segunda-feira, 28 de junho de 2010

GEOGRAFIA GERAL - PRÉ-VESTIBULAR - PROF.: CASTRO

GEOGRAFIA GERAL - PRÉ-VESTIBULAR - PROF.: CASTRO



01 - CONCEITOS

A análise do conhecimento científico é profundamente dinâmica e evolui sob a influência das transformações econômicas e de suas repercussões sobre a formulação do pensamento científico. Atualmente a Ciência Geográfica não apenas descreve a Terra, como também explica e interpreta os fatores físicos, biológicos e humanos que alteram a sua fisiologia.

CONCEITOS DE EMANUEL DE MARTONE
A Geografia é a ciência que estuda a relação entre o homem e a natureza, ou seja, a organização do espaço.
A Geografia é a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos Físicos, Biológicos e Humanos pela superfície da Terra, as causas desta distribuição e as relações locais desses fenômenos.

CONCEITO DE LEVI MARRERO
A Geografia é a ciência que estuda as diferentes paisagens da Terra e as modificações nelas introduzidas pelo homem localizando-as, descrevendo-as, explicando-as e comparando-as entre si.

CONCEITO DE HETTNER
Geografia é o estudo da diversidade regional da superfície terrestre e sua explicação.

NOSSO CONCEITO
A Geografia é um estudo dialético da realidade espacial em que vivemos num compromisso social amplo.

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA

O caráter metodológico da Geografia está em função da aplicação de seus princípios.

Princípio da extensão - Frederico Ratzel
Princípio segundo o qual, deve o Geógrafo, ao estudar um fato ou área, proceder á sua localização e delimitação, utilizando para tanto os recursos da cartografia.
Princípio da Analogia ou Geografia Geral - Karl Riter e Vidal de la Blache
Princípio segundo o qual, delimitada e observada a área deve o Geógrafo compará-la com outras áreas buscando as semelhanças e diferenças existentes.

Princípio da Causalidade - Alexander vom Humboldt
Princípio segundo o qual, deve o Geógrafo explicar as causas do fato ou fatos observados.

Princípio da Conexão ou Interação - Jean Brunhes
Princípio segundo o qual, os fatos Físicos e Humanos nunca agem isoladamente.

Princípio da Atividade - Jean Brunhes
Princípio segundo o qual, a paisagem possui um caráter sempre dinâmico.

CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
As principais correntes de pensamento geográfico ou paradigmas da Geografia são os seguintes: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica. Foram formalmente explicitadas a partir do final do século XIX, constituindo uma sequência histórica de incorporações de práticas teóricas, empíricas e políticas que, não excluindo nenhuma delas, apresenta a cada momento um ou dois padrões dominantes. Assim, o Determinismo Ambiental e menos ainda, o Possibilismo não desapareceram totalmente, mas perderam o destaque, sobretudo o Determinismo Ambiental. Por outro lado, a Geografia Crítica é o último modelo a ser incorporado, passando a coexistir conflitivamente com os outros, principalmente a Nova Geografia.
Estas tendências estão fundamentadas, de algum modo, na consideração da Geografia como o saber calcado em uma das três abordagens: homem/meio, o de áreas e os locacionais. Adicionalmente, tem sido adotada uma combinação de duas ou três das abordagens acima referidas. De outro, as correntes fundamentam-se em diferentes métodos de apreensão da realidade. Entre eles, destaca-se o Positivismo, que na sua versão clássica, que na do Positivismo Lógico. O materialismo Histórico e a Dialética Marxista, que dão base ao segmento mais importante da Geografia Crítica, são métodos de incorporação recente à Geografia.
Subjacente a todos os paradigmas há um denominador comum: a Geografia tem suas raízes na busca e no entendimento da diferenciação de lugares, regiões, países e continentes, resultante das relações entre os homens e entre estes e a natureza. Não houvesse diferenciação de áreas, para causar uma expressão consagrada, certamente a Geografia não teria surgido. Estamos falando, pois, do cerne da Geografia, ainda que o seu significado não tenha sido sempre o mesmo. Os conceitos de região e organização espacial estão vinculados a esta ideia básica em Geografia.

DIVISÃO DA GEOGRAFIA
A Geografia pode ser dividida em dois grandes ramos: a Geografia Física e a Geografia Humana.

AGEOGRAFIA FÍSICA é subdividida nos seguintes tópicos principais:
a) Geomorfologia - Estudo das formas do relevo.
b) Climatologia - Estudo dos climas.
c) Hidrologia - Estudo das massas líquidas.
d) Biogeografia - Estudo da distribuição geográfica dos seres vivos e, subdivide-se em Fitogeografia - estuda a distribuição dos vegetais na superfície terrestre; e Zoogeografia, que estuda a distribuição dos animais na superfície terrestre.

A GEOGRAFIA HUMANA é subdividida nos seguintes tópicos principais:
a) Geografia da População - Estudo da distribuição, estrutura e movimentos populacionais
b) Geografia Agrária - Estudo das diferentes formas de ocupação do espaço rural.
c) Geografia das Indústrias - Estudo da distribuição geográfica e dos tipos de indústrias.
d) Geografia Urbana - Estudo das cidades.
e) Geografia dos Serviços - Estudo das atividades ligadas à prestação de serviços, compreendendo o comércio, os transportes, os serviços públicos, a educação e outros.

A GEOGRAFIA NO BRASIL

(...) No Brasil, a produção da Geografia atual revela-nos, salvo uma crítica mais aprofundada do assunto, três grupos composições distintas.
O primeiro grupo é composto pelos considerados geógrafos tradicionais, que na realidade são os retransmissores da Geografia do laissez-faire. Uma geografia eivada por uma ideologia superada em termos do próprio desenvolvimento do modo de produção capitalista. Fazem parte deste grupo aquelas obras e seus autores, obviamente, que apenas limitam-se a vagar do empirismo à reprodução (sem ampliação alguma), de esquemas propostos há décadas passadas pelos geógrafos franceses, ou mesmo anglo-saxãos.
O segundo grupo é formado pelos seguidores da new Geography, e por isso mesmo autointitulados participantes de uma Moderna Geografia. Eivado pelas sequelas da ideologia do capitalismo monopolista, este grupo procura reproduzir (ampliadamente) uma ideologia autodenominada de ciência, que não vai além da reprodução da ideologia das classes dominantes. Ou, por outras palavras, sob o manto santificado do cientificismo, procura-se, agora, fazer uma Geografia a serviço das classes dominantes, sob a égide do capital e do monopólio, procurando-se, com isso, superar o impasse anterior de uma disciplina que, apenas e tão-somente, transmita ideologias superadas historicamente. Desta forma procura-se, na prática, trabalhar para o capital monopolista, autodenominando este trabalho de ciência. (...)
(...) Assim poderíamos inferir que o primeiro grupo é o produtor e o transmissor de uma ideologia da etapa concorrencial do modo de produção capitalista, enquanto que o segundo procura, também, transmitir e produzir a ideologia para a etapa monopolista do modo de produção capitalista.
Cabe esclarecer que o primeiro grupo está aparentemente desconexo no tempo, e o seu papel tem sido o de transmitir ideologias produzidas durante, principalmente, o período de crise da etapa concorrencial do modo de produção capitalista.
É interessante lembrar, também, que a preocupação do segundo grupo, em produzir ideologia agora, na etapa monopolista, também se dá em momento de novas crises da produção capitalista, são, isto sim, verdadeiros agentes do sistema, verdadeiros funcionários do establishment. São eles, pois, os pais da Geografia Oficial.
O terceiro grupo é formado por geógrafos preocupados com uma visão crítica da sociedade. Um grupo que tem procurado criticar a produção da Geografia atual, e os geógrafos, seus autores, aprofundam-se no processo histórico, indo além da Geografia. Ou por outras palavras, chegar à História, não à historiografia. Comprometendo-se com a transformação da sociedade, comprometendo-se com os trabalhadores no processo de formação inevitável que a sociedade se insere. (...) É preciso compreender profundamente essa realidade dos trabalhadores, pois aí estão, certamente, os rumos para uma práxis transformadora. É fundamental, igualmente, ensinar aos filhos hoje e futuros trabalhadores amanhã, não a ideologia das classes dominantes, mas as ferramentas conceituais necessárias à compreensão da sua realidade e da necessidade de sua superação. (...)

FONTE DE PESQUISA:
Manuel Correia de Andrade e Hilton Sette; Editora do Brasil.
Luiz Carlos Nogarolli - Editora do Brasil.
Hirome Nakata e Marcos de Amorim Coelho - Editora Moderna
Diamantino Pereira - Atual Editora.

EXERCÍCIOS DE CLASSE

1.Indique os Princípios Metodológicos da Geografia de acordo com as características abaixo:
a) Localizar o fato geográfico: EXTENSÃO.
b) Buscar semelhanças e diferenças: ANALOGIA.
c) Investigar o caráter dinâmico dos fatos: ATIVIDADE.
d) Buscar os "porquês" dos fatos: CAUSALIDADE. 
e) Buscar o elo ou ligações entre os fatos: CONEXIDADE. 

2.Identifique a corrente de pensamento a que se refere as ideias abaixo:
a) O homem é um ser submisso à natureza, sendo que a natureza determina seu comportamento.
R - Determinismo ambiental.  
b) Para compreender a Organização do Espaço é preciso buscar entender os Agentes da Organização Espacial (Donos do capital).
R - A Nova Geografia ou Quantitativista. 
c) O Espaço Geográfico deve ser estudado a partir da delimitação de áreas.
R - Método Regional. 
d) O objeto de Estudo da Geografia é o caráter variável da superfície terrestre.
R - Método Regional. 
e) O homem é o principal Agente da Organização Espacial.
R - Possibilismo geográfico. 
3.Qual é:
a) O principal fundamento da Geografia Tradicional?
R - Estudar o espaço geográfico sem levar em consideração ação humana.
b) O principal fundamento da Geografia Crítica?
R - Estudar o espaço geográfico levando em consideração a ação humana, tendo como referência a Divisão Internacional do Trabalho.
c) O principal divulgador do Determinismo?
R - Frederick Ratzel.
d) O principal divulgador do Possibilismo?
R - Paul Vidal de la Blach.
e) O local onde surgiu o Determinismo?
R - Na Alemanha.
f) O local onde surgiu o Possibilismo?
R - Na França.
4. De acordo com a Divisão da Geografia, o que estuda:
a) Os vegetais?
R - A Fitogeografia.
b) Os Oceanos?
R - A Oceanografia.
c) Os rios e lagos?
R - A Hidrografia.
d) Os animais?
R - Zoogeografia. 
e) A distribuição populacional?
R - A Demografia.
f) Os sistemas fundiários?
R - A Geografia Agrária. 
g)As cidades?
R - A Geografia Urbana. 

5.Associe, corretamente no que se refere aos Princípios Metodológicos da Geografia.
1. Extensão ( ) Ligações entre os fatos.
2. Analogia ( ) Localizar.
3. Causalidade ( ) Dinâmica dos fatos.
4. Conexidade ( ) Porquês.
5. Atividade ( ) Comparar os fatos.
A sequência correta de cima para baixo é:
a) 4 - l - 3 - 2 - 5;                                              c) 4 - 3 - 1 - 5 - 1;
b) 4 - 1 - 5 - 3 - 2;                                             d) 4 - 5 - 1 - 3 - 2.

6. O estudo dos sistemas fundiários e dos processos de deposição sedimentar, constituem objeto respectivamente de:
a) Geografia da População e Hidrografia.
b) Geografia Agrária e Geomorfologia.
c) Geografia dos Serviços e Biogeografia.
d) Geografia Agrária e Climatologia.

7. As noções de fato geográfico e de espaço geográfico são, respectivamente, objetos de estudo da:
a) Geografia Geral e Geografia Regional.
b) Geografia Física e Cartografia.
c) Geografia Humana e Geografia Econômica.
d) Geografia Geral e Geografia Biológica.

8.Marque a opção incorreta a respeito da Geografia:
a) Os horizontes geográficos foram aumentando pouco a pouco com o passar dos tempos.
b) A Geografia não se preocupa com o comportamento do homem no meio.
c) A Geografia, principalmente a Geografia Moderna, estuda as relações entre os fatos físicos e humanos.
d) Desde seus primórdios a Geografia foi usada no dia-a-dia em coisas práticas.

9. Marque a opção verdadeira:
a) Os princípios da Geografia marcam o apogeu da Geografia Descritiva.
b) A Geografia Descritiva não tem nenhuma importância para a Geografia Moderna.
c) Geógrafos franceses, americanos e alemães não deram quase que nenhuma contribuição à Geografia Moderna.
d) Podemos dizer que foi no início da Idade Contemporânea que a Geografia sofreu uma importante transformação.

10. Marque a opção incorreta:
a) A palavra Geografia etimologicamente quer dizer descrição da Terra, sendo pois
bastante resumida esta expressão.
b) É a observância de seus princípios metodológicos que conferem à Geografia o
caráter de ciência.
c) Os principais princípios da Geografia são três: atividade, analogia e extensão.
d) A Geografia não possui ciências afins.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS
1. Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens,
assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
a) (  F ) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
b) ( F ) O Determinismo Geográfico de Ratzel, surge como resposta ao Possibilismo de
Vidal de la Blache.
c) ( V ) O espaço geográfico tem uma dimensão histórica e, portanto, devemos considerá-
lo na sua relação temporal.
d) ( V ) A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje,
pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo
compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.
e) ( V ) A sala onde você está analisando estes exercícios contém natureza transformada
pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu
redor e perceberá isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social
sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.

2. Considerando o tratamento dado à questão do subdesenvolvimento, pelas
Escolas Geográficas, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for
falso.
a) ( V ) Na Escola Determinista, a questão do subdesenvolvimento coloca-se como
resultado dos condicionantes naturais.
b) ( F ) Na Escola Possibilista, a superação do subdesenvolvimento dar-se-á após o
contato com a civilização.
c) ( F ) A adoção de políticas de industrialização não era considerada pela Escola
Quantitativista, ao tratar da possibilidade de Superação do subdesenvolvimento.
d) ( V ) Na Escola da Geografia Crítica, a questão do subdesenvolvimento é vinculada à
situação da dependência e exploração existente entre países.

3. No que diz respeito à relação entre as escolas da Geografia e a legitimação
de interesses de determinados Estados-Nações, assinale V para o que for
verdadeiro e F para o que for falso.
a) ( V ) O Determinismo Geográfico serviu para legitimar a política expansionista
bismarckiana - na Alemanha.
b) (  V ) O Possibilismo Geográfico, embora utilizando-se do discurso da neutralidade
científica, atendia aos interesses da França, ao contrapor à política expansionista bismarckiana e a viabilizar a política colonialista francesa na África e na Ásia.
c) (  V ) A Nova Geografia (Geografia Quantitativista), no pós-45, escamoteia a realidade vivenciada pelos países subdesenvolvidos, ao afirmar que a situação de pobreza e miséria existente é um estágio superável a partir da adoção de políticas de planejamento eficazes.
d) ( F ) A Geografia Crítica segue os mesmos postulados da Geografia Tradicional e da Nova Geografia.
e) ( V ) A Geografia Crítica desmascara a Geografia Tradicional e a Nova Geografia ao
demonstrar o papel da Geografia na legitimação dos interesses das classes hegemônicas.

4. (UFC) "A fome é uma criação humana. Não resulta de condições naturais adversas,
tampouco é conseqüência do crescimento populacional do Terceiro Mundo ou do fato
de que 'o pobre não sabe alimentar-se', idéias estas bastante difundidas e
largamente utilizadas para mascarar a realidade.
A fome não é somente um grave problema biológico, é fundamentalmente um sério
problema político, econômico e social".
(ADAS, Melhem, In: A FOME: CRISE OU ESCÂNDALO? SP, Ed. Moderna, 1988)
A citação anterior corresponde a uma análise feita por um geógrafo vinculado à
Geografia Crítica. Comparando-se os postulados da Geografia Crítica com os
postulados das diversas subdivisões e escolas da Geografia, assinale V para o que
for verdadeiro e F para o que for falso.
a) ( ) A fome e a miséria existentes no mundo não são resultados da influência do
meio sobre o homem, conforme apontam as teses deterministas ao não considerarem a
relação homem-homem.
b) ( F ) Em Geografia Agrária a análise do problema (a fome) deve desconsiderar a
estrutura fundiária, pois a concentração de grandes extensões de terras, nas mãos
de uma minoria, não contribui para agravar a fome no Terceiro Mundo.
c) ( ) Relacionar o problema da fome ao crescimento populacional, como costuma fazer
estudos de Geografia da População pautados em teses malthusianistas e
neomalthusianistas, não elucida a problemática. Importante torna-se considerar
outros elementos significativos como: estrutura agrária, distribuição de renda e
divisão internacional do trabalho.
d) ( ) A Geografia Crítica comunga com à ideia de que a fome resulta, unicamente, da
relação que o homem mantém com o meio. A discussão remete-se, conforme ocorre na
Geografia Tradicional, à questão relativa ao uso irracional dos recursos naturais
pelo homem, não devendo considerar-se os aspectos políticos, econômicos e sociais.
e) ( ) À Geografia - suas escolas e subdivisões, não cabe, nem nunca coube, o
tratamento de problemas dessa natureza.

5. (UFC) Sobre o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia, assinale V ou F.
a) ( F ) Para se compreender a organização do espaço não é preciso entender o modo
como os homens se organizam socialmente, mas sim, entender as determinações da
natureza sobre a sociedade.
b) ( ) O estudo do uso social da natureza interessa à Geografia, na medida em que a
natureza não interfere na organização do espaço.
c) ( ) A relação espaço-tempo não está associada ao movimento de produção e
reprodução do espaço geográfico.
d) ( ) A organização do espaço é resultado das relações que se estabelecem entre
sociedade e natureza, mediatizadas pelo trabalho, ao longo do tempo.
e) ( ) A organização do espaço é função exclusiva do grau de desenvolvimento das
forças produtivas aliada ao capital agrário, urbano-industrial e financeiro.

6. (UFC) No processo de produção do espaço geográfico, segundo uma visão crítica da
Geografia, assinale V ou F.
a) ( F ) Os elementos da natureza (espaço físico) são absolutamente irrelevantes na
constituição da natureza (espaço geográfico).
b) ( F ) As diferentes paisagens resultantes estão integradas e submetidas a uma mesma
dinâmica social.
c) (F ) Os elementos naturais são os verdadeiros determinantes das suas
características essenciais.
d) (F ) Os limites são sempre estabelecidos por aspectos concretos, visíveis na
paisagem.
e) (V ) O trabalho humano é fator determinante.

7. (UFC) Considerando as diferentes concepções teórico-metodológicas da Geografia é
possível afirmar corretamente:
a) Para o Determinismo, o espaço geográfico estrutura-se a partir das relações que
se dão entre o homem e a natureza, comandadas pelo primeiro.
b) Segundo o Possibilismo, as características intrínsecas do meio natural são
responsáveis pelas diferentes formas e níveis de organização da sociedade.
c) Para o movimento de renovação da Geografia, iniciado na década de 70 o espaço
geográfico é produto do trabalho humano.
d) A Geografia Crítica trabalha com o método dialético na análise da especialização
das relações sociais, fazendo uso dos princípios da Extensão e Causalidade
estabelecidos, respectivamente, por Humboldt e Ratzel.
e) A Geografia Física moderna adota o método geossistêmico, o qual compartimenta a
paisagem através da análise isolada do clima, do relevo, da água e do solo.

8. (UFC) As afirmativas abaixo versam sobre questões teórico-metodológicas e de
aplicação da Geografia. Identifique a verdadeira:
a) A origem de diferentes correntes do pensamento geográfico tais como a
Determinista, a Possibilista, a "Teorética", está relacionada às diferentes
formas de dominação político-econômica exercidas pelos Estados.
b) Os espaços geográficos assumem características homogêneas em sociedades
diferenciadas que convivem em um mesmo tempo histórico.
c) Apoiar as nações na ampliação das suas fronteiras políticas é um dos objetivos
básicos da Geografia Crítica.
d) A dimensão tempo é excluída quando se compreende o espaço como produto da ação
humana sobre a natureza.
e) Enquanto as ciências sociais em geral se ocupam da assistência, a Geografia se
detém na observação da aparência, ou seja, nos aspectos visíveis da paisagem.

9. (UFC) Sobre as questões teóricas e de aplicação da Geografia que se seguem é
verdadeiro afirmar:
a) A sistematização da Geografia ocorreu no século XX nos Estados Unidos com o fim
de facilitar a expansão imperialista daquele país.
b) A crítica à Geografia Tradicional e o movimento de renovação da Geografia,
nasceram na França com a criação da Escola Possibilista por Paul Vidal de La
Blache.
c) Para a Geografia Crítica, a produção do espaço geográfico deriva do trabalho
humano e assume formas diferenciadas em função da diversidade de combinações
pelas sociedades dos modos de produzir, circular e pensar através do tempo.
d) A divisão do espaço em regiões, para ação de planejamento, tem reduzido
rapidamente os contrastes econômicos internos dos países do Sul econômico.
e) O Estado desempenha papel de inexpressiva importância no processo de produção do
espaço geográfico.

10. (UFC) A respeito de aspectos conceituais, metodológicos e das tendências da
Geografia, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
a) ( ) A aplicação da teoria geral dos sistemas serviu para melhor focalizar as
pesquisas e para delinear o campo de ação da Geografia.
b) ( ) A Geografia Física tratando da análise integrada dos componentes geo-
ambientais mantém estreita relação com a ecologia.
c) (F ) A organização onde mapas temáticos tem considerado como base a interpretação
de imagens de sensoreamento remoto.
d) ( F) O espaço geográfico organizado é função exclusiva da economia.
e) ( F) A regionalização geográfica é fundamentada em dados naturais isolados.

11.(UFC) Sobre questões conceituais e metodológicas da Geografia, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
a) ( V ) As noções de fato geográfico e de espaço geográfico são, respectivamente, objetos de estudo da Geografia Geral e da Geografia Regional.
b) ( F ) A aplicação do princípio de extensão permite a delimitação e examina causas e consequências dos fatos geográficos.
c) ( V ) Os mapas de escalas pequenas cartografam grandes regiões geográficas possibilitando a delimitação muito generalizada dos fatos representados.
d) ( V ) Os paralelos e meridianos são linhas que unem, respectivamente pontos de mesma latitude e longitude.
e) ( V ) A concepção da região natural leva em consideração as características físicas e ecológicas do espaço geográfico.
f) (  ) Mapas fitogeográficos, geomorfológicos, climáticos, entre outros, constituem exemplos de cartografia temática.

12.(UECE) A ideologia, segundo a qual os povos mais inteligentes e os mais cultos são os das zonas temperadas, enquanto os da zona tropical, em função do clima quente, são mais indolentes, resultando disso o desenvolvimento e o subdesenvolvimento; essa postura é defendida pelo(a):
a) Geografia Crítica;
b) Darwinismo Geográfico;
c) Determinismo Geográfico;
d) Possibilismo Geográfico.

13. (UECE) Identifique a opção em que esteja definido o caráter ideológico assumido pela Geografia, desde o início da expansão territorial do capitalismo moderno:
a) Defensora intransigente de um mundo mais justo, onde o espaço seria organizado para a felicidade das comunidades autóctones.
b) Focalizava o papel das classes sociais na organização do espaço.
c) Sempre adotou uma atitude dinâmica, buscando verificar o papel funcional das áreas no contexto, em prol da igualdade social.
d) Serve de esteio científico para a expansão do capitalismo, oferecendo-lhe maior conhecimento dos espaços e das sociedades de muitas colônias.

14.(UECE) A Geografia estuda as várias dinâmicas que produzem o espaço e explica suas determinações. Considerando esta afirmação, marque a opção que melhor indica os fundamentos dos quais devemos partir para entender a produção e organização do espaço.
a) Fundamentos físicos, demográficos e ambientais.
b) Fundamentos culturais, políticos e sócio-econômicos.
c) Fundamentos físico-geográficos.
d) Fundamentos físicos, geográficos, sócio-culturais e político-econômicos.

15.(UECE) A história da Geografia, como de todas as ciências particulares, passou por fases determinadas pelo pensamento de eminentes Geógrafos. Desse modo, podemos afirmar:
a) A Geografia só teve dois momentos, o do Determinismo e o do Positivismo.
b) Hoje predominam os trabalhos de Geógrafos mais ligados ao pensamento Laplaciano.
c) No último pós-guerra, ficou a Geografia reduzida às postulações da Geografia Quantitativista, um ramo da Geografia Pragmática.
d) Na atualidade, as propostas da Geografia Crítica, como instrumento de liberação do homem, opõem-se às postulações da Geografia Pragmática e às da Geografia Tradicional.

16.(UECE) Sabendo que a Geografia trata do espaço em sua globalidade, cuja construção se deve ao trabalho social, identifique o caráter assumido por cada uma das formas geográficas na classificação dada na coluna dos parênteses, numerando-as segundo a classificação dada na coluna, acima:
(1) Espaço da produção
(2) Espaço da circulação
(3) Espaço das idéias
( 3) Escolas
( 1) Fábricas
( 2 ) Estradas
( 2 ) Praças
( 1 ) Campos de cultivo
( 2) Ruas
( 3 ) Igrejas

A ordem correta da numeração dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 3 - 1 - 2 - 2 - 1 - 2 - 3;
b) 2 - 1 - 1 - 2 - 1 - 1 - 3;
c) 1 - 1 - 1 - 2 - 1 - 3 - 3;
d) 3 - 1 - 2 - 1 - 1 - 3 - 3.


TEMAS
* Bloco Econômicos
* Conflitos Mundiais
* Terceira Revolução Industrial
* Geopolítica

“Alguma coisa está fora da ordem...
Fora da nova ordem mundial”
(Caetano Veloso)


5.Explique os termos abaixo:
a) Produção: Processo que consiste na combinação dos fatores de produção com a finalidade de satisfazer necessidades humanas, em termos de bens ou serviços. É um dos principais processos econômicos e o meio através do qual o trabalho humano gera riqueza.
b) Circulação: É um misto de técnica, economia e política que envolve movimento de pessoas, mercadorias, informes, dinheiro e ideias (patentes, marcas, pensamentos, ideologias etc.)
c) Ideias: Perspectivas históricas, políticas, econômicas, geográficas, geoestratégicas, culturais e sociais, como  objetivo de implementar uma necessidade de consumo, ou domínio, ou pessoal.
d) Dialética: Método de diálogo cujo foco é a composição de ideias que levam a outras ideias. Um jogo de ideias, concepções ou palavras que resulta no embate por serem elas, entre si, diferentes. A arte de de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica. 
e) Positivismo: Corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. 
f) Geografia Tradicional: Valoriza os aspectos físicos enquanto que dinâmica populacional e os fatores históricos são quase que desprezados.
g) Geografia crítica: É uma ramificação ou uma linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelo homem, além de todas as relações sociais. 
h) Determinismo: É a ciência de que o ambiente determina os padrões da cultura humana de um determinado local e seu desenvolvimento social. (O homem é fruto do meio.)
i) Possibilismo: Acredita na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural. (O espaço geográfico oferece as condições, cabe ao homem explorá-las.)
j) Nova geografia: A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa, é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia. 

6. Complete os espaços em branco (Nova ordem mundial)
a) Até o final dos anos 80 o mundo era caracterizado como ________________________ com a Era Gorbarchev e reconstrução econômica conhecida como ________________ e a transparência política __________________________________ o mundo tornou-se _______________________________.
b) Os Principias Blocos Econômicos da Atualidade são: o ________________________ liderado pelos EUA, a ___________________________________________ na Europa Ocidental e a _________________________ liderança pelo Japão.
c) No período da Guerra Fria a disputa entre os Países __________________________era Nos dias de hoje essa disputa é ___________________________________.
d) Hoje o poder sofre um deslocamento dos ________________________ para a ________________ e _________________ das Economias.
e) O Terceiro Mundo representou uma tentativa de ________________________ a ______________ a Nova ordem mundial assinala sua _____________________ em __________________________ que tende a se __________________________ marginalmente aos __________________________________.
f) A Nova Ordem Mundial ergue-se sobre uma _______________________________ que _________________ o alocamento dos capitais no Espaço geográfico.

07. Novos termos foram incorporados à nova realidade que configura a Nova Ordem Mundial explique-os:
Nacionalismo _________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Xenofobia ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Separatismo ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fundamentalismo _________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Tigres asiáticos____________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

01.(UFC) Considerando o tratamento dado à questão do subdesenvolvimento pelas Escolas Geográficas, pode-se afirmar. Marque (V) ou (F)
( ) Na Escola Determinista a questão do subdesenvolvimento coloca-se resultados dos condicionamentos naturais.
( ) Na Escola Possibilista a superação do subdesenvolvimento dar-se –ia após o contato com a civilização.
( ) Na Escola da Geografia Crítica a questão do subdesenvolvimento é vinculada à situação de dependência existente entre países.

02.(UECE) Observe os termos abaixo:
I. Conurbação, polarização, região metropolitana.
II. Regolito, maciço, intemperismo
III. Tundra, Taiga, Cerrado.
IV. Transumância, Turbulência, pirâmide etária
V. Conurbação, crescimento vegetativo, movimento pendular.
Assinale a afirmativa onde encontramos termos referentes a biogeografia e à geografia da população:
a) I e II
b) III e IV
c) III e V
d) II e IV

03.(UNIOFOR) considere as seguintes afirmações:
I. O homem tem seu modo de vida estabelecido pelo meio natural
II. O homem é o agente organizador do espaço
a) I e II são deterministas e se completam
b) I e II são possibilistas e se completam
c) I é determinista, II é possibilista e se opõem.
d) I é possibilista, II é determinista e se opõem.

04.(UECE) Identifique a opção em que esteja definido o caráter ideológico da Geografia, desde o início da expansão territorial ao capitalismo:
a) Defensora intransigente de um mundo mais justo onde o espaço seria organizado para felicidade das comunidades autóctones.
b) Focalizava o papel das classes sociais na organização do espaço.
c) Sempre adotou uma atitude dinâmica, buscando verificar o papel funcional das áreas do contexto em prol da igualdade social.
d) Serve de esteio científico para expansão do capitalismo, oferecendo-lhe maior conhecimento dos espaços a das sociedades de muitas colônias.

06. Assinale a alternativa que apresenta apenas termos referentes à Geografia Física:
a) Débito fluvial, aluvião, invernada.
b) Intemperismo, taiga, regolito.
c) Isóbara, polarização, monções
d) Batimetria, transumância, talude.

07. Associe, corretamente no que se refere aos Princípios Metodológicos da Geografia.
(1) Extensão ( 4 ) Ligações entre os fatos
(2) Analogia ( 1 ) Localizar
(3) Causalidade ( 5 ) Dinâmica dos fatos
(4) Conexidade ( 3 ) Porquês
(5) Atividade ( 2 ) Comparar os fatos.

A seqüência correta de cima para baixo:
a) ( ) 4, 1, 3, 2, 5
b) ( ) 4, 1. 5, 3, 2
c) ( ) 4, 3, 1, 5, 1
d) ( ) 4, 5, 1, 3, 2

08. O estudo dos sistemas fundiários e dos processos de deposição sedimentar, constituem objeto respectivamente de:
a) Geografia da população e Pedologia
b) Geografia Agrária e Geomorfologia
c) Geografia dos Serviços e Biogeografia
d) Geografia Agrária e Climatologia.

8. A burocracia constitui-se numa sociedade rigidamente centralizada e hierarquizada, na qual a cúpula exerce controle sobre os atos dos funcionários e cidadãos em geral.
01. Apego ao formalismo às leis e aos regulamentos escritos.
02. Preocupação com a hierarquia (o chefe tem sempre razão)
04. Descaso para como o público, a população, a clientela.
08. Alto grau de democracia interna.
16. Preocupação com o sigilo administrativo.

O TOTAL SOMADO É:
a) ( )21 b) ( ) 22 c) (x ) 23 d) ( ) 24 e) ( ) 25

9. No que se refere às correntes de pensamento Geográfico, marque a proposição errada:
a) ( ) O determinismo transfere aos elementos naturais a capacidade ou não de progressos dos povos.
b) ( ) No possibilismo está contido o caráter competitivo das classes sociais procurando verificar o papel das relações sociais na organização do espaço
c) ( ) O método Regional estuda a questão da diferença das áreas como objeto de estudo da Geografia.
d) ( )A Geografia teórica encara o subdesenvolvimento como uma etapa necessária superada em pouco tempo.
e) ( ) De acordo com a geografia crítica os agentes da Organização Espacial são os proprietários fundiários, os industriais, os incorporadas imobiliários, etc.

10. As expressões países do Norte e países do Sul, freqüentemente empregados referem-se respectivamente aos países:
a) ( ) Capitalistas e socialistas
b) ( ) Situados ao norte e ao sul do Equador
c) ( ) Ricos e pobres
d) ( ) Da América do Norte e da América do Sul.

12.(UFGO) Sobre o modo de produção capitalista, é correto afirmar que sua base econômica:
I.Está nas mãos do Estados, que determina a distribuição dos bens produzidos.
II.É a propriedade social dos meios de produção
III.Está em poder de uma minoria que detém os meios de produção.
IV.Está em poder da maioria que usufrui os meios de produção.
V.É a propriedade privada dos meios de produção.

Assinale alternativa correta;
a) ( ) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras
b) ( ) Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras
c) ( ) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras
d) ( ) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras
e) ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

13. (UFSC) Considere as seguintes características:
I. Economia de livre empresa individual e livre concorrência
II. Economia descentralizada, dependente de um grande número de decisões particulares, complementares e concorrentes.
III. Um plano estabelecido a priori por organismo governamentais decide a atividade de cada empresa.
IV. Há uma preocupação maior com o auto-abastecimento do que com a especialização em função da intensificação do comércio internacional.
V. Os feitos da ocorrência permitem melhorar a qualidade dos produtos, assim como a queda de seu preço no mercado.

A alternativa que contém apenas caraterísticas da economia socialista é:
a) ( ) II, III e V
b) ( ) I, III e V
c) III e IV
d) ( ) II e V
e) ( ) II, IV e V

14. (UECE) São várias as Correntes de Pensamentos Geográficos ou Paradigmas da Geografia a última corrente a ser incorporada que passou a existir conflitamente com as anteriores foi:
a) ( ) Geografia teórica
b) ( ) Determinismo Ambiemtalismo
c) ( ) Método Regional
d) ( ) Geografia crítico-dialética.

15. (UECE) Assinale a opção que melhor justifique a proposição: A distribuição da renda nacional no terceiro mundo.
a) ( ) pouco influi no nível da população
b) ( ) é explicada pela falta de tecnologia nos setores que interessam a população
c) ( ) é responsável pelas diferenças e pela distância entre as classes sociais
d) ( ) tem contribuído para um melhor equilíbrio das categorias profissionais

16. (UECE) Nos últimos anos a ciência geográfica têm passados por grandes mudanças conceituais e metodológicos. Esse processo evolutivo, já nos fornece a idéia que a Geografia:
a) ( ) deve limitar a estudar os aspectos físicos dos territórios, para sociólogos explicarem a vida de sociedade.
b) ( ) a ciência de base para entender os fenômenos climáticos, como a seca e as enchentes.
c) ( ) busca, a partir das relações entre os homens e deste com a natureza no ocorrer dos tempos, a explicação da organização do espaço.
d) ( ) é a ciência que estuda as relações dos homens com a natureza.

17. A organização espacial é o resultado do trabalho humano acumulado ao longo de tempo. Os principais agentes da Organização do espaço são
a) ( ) a geografia através dos geógrafos
b) ( ) os arquitetos e os engenheiros
c) ( ) os construtores e os ecólogos
d) ( ) o Estado e a Capital.

18. (UECE) A história da Geografia, como todas as ciências particulares, passou por fases determinadas de eminentes geógrafos. Desse modo, podemos afirma:
a) ( ) a geografia só teve dois momentos: o do Determinismo e o do Positivismo.
b) ( ) hoje predominam os trabalhos de geógrafos. Desse modo, podemos afirmar:
c) ( ) no último pós guerra ficou a geografia reduzida às postulações da geografia quantitativa, um ramo da geografia pragmática.
d) ( ) na atualidade, as propostas da geografia crítica, como instrumentos da liberdade do homem. Opõem-se às postulações da geografia pragmática e às da geografia tradicional.

19.(UNIFOR) Considere as seguintes afirmações:
I.“O homem tem seu modo de vida estabelecido pelo meio natural”.
II.“O homem é o agente organizador do espaço”.
De sua análise conclui-se que:
a) ( ) I e II são determinismo e se completam.
b) ( ) I e II são possibilistas e se completam.
c) ( ) I e II são possibilistas mas se opõem.
d) ( ) I é deterministas, II é possibilita e se opõem.
e) ( ) ) é possibilita, II é determinista e se opõem.

20.(UFC-92.2) Modifica no que diz respeito à relação entre as escolas da geografia e a legitimação dos interesses de determinados estados-nações, é verdadeiro afirmar: (marque V ou F )
( ) o determinismo geográfico serviu para legitimar a política expansionista bismarckiana
na Alemanha
( ) O possibilismo geográfico, embora utilizando-se do discurso da neutralidade cientifica, atendia aos interesses da França, ao contrapor-se a política colonialista francesa na África e na Ásia.
( ) A nova geografia ( geografia quantitativista), no pós 45, escamoteia a realidade vivência pelos países subdesenvolvidos, ao afirmar que a situação de pobreza de miséria existente é um estágio superável da adoção de política de planejamento eficazes.
( ) A geografia crítica segue os mesmos postulados da geografia tradicional e d nova geografia.
( ) A geografia crítica desmascara a geografia tradicional e a nova geografia ao demostrar o papel da geografia na legitimação dos interesses das classes hegemônicas.

21.(UECE) “Uma das grandes metas conceituadas da geografia foi justamente de um lado, esconder o papel do Estado bem como o das classes sociais na organização da sociedade e do espaço. A justificativa da obra colonial fio um outro aspecto do mesmo programa (M. Santos)” .
As nações teórico-metodológicas que invertem essas metas conceituadas estão contidas na:
a) ( ) geografia teórica
b) ( ) geografia descritiva
c) ( ) geografia crítica
d) ( ) geografia de percepção

22.(UECE-91.2) A ideologia segundo a qual os povos mais inteligente e os mais cultos são os das zonas temperadas, enquanto os da zona trópica, em função do clima quente, são os mais indolentes, resultando disso o desenvolvimento e o subdesenvolvimento, essa postura é defendida pelo (a):
a) ( ) geografia crítica
b) ( ) darwinismo geográfico
c) ( ) determinismo geográfico
d) ( ) possibilismo geográfico

23.(UECE) Identifique a opção que esteja definido o caráter ideológico assumido pela geografia, desde o início da expansão territorial do capitalismo moderno:
a) ( ) defensora intransigente de um mundo mais justo, onde o espaço seria organizado para felicidade das comunidades autóctones.
b) ( ) focalizava o papel das classes sociais na organização do espaço.
c) ( ) sempre adotou uma atitude dinâmica, buscando verificar o papel funcional das áreas no contexto, em prol da igualdade social.
d) ( ) serve de esteio científico para a expansão do capitalismo, oferecendo-lhe maior conhecimento do espaço e das sociedades de muitas colônias.

QUESTÕES DISCURSIVAS

01. O que é espaço geográfico?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. O que a Geografia estuda? Ela é uma ciência da natureza ou da sociedade?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

3.Relacione as duas colunas:
Identifique os países, colocando nos parênteses as letras correspondente:
(A)separou-se da Republica Tcheca
(B)era parte da antiga Iugoslávia
(C)uma das três nações bálticas que pertenciam à URSS
(D)a verdadeira herdeira da URSS
(E)o país mais atrasado da Europa
(F)único país do continente americano que experimentou o socialismo real.

( ) Albânia ( ) Cuba ( ) Eslováquia ( ) Rússia ( ) Letônia ( ) Eslovénia

4.Observe o enunciado abaixo:
“Todos os povos e países estão cada vez mais independentes, que tudo de importante que ocorreu num lugar do planeta vai ter repercussões nos outros lugares. Trata-se da idéia de “aldeia global”, o que com o desenvolvimento dos meios de transportes e comunicação, com o volumoso comércio mundial, com as empresas multinacionais, etc., a economia e a sociedade mundiais vão se tornando unitárias, isto é, as economias nacionais vão perdendo terreno diante do crescimento da economia mundial. Mas isso não significa que o mundo está ficando igual. Pelo contrário, as diferenças (culturais, por exemplo) continuam a existir ou até, em casos, a se acentuar, e as desigualdades sociais e internacionais continuam a existir e também, em alguns casos, a se tornar ainda maiores”.
A que se refere, as características acima explicitadas?
a) ( ) regionalização
b) ( ) guerra fria
c) ( ) globalização ou mundialização
d) ( ) bipolarização do mundo

05.(FGV-SP) Assinale a alternativa correta:
Determinados países, a fim de controlar seu balanço de pagamento uma política aduaneira que restringe a comercialização de certos produtos, especialmente manufaturados.
Assim procedendo estão:
a) ( ) adotando a prática do livre-cambismo, permitindo o fluxo comercial tributado.
b) ( ) protegendo a indústria nacional, preservando-a da competição com o produto estrangeiro.
c) ( ) optando por uma política fiscal que busca valorizar o mercado interno.
d) ( ) estimulando o capitalismo de mercado, sem abrir mão de direitos alfandegários.
e) ( ) promovendo, indiretamente, as exportações, garantindo o equilíbrio do balanço de pagamentos.

06. Foram países considerados como superpotências militares nas últimas décadas:
a) ( ) China, França, Inglaterra, Estados Unido e União Soviética
b) ( ) Todos os países do Primeiro Mundo
c) ( ) Os países mais avançados do Primeiro e do Segundo Mundo
d) ( ) Estados Unidos e União Soviética
e) ( ) Japão, Estados Unidos e União soviética.

7.A OTAN, que ainda existe mesmo com o fim do Pacto de Varsóvia, engloba:
a) ( ) os Estados Unidos e seus principais aliados militares europeus
b) ( ) a ex-União Soviética e seus principais aliados militares.
c) ( ) o Brasil, a Argentina, o México e o Paraguai.
d) ( ) Oslo, Taipé, Andorra e Nicarágua.

08.(FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
a) ( ) reunir os países socialista como Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental contra a OTAN.
b) ( ) consolidar a influência soviética sobre os países Europa Oriental.
c) ( ) conter a influência soviética sobre os países da Europa Ocidental
d) ( ) consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
e) ( ) consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

09. O termo bipolaridade, que passou a ser intensidade utilizado a partir da Segunda Guerra Mundial, significou:
a) ( ) os dois principais pólos ou centrod se economia capitalista mundial: Japão e Estados Unidos.
b) ( ) o grande peso e importância política-militar que passaram a desempenhar as duas superpotências como líderes de seus blocos de aliados.
c) ( ) a descoberta dos pólos do nosso planeta: o Norte e o Sul
d) ( ) uma forma de regime político onde há o equilíbrio entre dois poderes: Executivo e o Judiciário
e) ( ) a divisão do mundo atual entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.

10. É incorreto afirmar:
a) ( ) há interpretação cada vez maior dos interesses militares com inúmeros setores da grande indústria, que forma o chamado complexo indutrial-militar
b) ( ) os dois principais começaram a caminhar rapidamente para seu final a partir de 1989
c) ( ) com a política da perestroika na União Soviética e com a crise no mundo socialista, a guerra fria se intensificou
d) ( ) a bipolaridade pilítico-militar e até econômica das últimas décadas vem cedendo lugar a uma multipolaridade
e) ( ) a ideologia da guerra fria, segundo a qual haveria uma oposição entre capitalismo (representado em especial pelos Estados Unidos) e socialismo (que teria na União Soviética o seu grande modelo), encontra-se praticamente morta.

11.(UNESP-SP) Considere as afirmações abaixo:
O fim do mundo bipolarizado e da guerra fria não significou o fim dos conflitos e tensões internacionais. Atualmente, os confrontos se reveste mais de um conteúdo comercial, tecnológico e financeiro do que político-ideológico., Na chamada “nova ordem mundial”, três grandes pólos controlam a riqueza e o desenvolvimento técnico-científico deste final do século.
Considere os três pólos que estão comandando a globalização da economia mundial. É correto afirmar:
I. Estas três pólos ou centros mundiais de poder são os Estados Unidos. A União Européia e o Japão. As conseqüências para os interesses nacionais são: em primeiro lugar, o final da bipolaridade e da oposição Leste-Oeste, que justificava intervenções norte-americanas ou soviéticas em nações frágeis: em segundo lugar, o avanço da globalização e a formação de blocos ou mercados supranacionais, importantes anos 90 e fundamentais para o desenvolvimento de qualquer economia nacional.
II. A ONU vem se fortalecendo após o fim da bipolaridade, pois não há mais as duas superpotências com direito a veto no Conselho de Segurança, que sempre resoluções importantes dessa organização nas última décadas e, além disso, a globalização aumenta a necessidade da discussão internacional dos problemas comuns da humanidade.
III.Os Sete países mais ricos – Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá – também saíram fortalecidos na nova ordem mundial, pois esses sete países Grande capacidade de investimentos e de conceder empréstimos às economias em crise, e o poderio econômica ficou mais importante ainda com o final; da guerra fria e a ameaça de uma Terceira Guerra Mundial. Daí vários autores afirmarem que os grandes atuais seriam político-militares e sim econômicos.

a) ( ) apenas I
b) ( ) apenas II
c) ( ) apenas III
d) ( ) todas
e) ( ) I e II

12.(FUVEST) O aproveitamento da Bacia Platina para a produção de energia hidroelétrica interessa aos países que compõem o Mercosul. Considerando a posição geográfica dos mesmos, pode-se afirmar que:
a) ( ) Argentina e Uruguai são privilegiados porque aí os rios têm escoamento mais regular.
b) ( ) Argentina e Chile obtêm a sua energia graças aos cursos d’água que descem do s Andes.
c) ( ) A Bolívia em melhor situação por ter parte de seu território na Bacia Platina e aparte na Bacia Amazônica.
d) ( ) Brasil e Paraguai são favorecido por estão nos altos cursos, onde o potencial é maior.
e) ( ) Uruguai e Paraguai não podem obtêm energia hidroelétrica porque seus rios são de planície.

13. (VUNESP) No contexto econômico mundial, a situação típica da América Latina durante os anos 80, e que permanece no Brasil, apresenta algumas características negativas.
Assinale a alternativa que melhor expressa essa situação.
a) ( ) escassez de recursos naturais, baixas taxas de densidade demográfica. Alta inflação, estagnação econômica e grande percentual de população ativa.
b) ( ) elevadas taxas de densidade demográfica, desemprego, população eminentemente rural, agricultura irrigada e divida externa elevada.
c) ( ) abundância de recursos naturais, altas taxas de densidade demográfica, altos salários reais, distribuição igualitárias de renda e baixas índice de analfabetismo.
d) ( ) altos níveis de industrialização, baixas de mortalidade infantil, dificuldade na manutenção do regime democrático, predomínio de grandes propriedades rurais e escassez de recursos hídricos.
e) ( ) alta inflação, dívida externa, estagnação econômica, concentração de riquezas, desemprego e dificuldade na manutenção do regime democrático.

NAS QUESTÕES DE 14 A 19 , ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

14. Qual é o país que se destaca em nível mundial pela vanguarda na introdução do robôs nas firmas?
a) ( ) Estados Unidos
b) ( ) Japão
c) ( ) Rússia
d) ( ) Alemanha
e) ( ) Inglaterra

15. Uma das técnicas da biotecnologia é:
a) ( ) a engenharia genética
b) ( ) a rotação de culturas
c) ( ) a psicultura
d) ( ) a rotação de terras
e) ( ) a aplicação racional dos agrotóxicos

16. A transição do fordismo para o capitalismo social, que ocorre com o avanço da revolução técnico-científica, implica uma passagem
a) ( ) do taylorismo para o fordismo
b) ( ) da linha de montagem para a produção flexivel
c) ( ) do taylorismo para o consumo de massa
d) ( ) do capitalismo competitivo para o monopolista
e) ( ) do controle de quantidade para a produção sem controle.

17. Qual é o elemento de base para uma pesquisa científica e tecnológica de ponta?
a) ( ) construir ótimos edifícios para sediar laboratórios
b) ( ) dar volumosas verbas parar os órgãos burocrático encarregados de fiscaliza a pesquisa em geral.
c) ( ) dar um ótimo ensino de massa, do primário ao universitário
d) ( ) importar cientistas russos que recebem baixos salários e colocá-los para trabalhar na fabricação de armamentos
e) ( ) investir pesadamente na agricultura.

18.Podemos definir melhor a mão-de-obra da Terceira Revolução Industrial como:
a) ( ) operários especializados
b) ( ) técnicos de nível médio
c) ( ) força de trabalho barata
d) ( ) peões que trabalham 14 horas ao dia
e) ( ) funcionários qualificados.

19.São Indústrias de ponta na Terceira Revolução Industrial:
a) ( ) a petroquímica, a automobilística e a siderúrgica
b) ( ) a metalúrgica, a de construção civil e a naval
c) ( ) a informática, a microeletrônica e a biotecnologia
d) ( ) a elétrica, a eletrônica e a têxtil
e) ( ) a alimentícia, a de bebidas finas e a de cosméticos.

20.São características da revolução técnico-científica ou Terceira Revolução Industrial:
a) ( ) a hegemonia dos Estados Unidos e a predominância do petróleo como fonte de energia essencial
b) ( ) a forte presença da pesquisa científica e da tecnologia moderna, a substituição do petróleo por outras fontes de energia e o final da hegemonia econômica dos Estados Unidos
c) ( ) a hegemonia do Japão na economia mundial, a substituição do petróleo pela energia solar e a substituição da mão-de-obra desqualificada por uma força de trabalho técnico de nível médio.
d) ( ) uma nova hegemonia da Europa, a continuidade do petróleo como fonte de energia básica e indispensável e o subdesenvolvimento de amplas áreas do Norte (América do Norte, Leste da Ásia e ex-URSS).
e) ( ) o final da guerra fria e a ascensão da China como nova potência do mundo socialista, que continua a disputar terreno com o capitalismo.

1. UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DOS CONFLITOS MUNDIAIS
De um modo geral os conflitos são resultantes de uma série de aspectos da natureza política, econômica e cultural. Essas crises tem como pano de fundo a grande complexidade em que vivem as nações, os interesses que as contemplam e a busca pela dominação e controle de espaços, de pessoas e de idéias.
Fazendo-se uma análise detalhada das causas dos conflitos mundiais, vale destacar as seguintes:
Nesse contexto, os conflitos revelam o papel dos interesses econômicos e políticos das nações e a proposta geopolítica em meio as diversas diferenças existentes nos países a nível interno e externo.
A nível de compreensão geográfica dos conflitos vale compreender o papel da geopolítica nas relações entre países e nações, assim a Geopolítica corresponde a forma através das quais os Estados Unidos fazem sua política ao nível geográfico e especial. O grande elemento de compreensão da política está presente no poderio de cada país bem como as diversas estratégias utilizadas pelo Estado para manter ou reforçar seu poder em escalas local e internacional.
O poder entre nações e o significado de grande potência tem mudado consideravelmente nos dias de hoje, nesse momento não são apenas o poderio militar e econômico que estão em pauta, aumenta nesse sentido o valor da tecnologia e do desenvolvimento econômico e científico das nações.

2. ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS CONFLITOS

FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

Termo associado à ideia de radicalismo religioso e político, rejeição do espírito leigo e materialista, crítica tudo que é estranho às próprias raízes religiosas étnicas e culturais. Possui duas dimensões: No nível religioso, consiste na revalorização da doutrina e das práticas tradicionais, com finalidade aos textos sagrados, ao nível político procura resgatar o estado teocrático, resultante a supremacia do sagrado profano e subordinado toa a vida social às normas religiosas.
Teve seu apogeu no final dos anos 70 com a Revolução Iraniana, suas maiores manifestações são o Fundamentalismo islâmico que prega ruptura com cultura ocidental e o Fundamentalismo judaico que busca a restauração de Israel e a sua consolidação com a religião.
O Fundamentalismo religioso contribui claramente para a instabilidade do oriente médio e agravou as divergências entre o Ocidente e o Oriente.
Organização para libertação da Palestina (OLP) – Grupo político guerrilheiro fundado com o objetivo de formar um estado palestino na parte do território ocupado por Israel.
Movimento sionista – Movimento surgido na Europa no século XIX que prega a criação de um pais livre e sem perseguições aos judeus.
Anti-Semitismo - Altitude hostil para com os judeus.
Intifada – Revolta dos palestinos contra a ocupação Israelense na faixa de gaza e na Cisjordânia crise pelas más condições de vida dos árabes nos territórios ocupados e ao surgimento de uma nova geração de palestinos.
Hamas – Grupo guerrilheiro de extremistas judeus islâmicos.
Ira ( Exército Republicano Irlandês) – Grupo que luta pela independência da Irlanda do Norte, movimento decorrido nacionalismo católico irlandês, caracterizado por uma persistente campanha terrorista contra alvos britânicos militares e civis no Ulster e na Inglaterra.
Nacionalismo – Luta de grupos nacionais pela sua independência e autonomia, caracteriza-se pela luta de ,minorias nacionais contra o domínio de Estado controlados por grupos nacionais hegemônicos.
Sinn Fein – Braça Político do Irã ( Exército Republicano Irlandês)
Parti Quebecóis – Força Política d Província de Quebec, Oscilando entre o autonomismo radical e o separatismo.
Guerra dos Seis Dias – Conflito que assinalou o Apogeu do Expansionismo de Israel,
Guerra do Yom Kippur – Ofensiva do Egito e da Síria Israel no feriado judaico do dia do Perdão.

POLÏTICA:
Desde a dissolução da União Soviética em 1991, o contexto geopolítico mundial é marcado eclosão de violentos conflitos étnicos e separatistas. O enfrentamento de duas poderosas nações-Estados Unidos e URSS-dá lugar a inúmeras luta armadas, que tem como estopim motivos nacionalista, religiosos e de raça. Além de países do Leste Europeu, explodem na África combates entre tribos historicamente rivais.

PRINCIPAIS CONFLITOS:
De acordo com critério do Wold Priorities, Instituto independente norte-americano, um conflito deve ser considerado guerra quando envolve um ou mais governos e causa mais de mil mortes por ano. Atualmente as guerras violentas acontecem no Afeganistão, Angola, Argélia, Azerbaidjão e Armênia, Bósnia-Herzegóvina, Burundi, Chechenia, Geórgia, Iêmen, Ruanda, Saara Ocidental, Somália, Tadjiquistão e Timor
Afeganistão – Grupos muçulmanos rivais travam uma guerra pelo poder depois de terem derrubado o governo pró-soviético em 1992. O país se desagrega em vários zonas denominadas por diferentes chefes militares. No começo de 1993, oito facções firmam um acordo de paz. O moderado Burhanunddin Rabbani assume a presidência e o fundamentalista Zulbuddin Hekmatyar se torna primeiro ministro. Mas os conflitos continuam e Hekmatyar se demite no fim do ano. Ele passa a apoiar o general Uzbeque Abdul Rashid Dostam, cujas forças atacam a capital, Cabul, e desde o começo de 1994 tentam força a renúncia de Rabbani. Mais de 2 milhões de pessoas morrem durante os anos de conflitos existem 6 milhões de refugiados afeganes.
Angola – Desde 1975 a Unita e o Mpla se enfrentam pelo governo do país ( um acordo assinado m novembro de 1994 MPLA (Movimento Nacional pela Independência Total de Angola, governista) e a guerrilha Unita (União Nacional pela Independência Total de Angola) aponta para a solução de uma guerra civil dura mais de 19 anos e deixa 500 mil mortos.
Argélia – A frente Islâmica de Salvação (muçulmanos fundamentalista) mantém em 1994 sua ofensiva contra o governo militar do general Liamen Zeroual, com assassinatos e seqüestros. A guerra civil começa em janeiro de 1992, quando o governo anula eleições vencidas pelo FIS, e já tem 10 mil mortos.
Azerbaidjão e Armênia – Desde 1988 Armênia e Azerbaidjão disputam a posse da região de Nagomo Karabakn, habitada por uma maioria armênia cristã, mas localizada no centro do território azeri (de maioria muçulmana). A guerra já causou 23 mil mortes. Em1994 as forças favoráveis à União à Armênia avançam e dominam 20% do território azeri.
Bósnia – Herzegóina – A presença de 15 mil soldados das forças de paz da ONU não impede a comunidades da guerra, iniciada por rebeldes sérvios em abril de 1992, quando a Bósnia declara independência da ex-Iuguslávia. Ameaças da ONU e da OTAN Levam à declaração de cidades muçulmanas sitiadas como “áreas seguras” e à imposição de um cessar-fogo nesses locais. Mas as violações dos acordos por partes dos sérvios são constantes. Em 1994 os sérvios voltaram a recusar um plano de paz apoiado pela comunidade internacional e mantém a política de “limpeza étnica” nos territórios sob seu controle. O conflito já deixa mais de 200 mil mortos, a maioria muçulmana.
Burandi – Conflitos mais violentos entre hutus e tutsis ocorrem no Burandi desde 1993, quando o primeiro presidente eleito de origem hutu, Melchior Ndadaye, é assassinado por militares tutsis numa frustada tentativa de golpe. Os enfrentamentos entre as duas etnias após o assassinato causam mais de mil mortes. Ao assumir o governo, hutu Cypriem Ntarryamira consegue amenizar a tensão, mas sua morte em abril de 1994 marca o início de novas disputas que o governo provisório de hutu Sylvestre Ntibantunganya não consegue controlar. Os conflitos deixam 150 mil mortos e mais de 800mil pessoas refugiam-se em países vizinhos.
Chechenia – República autônoma da CEL que declara independência da Rússia em 1992. A declaração não é reconhecida e os chechenios entram em choque armado contra a Rússia. Desde então o conflito já registra mais de mil mortes. O governa separatista presidido por Dzhokar Dudayev obtém importante vitória contra as tropas russas em setembro de 1994.
Geórgia – Desde 1990, separatista muçulmanos da Abkhazia enfrentam o governo. Cerca de 10 mil pessoas já morreram nos combates. No começo de 1994 o presidente Eduard Shevardnadze faz concessões à Rússia e obtém apoio para combater os separatistas.
A ofensiva separatista leva Shevardnadze e pedir à ONU o envio de forças de paz. A Geórgia também enfrenta problemas com separatista na Ossétia do Sul.
Iêmen - O Iêmen do Norte (de organização tribal e dominado pelo fundamentalismo islâmico) e o do Sul (ex-marxista) se unificam em 1990. O líder do norte, Ali Adbullah Saleh torna-se presidente do Iêmen e Ali Baidh, do Iêmen do Sul, ocupa a vice-presidência. Mas as divergências religiosas e administrativas não se resolvem.
Al Baidh passa a existir reformas e maior descentralização. Grupos separatistas iniciam guerrilha. Em maio 1994 forças de antigo Iêmen do Sul (parte leste do país) atacam Sanaa, a capital. Na guerra civil, que deixa 29 mil mortos até o final de 1994,as forças leais a Saleh têm vantagem.
Ruanda – As duas principais etnias do país, tutsi e hutu, vivem em conflito desde a formação do país (ver Muno/Nações). A morte dos presidentes de Ruanda, Juvenal Habyarimana, e do vizinho Burundi, Cypriem Ntarrymira, em 6 de abril de 1994, faz explodir a guerra étnica em Ruanda. Os dois morrem na queda do avião e que viajava possivelmente antigo por um míssil, em um atentado. Em relação, tropas de etnia majoritária hutu (à que Habyarimana pertencia) passam a massacrar a minoria tutsi. A guerra civil deixa entre 500 mil e 1 milhão de mortos e mais e 2 milhões de pessoas se refugiaram no vizinho Zaire.
Saara Ocidental – Em relação 1976 a Espanha renuncia ao controle de seu território Saara Ocidental (então chamado de Saara Espanhol), localizado na fronteira sul do Marrocos e rico então enfrenta a oposição acirrada de Frente Polisário pela independência do território. Em 1978 a frente proclama a República Árabe Democrática do Saara (Rads), que em 1984 é reconhecida pela Organização da Unidade Africana. Em 1991 a ONU impõe um cessar-fogo e consegue um acordo para realização de um plebiscito sobre a autonomia do território. A votação tem sido adiada pois não há concordância sobre os termos da eleição e os conflitos continuam.
Somália – Desde 1991, com a queda do presidente Mohamed Siad Barres, o país é palco de uma guerra civil entre elas armados. As últimas tropas norte-americana a Operação Restaurar a Esperança deixam o país em 1994 sem qualquer solução para o conflito. O general Mohamed Aidid, o mais forte dos “senhores da guerra” somalis, tenta sem sucesso promover uma conferência de paz com os rivais em setembro de 1994. A guerra e a fome, provocada pela seca estagnação da produção interna e pela interceptarão, pelos guerrilheiros, das ajudadas humanitárias internacionais, já deixam mais de 1 milhão de mortos.
Tadjiquistão – O governo formado por ex-comunistas ainda depende do acordo de defesa firmado com a dos grupos muçulmanos baseados no Afeganistão, que querem retornar o poder. A Rússia apoia o governo porque tem interesse em ver na região regimes que possam barrar a expansão do fundamentalismo islâmico. Os conflitos, que começam em 1992, já somam mais de 20 mil mortos.
Timor - Território português que se torna independente em 1975 e nesse mesmo ano é anexado pela indonésia. Na anexação, mais de 100 mil timorenses são assassinados. A frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin) resiste à ocupação. Os conflitos causam 200 mil mortes. Negociações entre a ONU, Indonésia e Portugal para discutir sua autonomia não tem obtido resultados. Na mesma situação está Iriam Jaya, anexado pela Indonésia em 1963.Mais de 100 mil pessoas morrem nos enfrentamentos entre o exército indonésio e o Movimento pela Papua Livre.

QUESTÕES DIVERSAS:

01. (UECE-92.1) Identifique o país que, em 1982, para se prevenir contra ataques de inimigos, ocupou uma faixa de terras de 1.000 KM2 ao Sul do Líbano, ponto estratégia idêntico a Golã, tomando desde 1967 da Síria, o mesmo ocorrendo com lado oriental de Jerusalém neste mesmo ano.

a) ( ) Iraque c) ( ) Israel
b) ( ) Egito d) ( ) Irã

02. A cidade que foi escolhida para inicia o processo de autonomia palestina na Cisjordânia foi:
a) ( ) Jerusalém
b) ( ) Bagdá
c) ( ) Beirute
d) ( ) Tel Aviv
e) ( ) Jericó

03. Leia o seguinte texto: “Essa região, segundo o plano de partilha da ONU de 1947 deveria ser parte integrante do Estado árabe da Palestina. Em 1948 / 49 foi incorporada ao Egito, e 1967 foi ocupada por Israel
a) ( ) da Cisjordânia
b) ( ) do Sul do Líbano
c) ( ) da Península do Sinai
d) ( ) da Faixa de Gaza
e) ( ) das colinas de Golã

04. Muitos fatores podem colocar em risco o acordo firmado em setembro de 1993, entre Israel e OLP:

I.A ação de grupos palestinos radicais como o Hamas.
II.A intolerância de grupos judaicos radicais.
III.A existência de colônias judaicos na faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Podem ser considerados fatores de risco à paz:
a) ( ) apenas o item I
b) ( ) apenas o item II
c) ( ) apenas o item III
d) ( ) apenas o item II e III
e) ( ) Todos os itens.

05.(UFC) Sobre os problemas Geopolíticos da América Latina e Ásia é. Marque (V) ou (F):
( ) As lutas e conflitos existem em El Salvador, Honduras e Nicarágua são frutos da política de dominação norte-americana.
( ) Após a Revolução Sandisnista a Nicarágua vem enfrentando séria crise financeira, uma vez que grande parte do orçamento está voltado para a defesa do país.
( ) Até hoje Cuba paga alto preço de Ter sido o 10 país capitalista das América e por isso enfrenta, há mais de duas décadas, pesado bloqueio, por parte do imperialismo americano.
( ) O fato da Coréia, Taiwan, Cingapura e Honduras apresentam dinâmica economia industrial e baixa, permite-se nos considerá-los fazendo parte do bloco dos países desenvolvidos.
( ) A proximidade com a China e a Coréia do Norte representa para a Coréia do Sul uma série preocupação, uma vez que estes países são socialistas.
( ) A Coréia do Norte é altamente depende dos EUA e Japão e por esta razão suas exportações estão sujeitas ao mecanismo das trocas desiguais.

06. (UNICAMP) “Belfast, a cidade onde a influência britânica é visivelmente dominante (...) As lojas estão sempre abertas e cheias, mas nas ruas os soldados britânicos controlam a ordem do passeio público com blindados e metralhadoras (...)”
Folha de São Paulo, 14/10/93)
a)O texto refere-se a que território de influência britânica?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Identifique as causas que conferem ao espaço urbano de Belfast a características descritas . _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. Leia atentamente a seguintes frases:
I.A parceria pela paz causa o temor de uma nova Cortina de Ferro.
II.A parceria pela paz pode ser inaceitável para a Rússia.

a) O que vem a ser a Parceria Pela Paz? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Por que ela causa temores à Rússia? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08.(CESCEM) A Guerra Civil vem se prolongando, em 1976, com grandes prejuízos para o país que anteriormente se mantinha neutro nos conflitos do Oriente Médio. Nela estão envolvidos não apenas grupos internos, como também outros países como a Síria.
a) ( ) Egito
b) ( ) Iraque
c) ( ) Jordânia
d) ( ) Israel
e) ( ) Líbano.

09. (Luís Menechel) As colinas de Golan são uma área de atrito entre Israel e:
a) ( ) Egito
b) ( ) Jordânia
c) ( ) Síria
d) ( ) Iraque

10.(U.F. VIÇOSA) O caráter colonialista da República sul-americana levou-a a uma conflito com um país vizinho. Este país é:
a) ( ) Botusuana
b) ( ) Tanzânia
c) ( ) Angola
d) ( ) Zimabáque
e) ( ) Moçambique


VERIFIQUE SEUS CONHECIMENTOS

01. No que se refere ao processo de globalização, marque certo (C) ou (E) errado:
( ) O processo de globalização homogeneiza totalmente a humanidade, havendo uma completa concordância entre os aspectos sociais, político, culturais e econômicos, a globalização envolve várias questões entre elas a integrações econômicas das nações.
( ) O caminho da integração econômica sofre uma série de problemas tais como o racismo, o xenofobismo, o racismo e o nacionalismo das ideológicas totalitárias.
( ) O aprofundamento das relações comercias e o desenvolvimento dos meios de transportes e comunicação são características do processo de globalização.
( ) A distância entre os países do centro capitalismo mundial e os da periferia tende a crescer a partir do precesso de globalização.

Indique nas opções abaixo , qual a seqüência correta:
a) ( ) E C E C
b) ( ) E C C E
c) ( ) C E C C
d) ( ) E E C C
e) ( ) E C C C

02. Assinale corretamente os conflitos mundiais às suas respectivas características:
( 1 ) Moldávia ( 5 ) Índia
( 2 ) Geórgia ( 6 ) Sri Lanka
( 3 ) Tadjiquistão ( 7 ) África
( 4 ) Croácia ( 8 ) África

( ) Tensão entre o governo nacional e as milícias formadas pela minoria pela Sérvia, que controlam um terço do território do país.
( ) Oposição entre militantes eslâmicos e os partidários de uma democracia aos moldes ocidentais contra dirigentes comunistas apoiados pelo exército russo.
( ) Campanha de grupos extremistas contra a numerosa minoria muçulmana.
( ) Luta separatista na região da Abcásia.
( ) Rebelião Tâmil contra minoria cingalesa

Qual a sequência de cima para baixo:
a) ( ) 4 3 1 5 2 6 d) ( ) 4 3 5 1 2 6
b) ( ) 4 3 7 1 2 6 e) ( ) 4 7 3 1 2 5
c) ( ) 3 4 5 1 6 2

03. Considere as características descritas nas afirmações abaixo selecionadas:
I.Estado Mínimo
II.Cortes do benefício sociais
III.Privatização em massa
IV.Reorientação do papel do Estado buscando uma maior estatização de empresas particulares.
V.Desregualamentação do trabalho.

Quais características citadas fazem parte da estratégia neoliberal:
a) ( ) I, II, III e V d) ( ) I, II, IV V
b) ( ) I, II e III e) ( ) II, III, IV e V
c ) ( ) I, II e V

04. Em que país é mais evidente a prática do neonazismo?
a) ( ) França e Bélgica
b) ( ) Alemanha e Áustria
c) ( ) França e Itália
d) ( ) Alemanha e França
e) ( ) França e Áustria

5.Qual as afirmações abaixo correspondem a características verdadeira acerca do Fordismo?
a)Doutrina de organização do trabalho baseado no controle de tempo de execução de cada tarefa, descrição minuciosa do trabalho economia de gastos e movimentos.
b)Dirigismo econômico
c)Questionamento do estado de bem-estar e das políticas de bem-estar beneficio social.
d)Visa aumentar a produtividade pela estandartização dos produtos, redução de custos e maximização da produtividade com o trabalho altamente especializado.
e)Política de desenvolvimento da indústria a partir de uma maior participação do estado na Economia.

6.A Geografia deve estar sempre atenta a toda e qualquer a manifestação da sociedade é uma ciência de cunho libertário e esclarecedor.
Para cumprir essa missão e geografia vai se utilizar de uma doutrina filosófica, denominada:
a)Liberalismo
b)Positivismo
c)Materialismo Histórico
d)Existencialismo
e)Fundamentalismo

7.Doutrina que tem administrado o sistema capitalista e as bem sucedidas sociedades européias:
a)Liberalismo
b)Neolibelarismo
c)Socialismo
d)Ditadura do Proletariado
e)Social-democracia

8.A quem o desemprego estrutural ou tecnológico atingiu inicialmente?
a)Mão-de-obra qualificada
b)Aos trabalhadores tecnicamente qualificados.
c)Aos trabalhadores manuais.
d)Aos trabalhadores informatizados.
e)Aos trabalhadores qualificados e técnicos cujos ramos produtivos são submetidos pôr outros novos.

9.Doutrina política que ganhou grande importância a partir da revolução Iraniana:
a)Fundamentalismo
b)Xenofobismo
c)Ralismo
d)Intifada
e)Islamismo.

10.Fortes tendências de movimentos nacionalista de fundo étnico e religioso. Afirmações acima refere-se a ( ao):
a)Xenofobismo
b)Neonacionalismo
c)Neo-estruturalismo
d)Existencialismo
e)Neonaleoralismo

QUETÕES DE VESTIBULAR

01.(UECE-97.1) Leia com atenção o texto geográfico J. W. Vesentini.
“A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderúrgicas, as indústrias metalúrgicas, a petroquímicas e a indústria automobilística”.
O texto trata da:
a)primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até pôr volta de 1870
b)segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século passado até os anos 70 do século XX.
c)terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual
d)aplicação de inovações técnicas na produção, sem caraterizar uma periodização das Revoluções Industriais.

03.(UECE) Tomando-se os indicadores econômicos e sociais entre os países, logo veremos que o hemisfério Norte estão os países mais ricos, enquanto no Sul predominam os países pobres os subdesenvolvidos. Marque o que melhor explica esta realidade mundial:
a)o desenvolvimento mundial do capitalismo sempre gerou desigualdade ou um desenvolvimento e combinado
b)no Norte, o clima temperado favorece maior produtividade do trabalho e a geração de maior riqueza
c)os países setentrionais já passaram pela situação de subdesenvolvimento e superaram essa fase com muito esforço e trabalho, o que não ocorre no Hemisfério meridional.
d)O país subdesenvolvido é exatamente o posto do desenvolvido, em todos os aspectos.

04.(UECE) Observando o quadro geopolítico e macroeconômico do final da década de 1980 e início atual, podemos afirmar como correto:
a)apesar das guerras localizadas, a ordem mundial permanece bipolar
b)nesse período, ocorre uma redefinição de fronteiras e a emergência de uma nova ordem econômica-mundial
c)diferentes de segundo pós-guerra, a mudanças agora são pacificas, lentas e superficiais
d)dentro das atuais transformações, mantém-se a hegemonia dos Estados Unidos.

05.(UECE) Uma tendência do processo de globalização, as nações tendem a se agregar em grupos, formando Mercados Comuns; Sobre essa integração econômica é correto afirmar:
a)na América os dois blocos mais importantes se formaram desde a década de 1980
b)dos blocos americanos, o MERCOSUL é o que tem mais se ampliado nos últimos anos
c)a Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – APEC – agrega somente o Japão e os Tigres Asiáticos
d)a formação de Mercados comuns tem reduzido o fluxo comercial do pacífico e intensificado mais o Oceano Atlântico.

06.(ESPECEX) A América Latina apresenta alguns países que, apesar de subdesenvolvimento são industrializados. Entre eles, pode-se citar.
a)Brasil e Peru
b)Argentina e México
c)Argentina e Uruguai
d)Chile e Paraguai
e)Brasil e Equador

07.(EXPCEX) Sobre o NAFTA, acordo norte-americano de livre comércio, é correto afirmar que:
a)observa-se uma acentuação desigualdade sócioeconômico entre o México e os países membros.
b)Pelo acordo, as tarifas alfandegárias entre os países membros deverão ser elevados gradativamente
c)foi assinado logo após a 2a Guerra Mundial
d)os EUA são responsáveis pôr menos de ¼ (um quarto) do Produto Interno Bruto (PIB) do NAFTA.
e)é constituído pelo México, EUA e Chile.

08.(ESPCEX) No final dos anos 80, com a diminuição das animosidade entre os Estados Unidos da Américo e a ex-União das republicas Socialistas Soviéticas, restringiu-se o interesse sobre o países africanos, levando os clãs adversários, existentes nesses países, a lutar pôr espaços e eclosão de uma série de conflitos em vários países africanos. Dentre estes conflitos, destacamos a/os:
a)intensificação dos conflitos raciais na África do Sul, levando o presidente Nelson Mandela a criar os bantustões
b)ocupação de Benin, Togo, Gana e Costa do Marfim por tropas da Nigéria, provocando grande boicote econômico ocidental a este país.
c)luta fraticida entre Egito e Líbia pelo domínio do Mar Vermelho, ligação entre Europa e Ásia.
d)golpes de Estado no Senegal, Mali e Zâmbia, levando estes países a uma guerra civil que matou mais de um milhão de pessoas, apenas no período 1990 a 1992.
e)intensificação das lutas tribais em Ruanda, onde os hutus e os tutsis continuam se exterminando mutuamente.

10.(ESPCEX) Sobre os recursos energéticos no mundo, é incorreto dizer que o/a:
a)carvão mineral é um recurso utilizado na geração de eletricidade e nos processos siderúrgicos.
b)petróleo é oriundo de fósseis marinhos, sendo encontrado em bacias sedimentares.
c)petróleo, apesar de sua importância, é pouco utilizado no mundo atual, devido aos problemas ambientais que causa.
d)energia hidroelétrica é uma fonte d energia renovável, barata, limpa e segura.
e)energia elétrica pode ser gerada também pôr fissão nuclear, sendo seu uso ainda limitado pelos problemas ambientais.

DEMOGRAFIA E ATIVIDADES ESCONÔMICAS
* População Mundial e do Brasil
* Urbanização Mundial e do Brasil
* Agricultura e Pecuária.
* Fontes de Energia no Mundo e no Brasil



I. População: Definindo

População Absoluta ______________________________________________
_________________________________________________________________
População Relativa ______________________________________________
_________________________________________________________________

Censo ___________________________________________________________
_________________________________________________________________

Superpovoamento _________________________________________________
_________________________________________________________________

II. Espaço Urbano

a) Sitio Urbano ____________________________________________________
_____________________________________________________________________

b) Situação Urbana _________________________________________________________
_____________________________________________________________________

c) Função Urbana __________________________________________________________
_____________________________________________________________________

d) Herarquia Urbana ________________________________________________________
_____________________________________________________________________

III. Aglomeração Urbanas:
a)O que é Metrópole?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)O que é Megalópole?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) O que é Conurbação
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) O que é Região Metropolitana?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

IV. Agricultura:

a) Comercial _____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Subsistência_____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Coletivista_____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

V. Pecuária

Intensiva _____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Extensiva ______________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VI. O que são:

a) Posseiros: ______________________________________________________________
_________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Grileiros: ______________________________________________________________
_________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Arrendatários: ___________________________________________________________
_________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Parceiros: ______________________________________________________________
_________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VII. Explique o que são significa Reforma Agrária: _______________________________
_________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EXERCÍCIOS:

1.A partir dos anos 90, com a crise do mundo socialista a divisão em três mundos vem, cedendo lugar a uma outra divisão baseada na oposição ricos e pobres. Trata-se da oposição entre:
a)Leste e Oeste b) Norte e Sul
c) Capitalista e Socialistas d) Ocidente e Oriente
e) Japão e Estados Unidos

2.Qual dos conjuntos não contêm apenas países do sul?
a)Índia, Japão e Austrália e Brasil b) Paraguai, México e Nigéria
c) Paquistão, Kuwait e Brasil d) Argentina, Irã e Panamá
e) Venezuela, Indonésia e Marrocos

3.São características marcantes dos países subdesenvolvidos:
a)Dependência econômica e elevados padrões de vida
b)Dependência econômica e violentas desigualdades sociais.
c)Altas rendas per capita e industrialização intensa
d)Elevada população urbana e grande mecanização rural
e)Planificação Econômica e exportação de bens manufaturados.

4.O chamado modelo soviético consistiu principalmente:
a)Numa economia planificada e num regime de democracia de democracia representativa
b)Num regime política dominado por um único partido e oficial com uma vasta burocracia
c)Num regime político dominado por um único partido mas com democracia direta.
d)Numa economia com mecanismo de mercado e com domínio d um único partido
e)Num regime democrático e com pluripartidarismo

5.Perestroika é uma palavra que significa :
a) restruturação b) transparência
c) economia de mercado d) partido único
e) burocracia

6.Associe corretamente;
( 1 ) Separou-se da república. Tcheca. ( )Albânia
( 2 ) Era parte antiga Inguslávia. ( ) Cuba
( 3 ) Uma das três nações bálticas que pertenciam a ex-urss ( ) Eslováquia
( 4 ) A verdadeira herdeira da URSS ( ) Rússia
( 5 ) O país mais atrasado da Europa ( ) Letônia
( 6 ) Único país do continente americano que experimentou o ( ) Eslovênia
Socialismo Real.

7.O tipo de política assistencialista e trabalhista que existe na Alemanha, na Suécia, na Inglaterra, na Dinamarca e em outros países do Primeiro Mundo:
a) Nazifacismo b) Social democracia
c) Estado trabalhista d) Sindicalismo autêntico
e) Regimes autoritários

8.O capitalismo atual, em que há forte presença do Estado na economia e a monopolização (ou oligopolização) de inúmeros setores econômicos, chama-se:
a) Comercial b) liberal c) Monopolista d) Socialista.

9.A regionalização da superfície terrestre, como também a de um espaço nacional normalmente depende:
a)Das condições naturais de área. d) Do ponto de vista político-administrativo
b)Do processo histórico e) das cadeias de montanha e das bacias
c)Das variações climáticas. Hidrográficas

10.Qual diferença entre a chamada ordem bipolar e a ordem Multipolar?
11.Por que os países subdesenvolvidos levam desvantagens em suas relações comerciais?
12. O que são empresas multinacionais? Por que alguns autores falam em empresas transnacionais?
13. O que significa Globalização ou mundialização?
14. O conceito de grande potência mundial mudou substancialmente nas últimas décadas.
Explique como ele era entendido até por volta dos anos 70 e com ele é visto nos dias de
Hoje.
1.Considerando os três polos que estão comandando a globalização de economia explique a conseqüência para os interesse nacionais.
2.Com essa nova ordem multipolar refletiu na atuação da ONU e no Grupo dos setes países mais ricos
3.Defina os termos econômicos abaixo:
a)SUPERÁTIV b) DÉFICIT c) BALANÇO DE PAGAMENTOS
d) BALANÇA COMERCIAL e) DIVISAS f) MERCADORIA


COMPLETE:

1.Ao total de habitantes de um país ou de uma região damos o nome de população______________, que indica se esse país ou região é muito ou pouco populoso.
Ao passo que ao número de habitantes por quilômetros quadrados dá-se o nome de população______________ que indica o grau de povoamento desse país ou dessa região.

RESPONDA:
2.O que significa crescimento vegetativo ou natural?

COMPLETE:
3.Dos três conjuntos sócio-econômicos do mundo atual, o que possui as maiores taxas ou índices de natalidade e de mortalidade é o dos países _____________________.

ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
04. É incorreto afirmar:
a. ( ) A idade precoce dos casamentos no terceiro Mundo é um dos fatores que explicam suas elevadas taxas de natalidade.
b. ( )O custo de formação do indivíduo é um conceito importante para explicar as taxas de mortalidade dos países subdesenvolvidos.
c. ( ) O regime alimentar deficiente é um dos elementos explicativos das altas taxas de mortalidade dos países subdesenvolvidos.
d. ( ) Tanto os índices de natalidade como os de mortalidade estão declinando Terceiro Mundo.
e. ( ) A urbanização de uma população acarreta uma diminuição nas taxas de natalidade.

Nas questões de 5 a 10, assinale a alternativa correta:

07.(FCMSC) Grande extensão territorial e fonte contigente população são características comuns do seguinte grupo de países:
a. ( ) Rússia, Canadá, Estados Unidos b. ( ) Rússia, Estados Unidos, China
c. ( ) Canadá, Austrália, Brasil. d. ( ) Canadá, China, Brasil
e. ( ) Brasil, Austrália, China.

08.(PUC-RJ) São secretas as matanças da misérias na América Latina: em cada ano explodem, silenciosamente, sem qualquer estrépito, três bombas de Hiroxima sobre estes povos, que têm o costume de sofrer com os dentes cerrados.
GALEANO, Eduardo. AS veias abertas do América Latina Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1997

Qual a alternativa que melhor explica o trecho acima?
a)As taxas de mortalidade, principalmente infantil, continuam elevadas na América Latina, e permanecem baixas a esperança de vida
b)As condições de vida nos países latino-americano são piores do que as da população japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.
c)Os testes atômicos que vêm sendo realizados no Oceano Pacífico trazem conseqüências funestas para a população latino-americana.
d)Os povos latino-americanos que não protestam contra a precariedade das suas condições de vida, o que impede que estas sejam levadas ao conhecimento mundial.
e)O crescimento demográfico vem se acelerando na América Latina, e é responsável pôr condições de vida cada vez mais precárias no continente.

09. Entende-se por crescimento vegetativo ou natural a:
a)entrada de pessoas num país
b)relação entre as taxas de natalidade e mortalidade
c)relação o número de mortos e cada grupo de 1000 habitantes
d)relação entre a saída de habitantes e a mortalidade ionfantil
e)Saída de pessoas de um país.

Distinga o que é correto do que não é correto afirmar:

11.Coloque C nas alternativas e E nas erradas:
a. ( ) O crescimento médio da população mundial nos dias atuais é de aproximadamente 1,7% ao ano
b. ( ) Os países de elevados crescimento demográfico são os que crescem mais de 5%ao ano.
c. ( ) Um crescimento demográfico superior a 2,5% ao ano já pode ser considerado como elevado.
d.( ) Não existe nenhum país com crescimento demográfico negativo, ou seja, onde os índices de mortalidade são superiores aos de natalidade.
e. ( ) O Brasil está no grupo de países com elevadas taxas de crescimento demográfico.
f. ( ) Argentina, Chile e Uruguai são exemplos de países do Sul com baixas de crescimento demográficos.

Assinale a alternativa correta:

12. O grande responsável pelo declínio do crescimento demográfico dos países desenvolvidos foi:
a)um rígido controle de natalidade
b)a distribuição gratuita de pílulas e incentivos às famílias para terem menos filhos
c)a melhoria dos padrões de vida da população em geral
d)as multas aplicadas às famílias com mais de três filhos
e)a Primeira Revolução Industrial.


SUPERPOPULAÇÃO RELATIVA E NEOMALTHUSIANISMO

Na questão de 1 a 4, assinale a alternativa correta:

01. O país que se tornou famoso nas décadas de 70 e 80 pôr rigorosa política antinatalista foi:
a) Brasil d) O Paraguai b) a Bolívia e) a França c) a Índia

02. Os defensores de uma política de controle de natalidade, que normalmente argumentam que uma população estacionária é mais favorável ao desenvolvimento econômico, costumam ser denominados:
a)otimistas d) marxistas
b)neomalthusianismo e) racionalistas
c)proprogressistas

03. (UFES) A expressão superpopulação significa, no seu sentido geoeconômico:
a)área cuja população está sujeita ao meio natural
b)área cuja estrutura econômica não permite absorver toda a mão-de-obra
c)área com numerosa população ativa
d)área industrializada
e)área de alta densidade demográfica.
04.(FATEC -SP) A crescente demanda de produtos alimentares exige que o homem conquiste novos espaços e que:
a)transforme as áreas policultura em monoculturas
b)transforme as áreas monoculturas em policulturas.
c)diminua o número de trabalhadores rurais nas áreas agrícolas tradicionais
d)aumente o número de trabalhadores rurais na áreas agrícolas tradicionais
e)aumente a produtividade das áreas agrícolas tradicionais.

Responda às questões de 5 a 7 com base no seguinte texto:

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E SUBDESENVOLVIMENTO

“Esses raciocínios teóricos, que procura definir a responsabilidade fundamental do grande crescimento demográfico no subdesenvolvimento, repousam de fato sobre a idéia de que os países subdesenvolvidos sofrem essencialmente de um fenômeno de subprodução. Ora, numerosos fatos que ao contrário, na maior parte dos casos, trata-se de uma situação de uma situação de superprodução em face ao que se pode vender no mercado interno. Há superprodução em face do poder de compra de mercado interno, e os capitalistas dos países subdesenvolvidos têm uma atitude perfeitamente lógica investindo nos mercados de exportação.
Dessa maneira, o crescimento demográfico não é a causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa do crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado uma tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social. A solução estritamente demográfica, baseada unicamente sobre a limitação dos nascimentos, está fadada ao fracasso. Seu efeito imediato é negligenciável e o aumento fatal da população requer a operação de um grande esforço de desenvolvimento. Uma política de limitação dos nascimentos é contudo necessária a longo prazo o impulso demográfico, mas justamente ele não pode ser empregado de forma eficaz sem consideráveis progresso econômicos e sociais e mudanças políticas radicais”.
Adaptado de: Lacoste, Ives geografia do Subdesenvolvimento, 7 ed. São Paulo, Difel,1985.

05. Quando o autor afirma que em boa parte dos países do terceiro mundo não há uma subprodução mas uma superprodução, ele se refere:
a)a um volume excessivo de bens e serviços à disposição de todos os habitantes, que os usufruem.
b)À superprodução de bens industriais em contraposição de gêneros agrícolas
c)A uma produção em boa parte voltada para o mercado externo ou apenas pra uma minoria da população com elevado poder aquisitivo.
d)À elevada inflação que impede do Terceiro Mundo de comprarem as mercadorias que produzem em excesso.
e)Principalmente aos países da África, mas não aos da América Latina.

06. Qual das alternativas abaixo exemplifica a seguinte frase do autor: OP crescimento demográfico não é a causa principal do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições...?
a)O Crescimento do número de camponeses sem terra, dos desempregados e subempregos nas cidades, etc.
b)A preocupação dos governos em combater a inflação e reduzir o desemprego.
c)O esforço em restringir o número de nascimentos.
d)A superprodução de café e minérios.
e)O fracasso das soluções estritamente demográficas.

07. Coloque C nas alternativas corretas e E nas erradas
a) O autor está propondo para os países subdesenvolvidos a adoção e prioritária de uma severa política antinatalista.( )
b) O crescimento populacional não é, para o autor, uma das principais causas do subdesenvolvimento, embora contribua para aguçar contradições sociais. ( )
c) O autor não é contrário a uma política de limitação a longo prazo dos nascimentos mas não considere isso tão prioritário como as mudanças econômicas, sociais e políticas radicais. ( )
d) O autor propõe combater o subdesenvolvimento com base na ampliação das exportações, o crédito interno.( )
e) Fica implícito no texto que o desenvolvimento econômico e social reduz progressivamente a taxa de natalidade. ( )

Assinale a alternativa correta:

08.(Fuvest-SP) “O crescimento populacional contemporâneo é responsável pela estagnação
economicamente do terceiro Mundo.”

“Os altos investimentos demográficos desviam os escassos recursos de capital do investimento produtivo.”

O planejamento familiar visa alterar as taxas de fertilidade sem precisar modificar as estruturas fundamentais da sociedade.”
Estas afirmações integraram uma doutrina demográfica:
a)terceiro-mundista
b)Neomarxista
c)Neomalthusiana
d) Mulçulmano-xita
e)clerical-progressita

Complete:

09. Os governos e técnicos que recomendam o controle de natalidade são em geral países ______________________, ao passo que os países que deveriam seguir essa recomendação são os _____________________________________-.


Assinale a alternativa correta:

10. Nas conferências internacionais sobre população e desenvolvimento pela ONU, normalmente os representantes dos países desenvolvidos são favoráveis ao controle de natalidade em certas áreas pobres, ao passo que algo outros setores radicalmente contrários a isso. Estes últimos são principalmente:
a)a Igreja católica e os muçulmanos
b)os países latino-americanos e os asiáticos
c)os budistas e os taoístas
d)os neomalthusianos
e)os marxistas-leninistas.

Responda

11. Quais são os principais fatores que levam os países ricos a se preocupar com o crescimento demográfico dos países do Sul?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


ESTRUTURA ETÁRIA E SEXUAL

Complete:
01. A estrutura etária de uma população é normalmente considerada a partir de três faixas etárias, que são:
a)os________________ (de o até___________ anos)
b)os________________ (de ________ até ________ anos)
c)os _______________ (de ________ anos em diante).

Responda à questão com base nas figuras
02. (Fuvest-SP)
Estas figuras representam, de forma muita simples, duas pirâmides de idade:







Mestre resumidamente, os principais aspectos de cada uma e a que tipo de países poderiam corresponder.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinale a alternativa correta:



Responda:

08.(Unicamp-SP) “(...) quando as mulheres vão conquistando lugares de trabalho em determinada atividade, esta vai se tornando ‘feminina’, com a conseqüência dos homens. Exemplo notório é o ensino primário e outras atividades como a biblioteconomia, serviço social.
É como se os homens não pudessem suportar a competição, desertando o campo tão logo um grupo de mulheres nele firma o pé. Na verdade esta incapacidade de competir deve-se aos baixos salários pagos à mão-de-obra feminina”.

Adaptado de: Camargo, C.P.F. de et alii. São Paulo 1975- Crescimento e pobreza.

a) como se explicam os baixos salários pagos pelo trabalho feminino?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Marque X:

a.( ) se somente II, IV e V são verdadeiras.
b.( ) se somente I, III e V são verdadeiras.
c.( ) se somente II, III e IV são verdadeiras.
d.( ) se somente III e V são verdadeiras.
e.( ) se todas afirmativas são verdadeiras.

Nas questões de 4 a 6, assinale a alternativa correta:

04.(UFSC) Em um gráfico de pirâmide etária é possível analisar aspectos referentes à população.
Um dos aspectos é:
a.( ) a densidade demográfica.
b.( ) o encargo econômico.
c.( ) o setor primário da economia.
d.( ) a renda per capita
e.( ) os vazios demográficos

05.(UFRS) A estrutura etária da população de um país reflete, de imediato, aspectos da sua situação sócio-economica. Podemos que um país classificado como de população jovem apresenta;
a.( ) baixo índice de mortalidade geral e predomínio da agricultura comercial.
b.( ) alto desenvolvimento econômico e mão-de-obra abundante.
c.( ) população homogênea e bem distribuída por idades, mas com baixa renda per capita
d.( ) vida média da população muito baixa e renda per capita elevada.
e.( ) elevada taxa de crescimento vegetativo, com prejuízo de desenvolvimento econômico.

06.(Cesgranrio-RJ) Ao comprar a estrutura etária dos países subdesenvolvidos com a dos desenvolvidos, ressaltam diferenças sensíveis. Uma das mais evidentes é a importância da população idosa no conjunto da população produtiva. Entre as conseqüências econômicas provocadas pelo envelhecimento da população, podemos citar:
I-O aumento porcentual da população ativa, na qual são incluídas as pessoas de mais de 60 anos.
II-O aumento porcentual de emprego de mão-de-obra feminina no conjunto da população ativa.
III-A diminuição gravidativa do porcentual de pessoas que se encontram em idade ativa.
IV-A diminuição da mobilidade espacial e social da população.
V-O aumento das taxas de natalidade devido à maior utilização da população como força de trabalho.

Marque X:

a.( ) se somente I e V são verdadeiras.
b.( ) se somente III e V são verdadeiras.
c.( ) se somente I, II e IV são verdadeiras.
d.( ) se somente II, III e IV são verdadeiras.
e.( ) se somente II, III e V são verdadeiras.


Assinale a alternativa correta:

10. Em termos de faixas etárias de sua população, o Brasil de hoje seria mais bem definido:
a.( ) como um país jovem
b.( ) como um país adulto
c.( ) como um país em transição de jovem para o adulto
d.( ) como um país bastante envelhecido
e.( ) Como um país sem nenhuma tendência definida.


A POPULAÇÃO E AS ATIVIDADES ECNÔMICAS

Nas questões de 1 a 4, assinale a alternativa correta:

01.(FUVEST-SP) O título mais adequado para este gráfico é:
a.( ) formação profissional da população brasileira
b.( ) Estrutura da população brasileira segundo as atividades
econômicas
c.( ) Qualidade da força de trabalho no Brasil. FIGURAS
d.( ) Peso dos encargos econômicos no Brasil
e.( ) Atuação da força de trabalho no desen-
volvimento econômico.

02.(FUVESST-SP) O gráfico acima permite afirmar que no Brasil:
a.( ) o volume da população infantil é muito reduzido.
b.( ) a maior parte da população9 está contida na faixa de população ativa.
c.( ) o percentual das atividades secundárias e terciárias é semelhante.
d.( ) a população com atividades é grande
e.( ) há um equilíbrio entre os percentuais de população ativa e não-ativa.

04.(UFRS) Os países A e D mencionados na tabela representa extremos opostos na distribuição setorial da população ativa e, por conseguinte, na sua conjuntura sócio-econômica. Por analogia, eles poderiam ser representados, respectivamente, por:
a. ( ) Japão e França d. ( ) Grã-Bretanha e Argélia
b. ( ) Haiti e Rússia. e. ( ) Índia e Argentina
c. ( ) Estados Unidos e Canadá

Complete:

1.Chamamos de ______________________ o processo que ocorre quando existe um maior crescimento da população urbana em proporção à rural. Se a população rural crescer de mas não uma ____________________________________________.

Nas questões de 2 a 7 Assinale alternativa correta:

02.(UFGO) A zona de transição que se estabelece entre o espaço urbanizado e o campo. E onde coexiste atividades urbanas e rurais, denomina-se:
a.( ) região metropolitana
b.( ) distrito industrial
c.( ) distrito urbano
d.( ) área suburbana
e.( ) cinturão hortigranjeiro.


04.(UFES) Identifique as afirmativas que caracterizam a população urbana:
I – População na sua maioria trabalhando em atividades secundárias e terciárias.
II – População possuindo um estilo de vida marcado por intensas relações e receptiva às inovações.
III – População com estilo de vida mais conservador, muitas vezes resistindo às inovações.
IV – População na sua maioria trabalhando em atividades primárias.

São verdadeiras os itens:
a.( ) I, III e IV c.( ) I e II e.( ) II e IV.
b.( ) II, III e IV. d.( ) III e IV.

05.(FCMSC-SP) O termo “megalópole” faz parte do vocabulário geográfico norte-americano e designa:
a.( ) a região que se estende de Boston a Washington e que caracterizam o maior conjunto urbanizado dos Estados Unidos.
b.( ) a organização espacial e econômica das indústrias norte-americanas que, estrategicamente, formam complexos industriais em vários pontos do território norte-americano.
c.( ) a grande concentração agro-industrial no Meio-Oeste americano, conhecido como o de maior rendimento agrícola do mundo.
d.( ) a área de predomínio de atividades extrativas no Oeste americano, responsável pelo abastecimento da possante indústria americana.
e.( ) as áreas de grandes concentrações de população negra e centro-americanos no Sul e Oeste dos Estados Unidos e que não conseguiram ainda se integrar no seio da sociedade norte-americana.

06.(MACK-SP) O êxodo rural é um fato inexorável, que ocorre pela libertação da mão-de-obra, em virtude da modernização da agricultura, ou em conseqüência de pressão demográfica e do caso determinará:
a.( ) uma urbanização anômala em ritmo acelerado.
b.( ) um aumento populacional igual nas atividades setoriais secundárias e terciárias.
c.( ) uma urbanização integrada em ritmo lento.
d.( ) uma incremento dos setores primário e terciário.
e.( ) todas as alternativas são verdadeiras.

07.(Cesgranrio-RJ) Há “mais de um milhão de pessoas espremidas em 350 favelas no Rio” (Veja 25/8/1979). O governo federal aprovou em julho de 1979 o Programa de Erradicação das Favelas – Promorar, sendo que o Projeto-Rio, que pretende a urbanização das favelas da área da Maré, na orla da baía de Guanabara, é parte integrante dele. A busca de soluções para o problema das favelas não é nova e, no entanto, os fracassos das experiências neste sentido têm sido freqüentes. Selecione as afirmativas que encerrem fatores que contribuem para o insucesso das iniciativas no quadro urbano nacional:

I – Os recursos destinados a estes planos, em geral, são irrisórios, o que provoca a paralisação da maior parte das obras de infra-estrutura urbana (luz, água, esgoto, calçamento) iniciadas na favela.
II – A remoção da população favelada para conjuntos habitacionais distantes causa uma queda na renda familiar média, pelo afastamento dos bairros ricos e outros locais de trabalho.
III – A resistência da população das favelas a quaisquer tentativas de melhorias das condições da habitação impede a implantação de um equipamento urbano adequado e eficaz.
IV – O alto custo das obras de urbanização das favelas à valorização do solo e provoca a expulsão dos favelados a médio e longo prazos, e a reprodução de novas favelas em outros locais, ou engrossamento das existentes.
V – A crise habitacional em cidades como o Rio, em que o setor de construção de casas populares não acompanha o crescimento da população de baixa renda, leva ao crescimento das favelas.

Marque X:
a.( ) se somente as afirmativas I e II são corretas.
b.( ) se somente as afirmativas III e V são corretas.
c.( ) se somente as afirmativas I, II e V são corretas.
d.( ) se somente as afirmativas II, IV e V são corretas.
e.( ) se somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

12.É incorreto afirmar:
a.( ) Conurbação é o nome da junção ou interligação física de duas ou mais cidades vizinhas.
b.( ) Rede urbana é o sistema de cidades de um país, com as relações entre cidades e campo e entre diferentes tipos de cidades (pequenas, médias e grandes).
c.( ) Os elevados edifícios constituem o principal aspecto do crescimento vertical das cidades.
d.( ) Para haver uma magalópole de fato é necessário que as cidades que a constituem sejam conurbadas.
e.( ) Foi somente a partir da Revolução Industrial que a cidade deixou de ser subordinada ao campo, ao meio rural.

FÓRMULAS:
1. Taxa da Natalidade (TN)




2. Taxa de Mortalidade (TM)




3. Crescimento Vegetativo (CV)



4. Crescimento Demográfico (CT).




5. Total da População (TP)







1.Em determinada cidade, em 1987 nasceram 1.000 crianças e morreram 510 pessoas, qual o crescimento Vegetativo desta cidade cuja população era de 30.000 hab.?

RESOLUÇÃO








2.O Brasil. em 1976 apresentou um crescimento Vegetativo de 28 pôr mil. Neste ano chegaram 235.000 imigrantes e saíram 35.000 pessoas. Sabendo-se que nesta época a população total do Brasil é de 100.000.000, qual:
a)o crescimento demográfico da população no final de 1976?
b)O total da população no final de 1976?

RESOLUÇÃO








1.O país P possui123 milhões de habitações, 372, mil Km2 de área territorial, taxa de natalidade de 13% mortalidade geral de 6% e renda per capita anual de 23.000 dólares. Pergunta-se:
a)Qual a densidade demográfica desse país?
b)Qual a taxa de crescimento Vegetativo anual?
c)Trata-se de um país populoso e densamente povoado?
d)O país P é superpovoado? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.Por que é importante para os detentores do poder conhecer bem os vários aspectos demográficos? Assinale a resposta correta:
( ) Porque lhes permite traçar planos e estratégias governamentais e lhes fornece informações para a população ou parte dela de acordo com eventuais interesses particulares ou de grupos.
( ) Para atender integralmente e da melhor forma possível os interesses e os anseios da população.

3.O país B possui 150 milhões de habitantes, 8.500 km2 de área territorial, taxas de natalidade e mortalidade, respectivamente, de 29% e 8% e renda per capita anual de 2.600 dólares. Pergunta-se
a)Qual é a densidade demográfica do país B?
b)Trata-se de um país populoso e densamente povoado?
c)Qual a taxa de crescimento vegetativo do país ?
d)O país B pode ser considerado superpovoado? Por quê?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.Pelas características apresentadas, quais são os países P e B respectivamente?
a)Japão e Brasil
b)Brasil e Japão
c)Japão e Indonésia
d)EUA e índia

5.É correto afirmar que todo país densamente povoado é populoso? Assinale a resposta cuja explicação e exemplificação estejam corretas:
a) ( ) Sim. Um país densamente povoado tem de ser necessariamente populoso. Por exemplo: Japão, China e Índia
b) ( ) Não. Um país pode ser densamente povoado sem ser populoso. Depende de sua extensão territorial. Por exemplo: Holanda, Bélgica e Cingapura são densamente povoados, mas não são populosos.


AGLOMARAÇÕES URBANAS

a)CONURBÇÀO – É o encontro ou superposição de duas ou mais cidades próximas em razão de seu crescimento. Pode ocorrer entre cidades do mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes.
Exemplos: Juazeiro e Petrolina
Região do ACCD paulista
Nova Iorque
Grande São Paulo
b)METRÓPOLE – Corresponde à cidade principal ou cidade-mãe, a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos.
DO PAÍS (NACIONAL) – Nova Iorque, Tóquio Sidnei, São Paulo, Rio de Janeiro
DE UMA REGIÃO (REGIONAL) – Lion, Vaneaure, Seattle, Belém e Fortaleza.
c)REGIÃO METROPOLITANA – Conjunto de municípios contíguos e integrados sócio-econômicamente a uma principal (metrópole) com serviços públicos de infra estrutura comuns.
d)MEGALÓPOLE – É o encontro ou conurbação de várias metrópoles ou várias regiões metropolitanas formando uma gigantesca área urbanizada.

A SITUAÇÃO ATUAL

Considerando-se os vários agrupamentos de países, a situação urbana anual pode ser assim simplificada:
Países capitalistas desenvolvidos: São os mais urbanizados do mundo, sendo que alguns deles já atingiram praticamente o limite máximo de urbanização. Alguns exemplos: EUA (74%), ex-Alemanha Ocidental e Holanda (86%), Inglaterra (92%) e Bélgica (97%).

Países subdesenvolvidos Industrializados: Apresentam índices de urbanização relativamente elevados, embora em condições geralmente muitos precárias. Por exeplos: Coréia do Sul (65%), México (70%), Brasil (73%) e Argentina (84,5%).

Países subdesenvolvidos não-industrializados: São os menos urbanizados, embora os índices selam bastante variados.
Por exemplo: Ruanda (6%), Tailândia (20%) e Peru (67,5%).

Países socialistas : Em virtude de suas características sócio-econômicos (planificações estatal, etc.), são relativamente pouco urbanizados. O mais urbanizados era a ex-Alemanha Oriental, como 76,5%, Outros exemplos: URSS (66%) e Polônia (61%).

Dentre os socialistas pobres, destacam-se Cuba (72%) e Coréia do Norte (64%).

07. Coloque V nas afirmações corretas e F nas falsas:
a.( ) Os países de pequena extensão territorial são sempre densamente povoados.
b.( ) Os países se pequena extensão territorial são sempre de pequena população absoluta.
c.( ) Os países de grandes extensão territorial são sempre populosos.
d.( ) Os países de grande extensão territorial são sempre fracamente povoados.
e.( ) Países populosos com pequena extensão territorial são sempre povoados.
f.( ) Japão e Bangladesh são populosos e densamente povoados.
g.( ) Brasil, URSS e Canadá são populosos mas fracamente povoados.

09.(UF-PR) Assinale:
a)se somente a proposição I é verdadeira.
b)se somente a proposição II é verdadeira.
c)se são verdadeiras as proposições I e II.
d)se são verdadeiras as proposições I e III.
e)Se são verdadeiras as proposições I, II e III.

Uma área é superpovoada quando a população ultrapassa um limite, a partir do qual começa a baixa sigficamente o nível médio de vida.
A Índia, com 186 hab/km2, é considerada superpovoada, enquanto os Países Baixos, com 396 hab./km, não merecem tal classificação.

Assumindo o conceito, ilustrado com o exemplo citado, afirma-se que:
I.a densidade demográfica e a superpopulação (áreas superpovoadas) não têm uma relação necessária e direta.
II.A área superpovoada têm sentido relativo, uma vez que a capacidade, técnica do homem para produzir recursos para sua substâncias é bastantes elásticas e não se relaciona unicamente ao seu território.
III.Os Países Baixos possuem alta capacidade técnica para reproduzir recursos para sua subsistência.

13.O período compreendido entre o século XIX e a primeira metade do século XX foi sem dúvida o de mais intenso movimento migratório de todos os tempos. Cercas de 100 milhões de pessoas deixaram seus países de origem e migraram para outros países Com base no texto, assinale na relação de países e continentes abaixo a letra E para os emigratórios e I para os imigratórios.

( ) Oceania ( ) países árabes
( ) América ( ) Itália
( ) Europa ( ) EUA
( ) Ásia ( ) Austrália
( ) Alemanha ( ) Japão
( ) Argentina ( ) China
( ) Brasil ( ) Canadá
( ) Portugal ( ) Espanha

14.As principais correntes migratórias da atualidades estão se dirigindo:
a)da Europa para os EUA e o Japão.
b)Dos EUA e do Japão para a Europa.
c)Dos EUA e da Europa p[ara o Japão.
d)Dos países desenvolvidos para os subdesenvolvidos.
e)Dos países subdesenvolvidos para os desenvolvidos.

15.Leia as afirmações seguintes:
I – A população duplica a cada 25 anos e cresce segundo uma progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos só pode aumentar segundo uma progressão aritmética.
II - O excessivo crescimento populacional do Terceiro Mundo é o principal obstáculo do desenvolvimento econômico. A solução está portanto no controle da natalidade.
III – O crescimento populacional não é o responsável pelo estado de pobreza e subdesenvolvimento, não Verdade, é o desenvolvimento que provoca o crescimento populacional excessivo, portanto, está na adoção de reformas sociais e econômicas elevar o padrão de vida para solucionar o excessivo crescimento populacional.

Os itens I, II e II referem-se respectivamente, às seguintes teorias demográficas:

a)natalista, antinatalista e reformista.
b)Natalista, do Terceiro mundo e marxista.
c)Malthusiana, reformista e neomathusiana.
d)Malthusiana, neomathusiana e reformista.
e)Antinatalista, natalista e reformista.

16.(F.C CHAGAS-SP) Esta questão deverá ser respondida com base nos textos seguintes:
I – “O excessivo crescimento populacional constitui a causa fundamental da pobreza e poderá, inclusive, comprometer o futuro da humanidade se não forem tomadas medidas para sua contenção. Daí a necessidade de se generalizar o emprego dos diversos meios de controle da natalidade, principalmente nos países menos desenvolvidos, onde o crescimento populacional é elevado.

I – “A explosão demográfica não é causa principal, mas antes seria a conseqüência do atraso econômico e social. Daí a necessidade reformas econômicas e sociais para libertar forças produtivas inaproveitadas e melhorar a distribuição dos alimentos e dos recursos em geral.” Entre as alternativas abaixo, que os dois textos:

a)tratam do mesmo tema (controle de natalidade), embora o primeiro seja mais abrangente que o segundo.
b)Tratam do mesmo tema ( explosão demográficas), embora refletindo posições diferentes.
c)São igualmente pessimistas com relação ao futuro da humanidade.
d)Contradizem-se, embora apresentem soluções idênticas.
e)Complementam-se, já que o segundo oferece soluções para os problemas contidos no primeiro.

17.(F. MEDICINA-Pouso Alegre-MG) “A explosão demográfica é mais conseqüência do que causa do subdesenvolvimento. Ademais, enormes recursos do planeta são mal utilizados ou desperdiçados, além de serem mal distribuídos. Diante disso, não é justo promover o controle de natalidade sem que antes sejam efetuadas reformas econômicas e sociais, tendo em vista a liberação de forças produtivas ociosas ou inaproveitadas”. O texto acima resume a argumentação

a)dos malthusianos
b)dos neomathusianos
c)dos pessimistas
d)dos reformistas
e)da igreja Católica.

19. As pirâmides etárias são gráficos que indicam:
a)natalidade, mortalidade e densidade demográfica.
b)A população absoluta e a população ativa
c)A população absoluta, as faixas etárias, a expectativa de vida e as atividades econômicas.
d)O volume, a composição etária e a composição por sexos da população.
e)N.D.A.

21.Apesar de a estrutura etária da maior parte dos países apresentar uma situação de quase equilíbrio entre os sexos, alguns países como URSS e Alemanha apresentar uma proporção bem mais elevada de mulheres idosas em relação a homens idosos, devido principalmente a:
a)maior natalidade feminina
b)elevada emigração masculina
c)elevada emigração feminina
d)maior mortalidade masculina nas duas grandes guerras mundiais
e)melhores condições de trabalho.

22.Nos países subdesenvolvidos costumam predominar:
a)adultos, homens e população ativa primária
b)adultos primários e população primária.
c)Jovens, homens e população ativa terciária.
d)Jovens, mulheres e população ativa secundária
e)Jovens, mulheres e população ativa primária.

23.A pirâmide etária do Brasil apresenta:

( ) base estreita e ápice largo
( ) base larga e ápice estreito
( ) equilíbrio entre a base. O corpo e o ápice.

24.Associe as colunas:
I.Setor primário ( ) Médico
II.Setor secundário ( )Pecuarista
III.Setor terciário ( ) Professor
( ) Metalúrgico
( ) Agricultor
( ) Funcionário Público
( ) Químico
( ) Vendedor
( ) Agrônomo
( ) Dentista

25.(CESGRANRIO,1a Parte) NO mundo subdesenvolvido, a expansão das grandes cidades é condicionada por alguns aspectos que tornam o crescimento urbano um ótimo negócio para os setores econômicos envolvidos, mas, muitas vezes, um “péssimo negócio”para a maioria da população residente:

A esse respeito afirma-se que:

I.O crescimento da periferia das grandes cidades é, em grande parte, fruto da expansão de loteamento por áreas cada vez mais distantes dos locais de trabalho.
II.O crescimento vertical, ao mesmo tempo constitui uma solução para a falta de espaço nas áreas mais densamente ocupadas, contribui ainda mais para a diferençam do valor da terra urbana.
III.A ação do Estado, ao empreender um série de obras públicas, neutraliza a ação dos grupos econômicos e permite um igual acesso de toda população à moradia.

Assinale:

a)se as afirmativas I, II e III estão certas
b)se apenas as afirmativas I e II estão certas
c)se apenas as afirmativas II e III estão certas
d)se apenas a afirmativa I está certa
e)se apenas a afirmativa II está certa.

26. Associe as colunas:
(1)Conjunto de municípios contíguos sócio-economicamente ( ) Megalópole
a uma cidade central.
(2)Crescimento da população urbana superior ao lado da ( ) Conurbação
população rural .
(3)Encontro de duas ou mais cidades próximas devido ao ( ) Urbanização
crescimento.
(4)Vasta região urbanizada, resultante do encontro ( ) Região metropolitana
(conurbação) de duas metrópoles.
(5) Principal cidade do país, a mais bem equipada. ( ) Metrópole nacional
(6) Principal e mais bem equipada cidade de uma região. ( ) Metrópole regional

27.(PUC-PR) A atividade básica de uma cidade, da qual vive a maior parte dos seus habitantes, chama-se função de cidade, Pittsburg, Heidelberg, Lhassa, Istambul e Rabat apresentam, respectivamente, as seguintes funções:
a)industrial, cultural, religiosa , portuária e administrativa.
b)comercial, industrial, turísticas, comercial e portuária.
c)portuária, universitária, religiosa, turística e militar.
d)cultural, comercial, religiosa, comercial e religiosa.
e)industrial, religiosa, turística, militar e administrativa.

28.(Santa Casa) O termo “Megalópole” faz parte do vocabulário geográfico norte-americano e designa.
a)a região se estende de Boston a Washington e que caracteriza o maior conjunto urbanizados dos Estados Unidos.
b)A organização espacial e econômica das indústrias norte-americanas que, estrategicamente, formam complexos industriais em vários pontos do território norte-americano.
c)A grande concentração agro-industrial no Meio-Oeste americano, conhecido como o de maior rendimento agrícola do mundo.
d)A área de predomínio de atividades extrativistas no Oeste americano, responsável pelo abastecimento da possante indústria americana.
e)As áreas de grandes concentrações da população negra e centro-americanas do Sul e Oeste dos Estados Unidos e que não conseguiram ainda se integrar no seio da sociedade norte-americano.

29.(MACK) o êxodo rural é um fato inexorável que ocorre pela liberação da mão-de-obra, em virtude da modernização da agricultura, ou em conseqüência da pressão demográfica e do empobrecimento das populações rurais, devido às formas antiquadas na produção. No último caso determinará:
a)uma urbanização anônala em ritmo acelerado.
b)Um aumento populacional igual nas atividades setoriais e terciárias.
c)Uma urbanização integrada em ritmo lento.
d)Um crescimento dos setores primários e terciários.
e)Todas as alternativas são verdadeiras.

30.(UFES) Identifique as alternativas que caracterizam a população urbana:
I. População na sua maioria trabalhando em atividades secundárias e terciárias.
II. População possuindo um estilo de vida marcado por intensas relações sociais e receptiva às inovações.
III. População com estilo de vida mais conservador, muitas vezes resistindo às inovações.
São verdadeiras os itens:

a)I, II e IV
b)II, III e IV
c)I e II
d)III e IV
e)II e IV.

01.(PUC-SP) Dispondo de uma extraordinário potencial de recursos naturais, de energia hidrelétrica e mão-de-obra abundante e barata, além de um relativo mercado interno, o Brasil tem se revelando também pouco exigente em relação às questões ambientais. Desse modo, e graças a uma política ampla que não tem feito restrições ao capital transnacional,
o país reúne um conjunto de atrativos eu o qualificam, no mundo periférico de economia capitalista, como um espaço aberto a colher indústrias de extração e de transformação, especialmente aquelas que, nos países altamente industrializados, vêm se tornando antieconômicas, ou antisociais, ou ainda pouco rentáveis. Pode-se inferir do texto que:
a)a implantação de industrias de extração de minérios significa uma alternativa econômicas para populações locais em termos de fixação de mão-de-obra e melhores salários;
b)no Brasil, os limites do antieconômico e do anti-social, para a iniciativa externa, estão ainda longe de ser atingidos, o que tem facilitado a penetração dos interesses das empresas multinacionais em sua economia.
c)a garantia às empresas multinacionais de melhores condições econômicas e políticas para seus empreendimentos visa às necessidades mais prementes da população.
d)o Brasil, em relação aos países industrializados, apresenta vantagens naturais favoráveis à concentração de indústrias de extração nas áreas mais populosas.
e)o governo procura, através da maior valorização dos recursos minerais renováveis, contribuir para o bem-estar social e econômico da nação.

03.(PUC-RS) Assinale a alternativa correta com base nas afirmações a seguir, referentes à divida externa brasileira:
I-Um dos fatores da dívida externa brasileira é o alto custo das importações de bens de capital aliado à instabilidade de preços do produtos agrícolas exportados.
II-As importações da equipamentos vinculados a empréstimos obtidos no exterior contribuem para a dívida externa do Brasil.
III-As exportações de produtos agrícolas e de minérios não têm nenhuma relação com a dívida externa brasileira.
IV-A exportação de produtos industrializados contribui pra o aumento da dívida externa do Brasil.
a.( ) são verdadeiras somente as afirmativas I e II.
b.( ) são verdadeiras somente as afirmativas I e IV.
c.( ) são verdadeiras somente as afirmativas I, II e III
d.( ) são verdadeiras somente as afirmativas II, III e IVC.
e.( ) todas as afirmativas são verdadeiras.

03.(FCC) Derruba mata, queimada e plantio. Enxurradas violentas, lavagem das terras; Solos empobrecimentos, produção insuficiente;
Fome e miséria
Abandono das terras, em busca de novas.’’’’
A seqüência descrita avima, de preferência, à agricultura:
a) comercial dos países tropicais
b)comercial dos países temperados
c) de platation dos países andinos
d) de subsistência dos países andinos
f)de subsistência dos países tropicais.

04.(FCC) “Alguns possuem muita terra e outros, nada ou quase nada. Uns cultivam produtos propriedade (latifúndios) e outros sequer conseguem obter terra o mínimo para a subsistência.”
O texto pode ser melhor aplicado à:
a)América Latina, onde o latifúndio contrasta com o minifúndio
b)América Anglo-Saxônica, onde o latifúndios contrasta com o minifúndio
c)América Latina, onde as medidas e pequenas propriedades produzem para expor
d)América Anglo-Saxônica, onde as grandes propriedades produzem para exportar
e)América Espanhola, onde as pequenas propriedades produzem para exportar.

6.“No Brasil, dois mundos antagônicos se misturam no campo. De um lado as lavouras nobre (1), comparáveis às européias e norte americanas em modernização e em padrões de cultivo. De outro, as lavouras economicamente desclassificadas (II) exauridas pelo obsoletismo das práticas semicolonias.”
No texto, são exemplos das lavouras I e II, respectivamente:
a)cacau e laranja – mandioca e trigo
b)soja e cana-de-açúcar – mandioca e feijão
c)milho e algodão – arroz efeijão
d)banana e cacau – trigo e milho
e)café e feijão – milho e soja.

06.(CATANDUVA-SP) A agricultura de Plantation”, também chamada agricultura colonial, foi implantada pelos europeus nas suas colônias. Dentre as colunas agrícolas neste sistema, estão:
a)arroz, trigo, milho
b)café, batata, chá
c)banana, cana-de-açúcar, cacau
d)amendoim, algodão, aveia
e)cevada, trigo, batata-inglesa.

07.(SELESSUL) Na Região Sudeste os maiores produtores de cana-de-açúcar são:
a)São Paulo, Paraná e Minas Gerais;
b)São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro
c)Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro
d)Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais
e)São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

08.(SELESSUL) A Região Nordeste pode ser dividida em duas partes:
Nordeste agrícola e o Nordeste pastoril. Aponte uma das características do Nordeste pastoril:
a)localizado no litoral oriental
b)boa pluviosidade
c)vegetação: caatinga
d)rios perenes
e)grande densidade populacional.

09.(VUNESP) Qual das alternativas indica as palavras, pela ordem numérica crescente, que servem p[ara preencher os espaços vazios dos retângulos que se referem à agricultura itinerante:
a)plantio, reflorescimento e enriquecimento do solo.
b)Derrubada da mata, plantio da área
c)Derrubada da mata, emigração e transumância
d)Transumância, circulação de trator e gradeamento do solo
e)Implantação do plantio, circulação do trator e desflorestamento.

10.(VUNESP) A luta Reforma Agrária tem feito muitas vítimas fatais, entre as quais salientamo-se lideres sindicais, religiosos, posseiros em geral e camponeses. No ano de 1986, uma das mortes mais divulgadas pela imprensa foi a do Padre Josimo Tavares, que até o momento não teve seus autores julgados. Qual das alternativas abaixo indica três das principais áreas de tensões e conflitos pela posse da terra:
a)Território de Roraima, Bico do Papagaio e Londrina.
b)Londrina, litoral fluminense e polígono das secas nordestino.
c)Bico do Papagaio, Planalto de Brasília e Londrina.
d)Pontal do Paranapanema, Ilha Solteira e Poços de Caldas.
e)Bico do Pontal, Pontual do Paranapanema e Fazenda Annoni.

11.(VUNESP) Leia e identifique a alternativa que possui maior número de afirmações corretas:
1.Entre os países subdesenvolvidos, há alguns industrializados e outros não industrializados.
2.O Brasil é um dos países subdesenvolvidos industrializados
3.Os principais industrializados que são desenvolvidos localizam-se no Hemisfério Norte.
4.São exemplos de países em que há indústria de transformação em expansão: siderúrgica ( Brasil, México e Índia); automobilística. (Brasil e Coréia do Sul); México, Irã e Argélia) e construção naval ( Coréia do Sul, Formosa e Brasil).
5.Apesar de industrialização, o Brasil convive com a miséria e a fome, que afeta a vida de cerca de 70 milhões de pessoas.

A alternativa com maior número de afirmações corretas é:
a) 1, 2 e 3 b) 1 e 5
c) 1, 2, 3, 4 e 5 d) 1, 3 e 5
e) 3, 4 e 5

12.(PUC-RJ) A estrutura fundiária brasileira carateriza-se por um elevado padrão de concentração da propriedade da terra. Vários são os fatores responsáveis por este padrão, dente eles, a ação das leis regulamento a apropriação do solo. A respeito do efeito das legislação de terras sobres a nossa estrutura fundiária, desde o início do povoamento,
podemos afirmar que:
I.O sistema de concessão de cismarias, que vigorou durante todo o período colonial reforçou a primazia do latifúndio em nossa terras.
II.A Lei de Terras, de 1850, procurava assegurar a oferta do força de trabalho para a produção cafeeira, criando dificuldades de acesso à terra, possível apenas pela compra.
III.O Estatuto da Terra, de 1964, estabeleceu mecanismo para uma restruturação fundiária, mas não foi aplicado no sentido de barrar a tendência à concentração de terras.

ASSINALE:
a)se somente a afirmativa I está correta
b)se somente as afirmativas I e II estão corretas
c)se somente as afirmativas II e III estão corretas
d)se somente as afirmativas I e III estão corretas
e)Se as afirmativas I, II e III estão corretas.

13.(FMU/FIAM-SP) Se, por um lado, a importância das atividades econômicas do Brasil
Sudeste leva à valorização econômica das áreas periféricas do país, pela necessidade do país necessidade de matérias-primas industriais, por outro, conduz ao antrave de atividade competitiva com aqueles desenvolvidas. Assim:
a)pode-se afirmar que a diminuição da população do Estado do Paraná; atestado no censo de 1980, deve-se a expansão da agricultura paulista.
b)A agricultura de cana-de-açúcar no Nordeste recebe estímulos do mercado consumidor do Brasil Sudeste.
c)As atividades industriais do mercado Sudeste tendem, por isso, a distribui-se por todo o país
d)Os planos de valorização regional, Sudam, Sudene e Sudeco, visão assim à realocação dos capitais concentrados no Brasil Sudeste.
e)As cidades são encontradas somente no mercado na periferia do país

14.(FUM/FIAM-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a)Quantos à estrutura agrária brasileira, as categorias que predominam numericamente são os minifúndios e as pequenas propriedades.
b)As categorias de propriedade rurais são explicadas não somente pela extensão, mas também pela capacidade produtiva.
c)Uma propriedade rural de 10 hectares, com altos rendimentos, pode ser classificada de minifúndio.
d)Pequenas ou médias propriedades rurais, com altos rendimentos, são mais comuns nos centros urbanos das maiores cidades.
e)Segundo o INCRA, o latifúndio pode ser classificado em Latifúndio por dimensão e latifúndio por exploração.


16.(UFES/ES) Os movimentos migratórios internos no Brasil quase sempre se processaram movidos, Exceto:
a)pelo deslocamento dos centros econômicos do país
b)pelas áreas de expansão de áreas mais dinâmicas
c)pelos desequilíbrios regionais.
d)Pelas cidades brasileiras equipadas para receber o grande contigente para elas converge.

17.(UFES/ES) Duas características a seguir enumeradas, que se aplicam à atividade industrial no Brasil na últimas décadas, são
I.Hegemonia do capital privativo nacional.
II.Crescente participação do Estado na economia industrial.
III.Acentuada internacionalização da economia.
Assinale a opção correta:
a)I e II d) I e III
b)II e III e) I
c)I, II e III

18.(UFOP/MG) Caracterizam-se como grandes movimentos da população brasileira, exceto:
a)deslocamento de sucessivas levas de nordestinos para a Amazônia, durante a fase da borracha, entre 1870 e 1912.
b)Ocupação das áreas marginais à zona açucareira nordestina no período de expansão do produto, ao final do século XVI.
c)Ocupação do planalto Mineiro, o Mato Grosso e Goiás, provocada pela descoberta de minas, no século XVIII.
d)Povoamento da região Centro-Oeste por populações oriundas das antigas áreas de colonização do Rio Grande do Sul, nos primeiros decênios do século XX.
e)Penetração de agreste e sertão nordestino no século XVII, em função da atividade pastoril.

19.(UEL) Este rio apresenta um dos mais importantes tráficos fluviais do país pelo alto valor da carga transportadas: minério de ferro, de manganês, gado e madeira para exportação; trigo e derivados de petróleo para consumo interno . Seus principais portos são Corumbá e Ladário. Trate-se do rio:
a)Paraná
b)Paraguai
c)Uruguai
d)Tietê
e)Tocantins

20.(UEL) NO brasil, representam área de expulsão e de atração da população, respectivamente, o:
a)norte goiano e a grande Belo Horizonte
b)sul paranaense e o Vale do Jaguaribe
c)oeste paulista e o interior da Amazônia
d)Recôcavo Baiano e o Vale do Itajaí
e)Sertão do Nordeste e o ABC Paulista

23.(UEL) As duas culturas que ocupam maior área no Estado do Paraná (11982) são:
a)café e soja
b)feijão e cana-de-açúcar
c)trigo e arroz
d)soja e milho
e)milho e café

Exercícios
1.A aceleração do crescimento populacional brasileiro a partir da década de 40 é explicada:
a)pelo aumento das taxas de natalidade e pela diminuição das taxas de mortalidade
b)pelo aumento da imigração e da natalidade.
c)Pelo intenso processo de urbanização e pelo aumento da imigração e da mortalidade
d)Pela diminuição rápida e acentuada das taxas de mortalidade e consequnte elevação do crescimento vegetativo.
e) As alternativas a, c e d estão corretas.

02. os países A, B e C ( dados de 2005) são provavelmente:
a)desenvolvidos capitalista
b)desenvolvidos socialista
c)socialistas (A e B) e capitalista (C) FIGURA
d)RFA, EUA e Brasil.
e)Afeganistão, França e EUA.

03. A taxa de natalidade no Brasil p[assou de 44% na década de 50 para 28% na década de 80. Esta significa redução pode ser explicada por diversas causas exceto:
a)a urbanização da população e os casamentos mais tardios
b)as migrações internas da população
c)maior utilização de pílulas anticoncepcionais
d)o intenso processo de imigração brasileira
e)o emprego de diversos métodos anticoncepcionais e a maior participação da mulher no trabalho estralar.

04.(FESP-PE) “O crescimento de um país pode ser explicado, de maneira geral, pelo crescimento natural e pelas correntes imigratórios”.
De acordo com esta afirmação, a que conclusão podemos chegar no que se refere ao crescimento demográfico brasileiro?
I.O elevado crescimento populacional do país deve ser entendido como resultado das altas taxas de natalidade e uma redução nas de mortalidade.
II.Com relação à participação ativa no setor secundário da economia gerou uma que é significativa a partir dos fins do século passado e início do atual.
III.A maior participação dam população ativa no setor secundário da economia gerou uma elevada taxa de crescimento vegetativo no país.
IV.A imigração italiana, depois dos portugueses, constitui o segundo maior fluxo imigratório do país.
V.Em face do reduzido fluxo imigratório para o Brasil nos últimos anos, o crescimento atual da população brasileira resulta, sobretudo, do crescimento vegetativo.

São verdadeiro os itens:
a)I, II e III d) I, III IV e V
b)II, IV e V e) I, II, III, IV e V
c)I, III IV e V

05.(F.C.CHAGAS-SP) No brasil, educação e urbanização têm contribuído nitidamente para o aumento controle da expansão da família. Se essa tendência se mantiver, é de se esperar que, nos próximos anos, a taxa de crescimento populacional:
a)aumente, porque, possivelmente, são prováveis sensíveis aumentos na taxa de natalidade.
b)Aumente, porque, possivelmente, são prováveis sensíveis aumentos na taxa de mortalidade.
c)Reduza-se, porque, possivelmente, são pouco prováveis aumentos na taxa de natalidade.
d)Reduza-se, porque, possivelmente, são prováveis sensíveis aumento na taxa de mortalidade.
e)Mantenha-se, porque, possivelmente, são prováveis sensíveis aumentos na taxa de natalidade.

06.(FATEC-SP) Observe o gráfico.
A evolução populacional desta cidade permiti-nos afirmar que ela corresponde a importante pólo responsável pelo desenvolvimento de uma:
a)metrópole nacional da região Sudeste
b)metrópole regional da região Sul
c)metrópole regional da região Nordeste. FIGURA
d)Metrópole regional da região Norte.
e)Metrópole regional da região Centro-Oeste.

07.(CESGRANRIO) Esta questão apresenta seis proposições numeradas. Tais proposições encerram afirmativas verdadeiras ou falsas. Verifique quais são as proposições verdadeiras e, observando o quadro das alternativas abaixo, assinale a letra correspondente:
a)1, 3, 4 e 5 são verdadeiras
b)2, 4 e 6 são verdadeira
c)1,2,4 e 6 são verdadeiras
d)1, 3 e 5 são verdadeiras
e)2, 3, 5 e 6 são verdadeiras.

Na organização das redes brasileiras, podemos identificar como afirmações verdadeiras:
1.duas cidades são dotadas de funções metropolitanas de atuação
2.todas as metrópoles regionais têm os mesmos tipos de equipamento
3.a rede urbana de São Paulo é a mais bem estruturada, o que é um reflexo do desenvolvimento econômico da região
4.a rede urbana de Belém é muito extensa e isto reflete o grande poder de polarização desta metrópole, apoiada por importantes centros regionais.
5.A desigual organização das redes urbanas é uma conseqüência das disparidades regionais verificadas econômico.
6.Todas as capitais são localizadas centrais, de nível metropolitano.

08. A instituição no Brasil, a partir de 1873, das áreas metropolitanas, como Grande São Paulo ou Grande Rio, decorreu da necessidade:
a) de planejamento integrado, estado e município, de problemas comuns de infra-estrutura e serviços públicos.
b) de solucionar a questão da arrecadação pública e redistribuição, imposto e taxas em geral entre o governo federal, o estado e os municípios.
c) estratégia de concentrar a administração de áreas comuns em um único município, cabendo a uma conselho deliberativo a definição dos trabalhos.
d)surgida da imposição pelas agências dos programas de saneamento básico interminicipal
e)de realizar desapropriação imobiliárias de utilidade pública para a realização das obras de grande porte como o metrô e as avenidas perimentrais, entre outras.

09.(F.M.SANTA CASA-SP) “A urbanização é, sem dúvida, a principal transformação social do nosso tempo. Em 1800, apenas 3% da população mundial vivia nas cidades. De 1950 até a virada do século XXI, a população urbana no mundo terá quadruplicado.”
A maior contribuição para esse aumento será pelos países:
a)capitalista desenvolvidos do hemisfério norte
b)capitalistas subdesenvolvidos
c)socialistas de economia agrícola
d)socialista de economia industrial
e)socialistas da África e da América Latina.

10. O carvão mineral utilizado pela siderurgia (carvão coque) e o carvão de maior poder calorífico são respectivamente:
a)turfa e linho d) turfa e hulha
b)hulha e antracito e) antracito e hulha
c)linhito e hulha.

11.Criciúma, Urussanga, Lauro Muller e Araranguá são:
a)importante áreas petrolíferas do Nordeste brasileiro
b)usinas hidrelétricas da região Sul.
c)Importantes jazidas brasileiras de urânio
d)Áreas carboníferas do Rio Grande do Sul
e)Áreas carboníferas de Santa Catarina

12.(UFRS) A prospecção de petróleo realiza-se em quase todos os países do mundo , sendo que as perfurações são realizadas, preferentemente:
a)nas plataformas continentais cristalinas
b)nos planaltos e depressões basálticas
c)nas planícies de rochas metemorfóricas
d)nos vales e depressões de rochas magmáticas
e)em bacias sedimentares continentais ou marítimas

12. Hidráulica, solar eólica, marés, biomassa (produtos vegetais) são exemplos de fontes de energia:
a)renováveis d) alternativas.
b)não-renováveis e) escassas
c)arcaicas.

14. a maior parte das fontes de energia originam-se:
a)dos vegetais d) do mar
b)dos minerais e) do subsolo
c)do sol

15. Qual das fontes de energia mencionadas a seguir é a mais abundante no Brasil?
a)carvão mineral d) nuclear
b)petróleo e) marés
c)hidráulica

16.As três fontes de energia mais utilizadas no Brasil, pela ordem são:
a)petróleo, carvão mineral e gás
b)petróleo carvão mineral e lenha
c)carvão mineral, petróleo e lenha
d)hidráulica, petróleo e carvão mineral
e)petróleo, hidráulica e lenha.

17.(PUC- Campinas) Sobre as fontes de energia brasileiras, é mais correta a seguinte afirmações:
a)nosso potencial hidroelétrico está prestes a ser totalmente utilizado, o que inclusive justificaria o programa nuclear.
b)em virtude de o Brasil só possuir as bacias sedimentares do Recôncavo e a Litorânea, e nelas o petróleo mostrar-se escasso é correto afirmar que o país não possui nenhuma possibilidade de achar reservas abundante de petróleo.
c)a crise do petróleo não afetou tanto nossa economia, pois a principal fonte de energia, sob todos os aspectos, é a água.
d)a hulha brasileira tem sua produção limitada muito mais por problemas derivados de sua qualidade e de ausência adequada do que a insuficientes reservas
e)n. d. a.

18.(F.M.ABC-SP) O papel das grandes usinas hidroelétricas brasileiras é o de compensar:
a)a impossibilidade de aproveitamento do carvão mineral.
b)As linhas jazidas de petróleo.
c)As linhas reservas florestais.
d)A pobreza relativa de outras fontes energéticas.
e)A total ausência de urânio.

20. Quanto às condições hidrográficas e ao potencial de recursos hídricos do Brasil, são corretas as afirmações abaixo, Exceto:
a)as duas grandes bacias de rios planálticos e com potencial hidroenergético são as bacias do Paraná do São Francisco.
b)A maioria dos rios brasileiros têm regime pluvial
c)O petncial de utilização dos rios nordestinos é dificultado pela semi-aridez, implicando na internamente sazonal do escoamento
d)As bacias do Araguai-Tocantins e do Paraguai são utilizadas como hidrovias e não têm utilização hidroenergética.

20.Faça a associação correta:

( 1 ) Arrendamento ( ) o trabalho entrega ao proprie6tário a metade ou Terça
parte da produção, pelo uso da terra.
( 2 ) Parceria ( ) o indivíduo ocupa e produz sem nada pagar pelo seu
usufruto.
( 3 ) Exploração direta ( ) a terra é explorada pelo próprio dono
( 4 ) Ocupante ( ) o proprietário cede(aluga) a terra a terceiros mediante o
pagamento de um quantia

22.(UECE.97.1) Ao tratar do processo de urbanização é correto afirmar:
a)a urbanização não elimina a pobreza, mas a transformar
b)os países desenvolvidos têm a menor parte de sua população vivendo em cidades.
c)a urbanização da população mundial é um fenômeno antigo
d)Urbanização é um fenômeno específico dos países subdesenvolvidos.

23.(UECE.97.) No exame da PEA (população economicamente ativa) de um pais, é correto afirmar que:
a)O setor primário ocupa um grande percentual da PEA nos países desenvolvidos
b)À medida que um país se industrializa e se urbaniza, eleva-se o percentual da PEA no setor primário.
c)O setor secundário é o mais complexo porque não indica o peso da industria na economia
d)O setor é o mais problemático porque engloba atividades muitos diversas.

Esta terra é desmedida
E devia ser comum
Devia ser repartida
Um taco para cada um,
Mode morá sossegado
Eu já tenho maginado
Que a baxa, o sertão e a serra
devia sê coisa nossa
Quem não trabaia no roça
Que diabo é que com aterre?

(Patativa do Assaré)

8 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas! Amei o site! E as questões também... Porém senti falta de uma coisinha básica: do Gabarito

    ResponderExcluir
  2. Professor, gostei muito das questões! Teria como me passar o gabarito???

    ResponderExcluir
  3. cidadão o gabarito .........

    ResponderExcluir
  4. E eu achando que no final iria ter o gabarito...

    ResponderExcluir
  5. Prezado, qual a possibilidade de passar o Gabarito. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir