministro; ele se tornou então o chefe de governo da Itália.
15. Mussolini não usou apenas a força para manter-se no poder, recorreu também à aliança com a Igreja Católica e à propaganda de massas. Em 1929, Mussolini assinou um acordo com o Papa Pio XI, pelo qual reconhecia o Vaticano como Estado independente.  Como foi denominado esse tratado?
R – Tratado de Latrão.
16. Os vencedores da Primeira Guerra Mundial responsabilizaram a Alemanha pelo conflito e a obrigaram a assinar um Tratado em 1919. Por esse tratado, a Alemanha teve de ceder territórios e pagar aos vencedores uma indenização de 132 milhões de marcos (33 bilhões de dólares na época). Que tratado foi esse que a Alemanha assinou?
R – Tratado de Versalhes.
17. O aprofundamento da crise econômica na Alemanha favoreceu, por um lado, o crescimento de socialistas e economistas nas eleições e, por outro lado, abriu caminho para o fortalecimento de partidos que prometiam soluções rápidas e “milagres”. Um desses partidos era o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), fundado em 1919, ano em que admitiu em suas fileiras o ex-cabo Adolf Hitler. Como era mais conhecido o NSDAP?
R – Partido Nazista.
18. Em 1920, o Partido Nazista criou as Tropas de Assalto, encarregadas da segurança do Partido e de eliminar fisicamente seus adversários. Três anos depois, Hitler tentou tomar o poder por meio de um golpe de Estado na cidade alemã de Munique, mas fracassou e foi peso. Na cadeia, ele produziu boa parte de um livro contendo os princípios básicos do nazismo. Quais são esses princípios?
R – A superioridade da raça alemã;
- A necessidade de um espaço vital;
- O antissemitismo.
19. Em janeiro e 1933, Hitler assumiu o cargo de chanceler na Alemanha. Com esse cargo ele passou a ser o que politicamente?
R – Chefe de Governo.
20. Em 1934, o general Paul von Hindemburg é falecido. Hitler assume a presidência com o título de Führar e, no governo, não cumpre nenhuma de suas muitas promessas. Diga quais foram as atitudes de Hitler no poder.
R – Os salários são congelados, a reforma agrária fica só no papel, e os trustes, como o do Grupo Krupp, ganham maior liberdade para agir.


REGIÃO SUDESTE - EXERCÍCIOS


EXERCÍCIOS – REGIÃO SUDESTE
01. A região Sudeste é formada por quatro estados que, juntos, ocupam uma área de aproximadamente 925 mil km², correspondendo a cerca de 11% do território brasileiro. Cite os estados e as capitais da região Sudeste.
R – São Paulo, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Vitória e Minas Gerais, Belo Horizonte.
02. Cite os climas da região Sudeste.
R – Clima tropical típico; clima tropical úmido; clima tropical semiárido e clima subtropical.
03. Cite as forrações vegetais da região Sudeste.
R – Floresta Tropical; Mata de Araucárias; Cerrado. Caatinga; Vegetação litorânea; Campos.
04. Sobre o relevo da região Sudeste, cite as formações serranas dessa região.
R – Serra da Canastra; Serra do Espinhaço; Serra do Mar, Serra da Mantiqueira.
05. Sobre a hidrografia da região Sudeste, cite os rios que a constituem.
R – São Francisco, Paraná; Tietê; Jequitinhonha; Paranaíba; Paraíba do Sul; Paranapanema; Doce e Grande.
06. Em relação aos rios, o que possibilitou a construção de eclusas, viabilizando a conexão entre trechos em desnível?
R – Possibilitou a formação de grandes percursos navegáveis, utilizados como hidrovias.
07. Comente sobre os rios:
a) São Francisco:
b) Paraíba do Sul:
08. O Sudeste é a região mais populosa do Brasil. Houve um crescimento acelerado da população a partir da década de 1950. Esse aumento populacional pode ser explicado por alguns aspectos demográficos. Cite-os.
R – O ritmo elevado do crescimento natural da população;
A vinda de imigrantes para o Sudeste;
A migração interna, ou seja, a vinda de migrantes de outras partes do país para essa região.
09. Grande parte dos imigrantes europeus veio para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Quais os países que mais enviaram imigrantes para o Brasil?
R – Italianos, portugueses e espanhóis.
10. A migração interna também foi importante para o crescimento populacional do Sudeste. Entre as décadas de 1920 e 1970, um grande número de nordestinos, principalmente de quais estados?
R – Dos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.
11. No final do século XX e início do século XXI, o crescimento da população da região Sudeste passou a diminuir. Essa diminuição se deve a dois fatores principais. Cite-os.
R – A redução do crescimento natural da população da região, acompanhando uma tendência nacional da queda nas taxas de natalidade.
- A diminuição da imigração.
12. A redução das migrações internas para o Sudeste aconteceu em razão de vários fatores. Que fatores foram esses?
R – A diminuição das ofertas de emprego e o consequente aumento do número de desempregados nas metrópoles dessa região.
- A atração exercida pelas novas oportunidades de trabalho nas áreas de fronteiras agrícolas nas regiões Norte e Centro-Oeste.
13. O Sudeste é responsável por mais da metade do PIB do Brasil e possui as mais altas taxas de industrialização e urbanização do país. Quais podemos citar entre as razões que explicam essa importante participação no PIB nacional?
R – Seu parque industrial moderno e diversificado, a presença de uma significativa variedade de atividades ligadas ao setor de serviços, como comércio, empresas de telecomunicações, publicidade e instituições financeiras, além da elevada produção agropecuária.
14. Na região Sudeste estão concentrados importantes tipos de indústrias. Quais são essas indústrias?
R – Siderúrgicas, metalúrgicas, mecânicas, alimentícias, extrativas minerais, além das indústrias de alta tecnologia, como informática e aeroespacial.
15. Quais, entre os principais recursos naturais explorados na região Sudeste, merecem destaque?
R – O petróleo e o minério de ferro.
16. Como é conhecida a região localizada na porção central do estado de Minas Gerais, e é a principal área mineradora do Sudeste? Nela estão concentradas importantes jazidas minerais de ouro, manganês, bauxita e, sobretudo, ferro.
R – É conhecida como Quadrilátero Ferrífero.
17. O Sudeste destaca-se não só por seu desenvolvimento urbano-industrial, mas também pelo êxito alcançado na produção agropecuária. Explique por que em várias propriedades rurais do Sudeste tem garantido elevado índice de produtividade, tanto no cultivo de diversos gêneros agrícolas como na criação de animais.
R – Por causa da introdução de um sistema produtivo de alto padrão tecnológico no campo.
18. Com o interesse de expandir cada vez mais o mercado exportador de produtos agropecuários, várias regiões do Brasil estão optando por produzir em extensas áreas agrícolas monocultoras. Na região Sudeste, quais estão entre as principais lavouras cultivadas nessas propriedades?
R – Estão o café, a cana-de-açúcar e a laranja.
19. As agroindústrias localizadas na região Sudeste participam intensamente do crescimento agropecuário regional. Explique o que são as agroindústrias.
R – São indústrias geralmente instaladas no espaço rural. Essas indústrias transformam produtos de origem agrícola e pecuária.
20. O crescimento econômico do Sudeste, gerado pelo desenvolvimento industrial e pela urbanização, foi sem dúvida muito importante para que a região pudesse se destacas nacionalmente. Mas esse progresso também trouxe sérias consequências ambientais. Cite exemplos dessas sérias consequências ambientais comentas no texto.
R – A Mata Atlântica, por exemplo, foi severamente devastada pela agropecuária e pelos processos de urbanização e industrialização. Um problema comum nas maiores cidades da região Sudeste são as enchentes, que provocam inundações em ruas, residências e estabelecimentos comerciais.